17 de fevereiro de 2026

Música de Cazuza e Gilberto Gil também é um filme; você sabia?

“São sete horas da manhã
   Vejo o Cristo da janela
   O sol já apagou sua luz
   E o povo lá embaixo espera
   Nas filas de pontos de ônibus
   Procurando aonde ir”

Trecho da música “Um Trem Para As Estrelas” (Gilberto gil e cazuza)

Esse filme foi uma grande surpresa. Eu o encontrei enquando escrevia o artigo sobre os 20 anos de lisbela e o prisioneiro. Acontece que a Paula Lavigne fez uma participação no filme. Fiquei curioso apos ver o nome, seguido do poster e por fim a sinopse. O filme é baseado na musica de mesmo nome. Antes de iniciar o filme ouvi a musica umas 3 vezes seguidas. Musica esta composta por Cazuza e Gilberto Gil. O filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes e o candidato brasileiro para concorrer ao Oscar de 1987.

O jovem saxofonista Vinícius passa por diversas experiências pelas ruas do Rio de Janeiro enquanto procura por sua namorada desaparecida, após uma noite de amor. Durante essa busca, ele vivencia, pela cidade, violência, miséria e injustiças, sempre envolvido pela música.

O filme é dirigido por Cacá Diegues. Diretor do fanatastico Bye,Bye Brasil (1979) e Alguns outros filmes  como Quando o carnaval chegar (1973),  Xica da silva (1976), Dias melhores virão(1989) e Orfeu(1999). O roteiro é dele, e de  Carlos Lombardi. Autor das novelas O Todo Poderoso(1980), Uga,uga (2000), Pé na jaca (2006), Guerra e Paz(2008)

Eu me diverti muito com o filme. Exitem alguns momentos que sao inacreditaveis. Porem… ele é inprevisivel. A trama muda rapidamente de  direção conforme avança. Somente no final do terceiro ato, temos a conclusao da trama principal. É meio frustante, porque partes que eu queria ver desenvolvidos, não foram. Eu cortaria algumas partes para desenvolve-las. Aqui podemos ver o ator Guilherme Fontes antes do seu papel iconico com alexandre em A Viagem(1994). O proprio Cazuza atua no filme. A Trilha sonora é sua de Gilberto Gil. Incluindo a que da nome ao filme. Temos tambem no elenco Marcos Plameira, Betty Faria, Jose Wilker e a Lenda Milton Gonçalves. Todos estão otimos em seus papeis, mais o milton… ele rouba a cena sempre que ele aparece.

Infelismente, não encontrei muitas informaçoes sobre o filme na internet. Porem, tenho otimas noticias. Tanto o filme quando a trilha sonora estao disponiveis no youtube. Abaixo estarei colocando o link do filme para voces assistirem.

“- Ta ouvindo? O som da cidade. Tudo tem um som. Sabia?”

A Cena do nascer do sol é linda. O saxofone é um dos meus instrumetos favoritos. Adoro. Fiquei encantado vendo a silhueta do personagem tocando enquando o sol nasce. A trilha sonora é imcrivel.

ELENCO

Guilherme Fontes, Ana Beatriz Wiltgen, Beth Prado, Betty Faria, Cazuza, Cristina Lavigne , Daniel Filho, Ezequiel Neves, Fausto Fawcett, Flávio São Thiago, José Wilker

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

O Brasil precisa de políticas públicas multiculturais (por Leonardo Bruno da Silva)

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Literatura de Renan Wangler reforça ancestralidade e luta da população negra

A população negra precisa estar conectada com a literatura, cultura e arte, dessa forma podemos estar conectados com a nossa.

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

CONHEÇA BELZINHA DO ACORDEON

Por Fernanda Lucena – Diretamente da cidade de Buritirama, no interior da Bahia, Belzinha do Acordeon é uma menina de.

LEIA MAIS

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS

Clarice Lispector – Como seria nos dias atuais?

(Crônica de Brendow H. Godoi) Quem seria Clarice Lispector se nascida na década de noventa? Talvez, a pergunta mais adequada.

LEIA MAIS

Dione Caldas: transversais no tempo e no espaço

Olhos acesos sobre o mundoo que não dorme desconhecea sua própria efígie. Henriqueta Lisboa 1.Dione Caldas nasceu em Natal (15.05.1964)..

LEIA MAIS