21 de julho de 2026

Zeider, vocalista da Planta & Raiz, reflete sobre pandemia e música

(Divulgação)

Em julho deste ano, abanda Planta & Raiz lançou “Só Agradece” (em parceria com Marina Peralta) e “Natureza Viva”, com direito a clipe. Assim, o grupo de 21 anos de estrada completa sua discografia nas plataformas digitais.

Ambas trazem um teor característico do quinteto: a paz, o amor e a celebração da vida. Porém, também intensificam tal mensagem, ainda mais se tratando do contexto pandêmico no qual foram gravadas.

Nós da Arte Brasileira fomos convidados para participar de uma coletiva de imprensa com o vocalista Zeider. Na ocasião, entre outros jornalistas, eu (Matheus Luzi), tive a oportunidade de gerar algumas reflexões acerca do atual momento em que vivemos. Veja a seguir um resumo do que foi dito.

TRASIÇÃO PARA O DIGITAL

A banda gravou seu primeiro disco em 2001 e viveu claramente a transição dos discos para o digital, passando, claro, pelo caótico momento do auge da pirataria. Como artistas e, no caso de Zeider como compositor, a situação foi bastante difícil.

No entanto, com a chegada de plataformas como o Spotify, Zeider acredita que a coisa melhorou muito, tanto na questão financeira quanto da própria gestão de carreira. Isso porquê, quando as gravadoras dominavam o mercado, o artista não tinha acesso exato ao que rolava com seu público. Hoje, esse quadro reverteu, dando ao músico todas as informações e clareza sobre quem os ouve, além da facilidade de se executar o marketing.

O vocalista ressalta que, apesar dos pontos positivos, os grandes empresários das plataformas deveriam se preocupar mais em equilibrar os valores. Para ele, não é um bom sinal unificar a remuneração por plays, mas sim por cada mérito artístico.

Como encerramento do assunto, Zeider mencionou que, mesmo assim, está gostando da forma como está acontecendo.

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA PANDEMIA

“A arte é conexão com Deus, é sempre uma ligação com o espiritual. E isso sempre vai trazer um conforto ou uma agitação, dependendo da onde você estiver focando a sua energia. O reggae é para isso: trazer fé, esperança, união e amor (amor próprio e amor ao próximo).”

são essas as palavras usadas por Zeider quando questionado sobre a importância das músicas da banda para o atual momento, principalmente levando em consideração de que os integrantes viram seus números de plays subirem desde o início da pandemia.

Ainda na mesma fala, o vocalista classifica o reggae como um gênero que está sempre em busca de renovar as energias, trazendo a esperança de dias melhores. “Nossa música é algo que vai além de nós mesmos”, acrescenta.

O BAQUE EMOCIONAL

“Primeiramente, a gente como artista e como trabalhador no ramo da aglomeração, a coisa mais difícil foi administrar o emocional, e a ansiedade em saber do dia de amanhã. Para nós, a principal fonte de ganhar a vida é na estrada. Sou compositor há 20 anos, mas a estrada ainda é muito importante para nós.”, explica Zeider.

Mesmo com essa dificuldade, o músico apresentou um desempenho interessante no quesito criação, compondo sozinho ou em parcerias. “Agente fez música pra caramba, e vem outras músicas novas a serem gravadas. Comercialmente, não rolou nada porque não teve show, mas a gente organizou nossa família, nossa casa, nossa equipe. A gente vai voltar mais forte ainda.”

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

CONTO: O Operário Dedicado e O Regozijo do Aposentado (Gil Silva Freires)

Seo Leocádio era o tipo de homem totalmente estável e mantivera o mesmo emprego durante toda a vida. Se haviam.

LEIA MAIS

“DO MEU LADO” – Curta de 2014 dirigido por Tarcísio Lara Puiati

Eu descobre esse cura por acaso mas recomendações do YouTube. Acredito que por conta do meu interesse em curtas metragens.

LEIA MAIS

Nilson dos Santos: o registro da etnografia de um tempo extinto++++++++++++++++++++++++3

Há pouco se apagou de vezno reduto dos dicionárioscerta palavra-chave. Henriqueta Lisboa 1. Nilson dos Santos (17.06.1970) nasceu em Currais.

LEIA MAIS

BINGO: O REI DAS MANHÃS – Tudo o que você precisa saber!

Lançado em 2017, é o primeiro longa do diretor Daniel Rezende (montador de “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite.

LEIA MAIS

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Roberto Piva (com Jhonata Lucena)

O 10º episódio do Investiga se debruça sobre vida e obra de Roberto Piva, poeta experimental que viveu intensamente a.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição19

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS