16 de agosto de 2026

POR TRÁS DA LETRA – Videocast explora o compositor no momento da criação

(Capa do programa)

No período do isolamento social, assim como muitos artistas, o cantor e compositor Danilo Martire encontrou uma saída saudável para a ociosidade. Assim, nasceu o quadro “Por trás da letra” que, como o nome insinua, traz Danilo entrevistando os compositores para saber o que havia em suas mentes no momento criativo de uma ou mais canções. O programa está disponível no canal do Youtube do músico, e em formato podcast no Spotify.

Na mais recente edição, lançada no dia 5 de fevereiro, Danilo entrevista Caju Hassen, artista brasileiro com uma carreira internacional decolando. Nas duas anteriores, teve como entrevistados os músicos Áureo Alessandri, guitarrista da banda Blues Riders, Khris Zacarelli, guitarrista e vocalista da banda Khris and Rocks. O primeiro vídeo do canal é do próprio Danilo revelando os bastidores de “Me Reinvento”, canção lançada por ele em 2020.

“Esse quadro é como um retrato dos bastidores do artista, de uma maneira diferente. O que está por detrás da música, na cabeça do autor. Acho que nem sempre os artistas têm a chance de falar sobre isso e acredito que é uma ótima oportunidade para eles se soltarem e trazerem um pouco do seu lado pessoal para o público.”, comenta Danilo.

Uma característica interessante a ser ressaltada nesse projeto é as descobertas. Para Danilo, “Por trás da letra” revela o lado mais puro do artista, a sua essência, o que os fazem escrever, quais as suas verdades. “Pelo menos até agora, não tive nenhum artista que escreveu a letra simplesmente para rimar palavras ou fazer algo comercial. Mas eu acho que ainda assim, se fizer um programa desses podemos descobrir boas histórias.”

O quadro é produzido praticamente todo por Danilo, com recursos próprios e a casa como estúdio de gravações. Além disso, ele recebeu o apoio de Michel Teer que elaborou alguns templates e fez as vinhetas de entrada do programa. Aos artistas interessados em participar, o e-mail deve ser enviado para dmartire@gmail.com e, assim, irá passar por um processo de curadoria.

SOBRE O ARTISTA

Paulistano de mão cheia, Danilo já passou pelas bandas Balls, Delta Crucis e, a partir de 2019, está em carreira solo, tendo lançado singles entre o mesmo ano e 2020. Casado e pai, trabalha atualmente no Metrô de São Paulo como analista de marketing e ministra palestras em empresas sobre como usar a voz na comunicação. Danilo é especialista em marketing e publicidade. Além disso, se especializou no uso da voz cantada tendo grandes mestres do canto popular contemporâneo no Brasil como professores.

Quer saber mais? Clique aqui e confira a biografia mais detalhada do artista.

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

O folk voz e violão de Diego Schaun no EP “Durante Este Tempo

Quatro canções formam o novo EP do baiano Diego Schaun, cantor e compositor de música folk que estreou nas plataformas.

LEIA MAIS

Jardel: o silêncio que sopra sussurros do longe

Os humanos são sozinhos.Por mais que haja amizade, amor,companhia, a solidão é da essência. Clarice Lispector  1. Jardel (João Pessoa,.

LEIA MAIS

O Som do Passado: Como os Equipamentos Vintage Estão Reconectando Gerações

Mais pessoas, a cada dia, vão além de um breve lazer em ambientes que fazem da viagem no tempo sua.

LEIA MAIS

Pedro Blanc estreia na Netflix e revela bastidores à colunista Fernanda Lucena

“Isso pra mim representa uma confirmação de tudo que eu planejei pra minha vida e ver que tudo com o.

LEIA MAIS

Zé Alexanddre, o antes e o depois do The Voice+

Em tempos de queda de audiências na mídia tradicional, o The Voice permanece intacto. Os participantes saem do amadorismo, conquistam.

LEIA MAIS

Curso Completo de História da Arte

Se você está pesquisando por algum curso sobre história da arte, chegou no lugar certo! Aqui nós te apresentaremos o.

LEIA MAIS

Mercedes Sosa em 241 palavras

Mercedes Sosa é uma cantora argentina nascida em 1935, na província de Tucumán. É considerada como “a voz da américa.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

César Revorêdo: história íntima da solitude

O fimlimite íntimonada é além de si mesmoponto último. Orides Fontela 1. Prelúdio Essa nova série do artista visual Cesar.

LEIA MAIS