24 de maio de 2024
Álbum EP Música

Com parceria de sucesso, Rosana Puccia e David Pasqua apresentam dois novos EPs

Foto – Antônio Borduque / Divulgação.

Há aproximadamente dez anos, Rosana Puccia conheceu o arranjador, produtor musical, compositor e pianista David Pasqua, e esse acontecimento foi o “divisor de águas” na carreira desta artista que se aventura em soltar a voz e o coração ao papel, isso em paralelo à carreira de professora e cientista na Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo.

“Hoje temos quase 25 canções com letras originais minhas (algumas em inglês), além de inúmeras versões de suas músicas para outras línguas, principalmente o inglês. Tenho, também, 5 letras para outros melodistas, ou seja, virei letrista sob a supervisão do David. Adoro!”, descreve Rosana.

Nesse meio tempo em que ambos se conhecem e dividem o mundo da música, Rosana explica que “ele se interessou pelas minhas interpretações e comecei a gravar uma música inédita atrás da outra. Ser a primeira a gravar uma música me interessa demais porque fica com a minha cara. David me deu essa oportunidade e nosso projeto há 10 anos tem sido gravar e divulgar as suas parcerias.”

O ASSUNTO DE HOJE

Esse casamento musical também está expresso em lançamentos recentes da artista. Um deles, o EP “Pra Agradar Você – Vol. 2”, é o assunto de hoje! Nele, Rosana canta canções compostas em conjunto com Pasqua, ao lado de piano, baixo, bateria, e outros instrumentos adicionais. Como guitarra, violão, cavaquinho e até clarone, tudo arranjado por Pasqua.

“Os arranjos são decididos em conjunto comigo em termos de concepção, mas na prática são realizados por ele [Pasqua]. Normalmente, eu coloco letras em melodias que ele cria. Procuro entender para qual tema a melodia me leva, fechamos esse tema vagamente e as ideias vão chegando. Algumas letras passam por várias edições para ficarem com a sonoridade perfeita. No ‘Vol. 2’, em particular, duas letras surgiram antes, mas somente três das nossas parcerias é assim.”, conta Puccia.

Musicalmente, o EP é uma verdadeira ode aos ritmos populares brasileiros, tendo o jazz (abrasileirado) e o samba como roupagens notórias, mas também transitando por outros gêneros, tais como o blues, o choro, e até mesmo com espaço para alguns elementos da música latina.

Sobre as letras, Rosana comenta: “abordo temáticas diversas como amores que nascem, ou de casal em meio a uma pequena ‘DR’, ou que comemora uma data via um sonho, ou mesmo amor platônico. A forma de abordar esses temas é interessante (acho). Uma canção mostra um triângulo diferente, entre mãe, filha e o samba. Na canção mais animada e dançante, em inglês, o cantor convida a dançar e cantar com ele: essa letra é uma versão que seguiu o tema original, porém conduzido de outra maneira.”

FAIXA-A-FAIXA de “Pra Agradar Você Vol. 2”, nas palavras de Rosana

“Chega De Samba” é um samba-jazz com arranjo para piano, baixo acústico e bateria. A filha, narradora, descobre que a mãe roqueira foi do samba e pede que ela volte para o samba. Temos também o videoclipe com gravação ao vivo dessa música.

“Né, João” é um samba jazz com arranjo para piano, baixo acústico e bateria, além de trombone. Sabe aquela pessoa no casal que fala tanto e com tantos detalhes que a outra pessoa acaba se distraindo? Pois temos aqui uma pequena DR. Temos também o videoclipe com gravação ao vivo dessa música.

“In Futuro/No Futuro” é uma música romântica triste porque a/o personagem vive a situação de um amor não realizado. É um dueto onde eu canto a minha versão em italiano e David Pasqua canta a letra original em português. Arranjo para piano, baixo acústico e bateria, além de violão. Há dois videoclipes no YouTube com gravação ao vivo, ambos emocionantes.

“Choro Pra Estrela” é um choro em arranjo para piano, baixo acústico, bateria, além de violão, clarinete, clarone e pandeiro. O personagem apaixona-se por uma cantora que protagonizava um show que foi prestigiar.

“La Sobremesa Soy Yo” é uma música com vibe latina e ricamente arranjada para piano, baixo, bateria, naipe de metais e percussão. Temos um pianista cubano abrilhantando esse arranjo. A música retrata um sonho, uma surpresa. Confira o videoclipe!

“Samba Da Conquista” é uma samba arranjado para violão, cavaquinho e percussão. Sabe quando você encontra sua passista no meio da multidão e parte para a conquista? É isso. Confira o videoclipe!

“Right Away” é uma música em ritmo de R&B para levantar os ânimos porque convida a cantar e a dançar, em inglês. Irresistível, em arranjo para piano, baixo elétrico, bateria, guitarra e coro. Vale a pena conferir o videoclipe.

ALÉM DESSE, JÁ TEM OUTRO!

No dia 12 de outubro, Rosana e Pasqua arremessaram o EP “Crianças e Pets”, com seis músicas (dessa vez, no entanto, com letras e melodia da própria artista). “Virei compositora incidental, inspirada por crianças e pets reais que ganharam trilha sonora. Como não toco instrumentos, David Pasqua me ajudou a acertar as melodias e fez as harmonias, além de arranjos e a produção musical.”

“Os temas são infantis, mas as músicas, nem tanto. Ficou uma delícia. Agora estamos a todo vapor produzindo todas as músicas antigas e novas de David Pasqua & Rosana Puccia, além das nossas músicas com outros parceiros, incluindo as músicas infantis do David. A lista é enorme porque quero que todo esse repertório esteja disponível nas plataformas digitais para ser apreciada por quem se interessar. Quanto à volta dos shows com público, será paulatina.”

FICHA TÉCNICA de “Pra Agradar Você Vol. 2”

Músicas de David Pasqua

Letras de Rosana Puccia

Arranjos e produção musical de David Pasqua (Estúdio Fábrica)

Mix e master: Nobilemix

1. Chega de Samba

Voz: Rosana Puccia

Piano: David Pasqua

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria: Edson Ghilardi

2. Choro pra Estrela

Voz: Rosana Puccia

Piano: David Pasqua

Clarinete e clarone: Billy Magno

Violão: Ed Vianna

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria e pandeiro: Edson Ghilardi

3. La Sobremesa Soy Yo

Voz: Rosana Puccia, voz

Piano: Hanser Ferrer, piano

Piano: David Pasqua, piano

Saxofone: Rogério Espírito Santo

Trompete: Julio Cesar Ferreira

Trombone: Danilo Correa de Campos

Percussão (conga, chachabell, guiro): Franklin Santos

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria: Lael Medina

4. Né, João?

Voz: Rosana Puccia

Piano: David Pasqua

Violão: Ed Vianna

Trombone: André Tinoco

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria: Edson Ghilardi

5. No Futuro/In Futuro

Voz: Rosana Puccia

Piano e voz: David Pasqua

Violão: Ney Marques

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria: Edson Ghilardi

6. Samba da Conquista

Voz: Rosana Puccia

Cavaquinho: Edson Negrita

Violão: Silas Lopes

Percussão: Caio Bianchezi e Marcelo Demoro

7. Right Away

Voz: Rosana Puccia

Piano: David Pasqua

Guitarra elétrica: Diogo Trindade

Baixo elétrico: Marcelo Rocha

Bateria: Edson Ghilardi

Backing vocal: Ana Bakana, David Pasqua, Denise Machado, Miriam Alborghetti,

Ralmer Rigoletto, Rosana Puccia, Zecca Dourado

Versão em inglês de Rosana Puccia para letra original “Por um Triz”, de Zecca

Dourado

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.