24 de junho de 2026

[RESENHA] Tim Bernardes, o som do recomeço!

(Print da cena do clipe “Recomeçar”)

 

Vocalista da banda O Terno, Martim Bernardes, nasceu em 18 de junho de 1991, na cidade de São Paulo. A banda foi fundada desde 2009, começaram com covers, e depois, em 2012, lançaram o álbum “66”. Depois disso, tudo é história.

Em 2017, Tim Bernardes lançou seu álbum solo, “Recomeçar”, e claro, a expectativa era alta, a espera valeu a pena. A voz macia, às vezes um violão, outras piano, apenas era ouvido poucos instrumentos sendo tocados. Uma melodia mansa e marcante. 
 
 
VAMOS POETIZAR A OBRA DE TIM!
Imagem retirada da internet.

Ouvindo agora mesmo o álbum inteirinho do Tim, “Recomeçar”, enquanto escrevo essa resenha, preciso contar à vocês, caros leitores, o quanto é gostoso poder viver e enxergar o pouco. O ato de ser feliz sem ao menos ter um dinheiro no bolso. Isso se chama gratidão pela vida. Por estar vivo. Tim Bernardes em diversas músicas mostrou sua melancolia sem esconder muito, só que também mostrou o ato de recomeçar. 

 Refazer, voltar, reiniciar. Mostra o cotidiano, mudança, bagunça, paz, alívio, confusão, resiliência. Tim é mais um artista brasileiro com toque intenso ao fazer o trabalho, a obra. Músicas que batem, machucam, massacram e mostra caminhos — É importante interpretar e também pesquisar mais sobre a composição; o motivo para ter escrito — Costumo dizer que uma composição, seja um poema, um livro, uma música, o(a) autor(a) teve muito a dizer em silêncio e somente o papel soube ouvir. E então, no fim, há somente um sentido. E o ouvinte ou leitor pode fazer o dele. Essa arte é incrível por isso.

Tim Bernardes não é qualquer artista, não é meia boca, tampouco ruim. Ele fez um álbum em 2017, solo, e mostrou ao mundo o seu “eu” além do O Terno. Mostrou sensibilidade ao produzir, ao cantar, ao interpretar, sendo cuidadoso na ladeira dos tons. É mais um artista para se ouvir em dias de tempestades, em dias de festas, na praia, em casa, em qualquer lugar. Se quer pensar, ponha-o no som, no fone. 

 
 

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

Novo pop rock de Jan Thomassen se esbarra na “crise dos 40” 

“Envelhecer consciente de que não há caminho de volta”. É este um dos pensamentos do novo single do cantor e.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição19

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

CONTO: Os Bicos de Gás e o Cigarro King Size (Gil Silva Freires)

Maldita família. Malditos papai-mamãe-titia, como diziam os Titãs. Kleber era fã incondicional dos Titãs e a proibição paterna de assistir.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

Goreth Caldas: um sistema de metáforas (das tantas esperas)

Entre os escaravelhos e o arbustodo peito frágil existemsegredos buscando alívioatravés de sussurros. Henriqueta Lisboa 1. Goreth Caldas (Caicó, 1958), embora.

LEIA MAIS

Cuba, a Ilha da Utopia

Artigo escrito em maio de 2024 pelo maestro Kleber Mazziero sob encomenda para a Arte Brasileira Em fevereiro de 2023,.

LEIA MAIS

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS