25 de maio de 2026

[RESENHA] Sobre a banda Apanhador Só

 

Banda de Rock Alternativo brasileira fundada no ano de 2003 no Estado do Rio Grande do Sul. Em 2006, a banda lançou o EP “Embrulho Pra Levar”Com ele, foi ao Rio de Janeiro para abrir o show de Maria Rita. Seguiram-se apresentações em São Paulo, que renderam bons comentários e garantiram uma volta à capital paulista. Foram ganhando espaço e sucesso. 

Em 2010 lançaram o álbum “Apanhador Só”, álbum que venceu o prêmio Açorianos na categoria “Disco Pop/Rock” e sendo indicado à categoria “Revelação do ano”. Em 2013 lançaram o álbum “Antes que tu conte outra” e o mesmo ganhou o prêmio Açorianos na categoria “Álbum pop” e sendo indicado à categoria “Espetáculo do ano”. E em 2017, lançaram o Álbum “Meio Que Tudo É Um”.

 

 

VAMOS REFLETIR A BANDA

A banda tem um grande destaque nos dias atuais, não só pelos álbuns, mas também pelo vídeo simples. “Cartão postal”, e claro, os videoclipes “Um rei e o zé”, “Nescafé”, “Despirocar”, “Maria Augusta”, “Rota”, “Mordido”, “Prédio”

Apanhador só é uma banda na qual é bem recomendada no Youtube. Já que a plataforma tem um sistema de recomendação para bandas e músicas parecidas com a que você está ouvindo; ou seja, se você estiver ouvindo 5 a Seco ou O Terno, com certeza vai aparecer na reprodução automática ou recomendados (Mesmo que não tenham tanta coisa parecida). Assim, a plataforma ajuda bandas não tão reconhecidas, e foi assim que eu encontrei esse grupo maravilhoso! 

Tenho o costume de comparar as músicas com o clima da cidade. “Viralatice dos prédios”, tem a cara de São Paulo num filtro preto e branco, algo tão forte e tão temido. O quão solitário ficamos em meio à multidão e como reverter um “bom dia” mal dado? Naqueles grandes prédios e tão pequenininhos ficamos – Eu tenho um amor pelo Apanhador só, fez parte das listas de bandas para ouvir e escrever – facilitava tanto para mim ao imaginar o cenário que cada palavra descrevia. 

A banda não tem tanto reconhecimento assim; alguns vídeos tendo poucas visualizações e então criando um público fixo, não tão grande, só que também não pequeno. É uma banda para se ouvir durante vários anos em diversas situações, momentos, vale tanto a pena ouvir a voz gentil do Alexandre Kumpinski, na bateria o Felipe Zancanaro, e o Lorenzo Flach na guitarra transforma o ambiente. Fernão Agra no baixo sendo único e necessário enquanto no sampler, o Bruno Neves chega calmamente.

Apanhador só deveria ser mais ouvida no dia a dia, em bares, prédios, locais públicos, deveria ser mais valorizada. Uma banda com sua energia diferente, com músicas gostosas para ser ouvidas. Apanhador só deveria ser declarada patrimônio público brasileiro.

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS

Filme nacional que arrecadou mais de R$ 19 milhões, “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado

No dia 22 de agosto de 2003, ia aos cinemas “Lisbela e o Prisioneiro”. Aposto que não sabiam, mas estavam.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

CONTO: O Medo de Avião e o Vôo na Contramão (Gil Silva Freires)

Alcindo ganhou uma passagem pra Maceió. Acontece que era uma passagem de avião e Alcindo tinha pavor de avião. O.

LEIA MAIS

“A Grande Família” e o poder da comédia do cotidiano

A série “A Grande Família” é exemplo de um gênero do humor que funciona como um espelho capaz de revelar.

LEIA MAIS

Tim Maia em 294 palavras

Ícone do pop nacional, Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, em 1942. Antes do sucesso,.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O funcionamento de um cineclube (com Cadu Modesto e Tiago Santos Souza)

Neste episódio, Matheus Luzi investiga os cineclube, casas de cinema independentes cujo o viés comercial é, na prática e teoria,.

LEIA MAIS

A Via Dolorosa de Iaperi Araújo

A Via Dolorosa de Iaperi Araujo Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.E nasce.

LEIA MAIS

Gabriel O Pensador, sempre insatisfeito em “Matei o Presidente”

Reportagem escrita por Nathália Pandeló em outubro de 2018 e editada por Matheus Luzi   Há quem diga que o.

LEIA MAIS