24 de junho de 2026

Dulcineia Enferrujada sente a vibe da natureza no novo single “Rainha do Mato”

(Capa do single)

 

O disco de estreia do projeto Dulcineia Enferrujada, dos músicos Gabriel Alyrio e Tiago Tortora, vem mostrando suas asas. Sob produção musical de Guilherme Marques, Inicialmente o duo lançou os singles “Mergulho” e “Deixa Colorir”, e agora, com o pensamento na natureza, lança “Rainha do Mato”.

‘Rainha do Mato’ fala do encontro do indivíduo com a natureza, o bem-estar que esse encontro nos proporciona e a importância desse momento de descansar da cidade e se reconectar. Essa música reflete nosso momento atual, em que saímos da cidade para morarmos mais perto da natureza, sem sinal de internet e telefone e rodeados pela mata.”, comenta Gabriel.

O primeiro álbum do duo está previsto para 2020. O lançamento é do selo Cantores Del Mundo.

 

 

“Rainha do Mato” (Compositores: Tiago Tortora e Gabriel Alyrio)

 

Eu sou a rosa dos ventos, a Rainha do Mato

reino entre a floresta e o mangue, nos coqueiros da praia

Já fui do sul ao nordeste procurando você

faço do som meu trabalho, meu sentido é viver

E a melhor coisa que eu faço é encontrar com você

 

E nos caminhos da vida tantos palcos pisei

andei nos passos que um dia foram traçados para um rei 

Em cada esquina que eu passo tem beleza pra ver 

e tanta gente diversa apressada pra quê?

A Babilônia é capaz de te enlouquecer

 

E o inverno que vem com a despedida do sol

Tira do muro as plantas que encobriam um cordel

E numa cena um sujeito de turbante falou:

Quem não viver com o coração vai ser traído no verão

 

SOBRE A BANDA

Foi a partir do encontro musical e amoroso dos cantautores Gabriel Alyrio e Tiago Tortora que o projeto Dulcineia Enferrujada nasceu em 2012. A projeção da qualidade do som que vai do pop rock, de beats eletrônicos, da psicodelia à referências da música brasileira, é fruto da vivência dos dois ao viverem cinco anos no exterior.

A banda é formada por Gabriel Alyrio (Vocal e Flauta Transversa), Tiago Tortora (Vocal e Guitarra), Rach Araújo (Guitarra), Letícia Salgueiro (Percuteria) e Eduardo Simões (Baixo).

 

Edilson Araújo: verde que te quero verde

Verde que te quiero verde.Verde Viento. Verdes ramas.El barco sobre la mar y el caballo em la montãna. Federico García.

LEIA MAIS

CONTO: Os Bicos de Gás e o Cigarro King Size (Gil Silva Freires)

Maldita família. Malditos papai-mamãe-titia, como diziam os Titãs. Kleber era fã incondicional dos Titãs e a proibição paterna de assistir.

LEIA MAIS

LITERATURA DO RAP, por Luiz Castelões

O rap é o mais importante gênero musical-literário do final do séc. XX.Assim como o post de rede social é.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

CONTO: O Medo de Avião e o Vôo na Contramão (Gil Silva Freires)

Alcindo ganhou uma passagem pra Maceió. Acontece que era uma passagem de avião e Alcindo tinha pavor de avião. O.

LEIA MAIS

Nilson dos Santos: uma dimensão lúdica da vida

1. Há artistas cuja obra não nasce apenas da técnica, nem do aprendizado formal das escolas de belas-artes, nem muitos.

LEIA MAIS

Uma nova oportunidade de conhecer a censura no Brasil

Gilberto Gil e Caetano Veloso em exílio na Europa, entre 1969 e 1972. Foto: Reprodução do site da Folha de.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

CONTO: A Falta de Sorte no Pacto de Morte (Gil Silva Freires)

Romeu amava Julieta. Não se trata da obra imortal de Willian Shakespeare, mas de uma história de amor suburbana, acontecida.

LEIA MAIS