13 de janeiro de 2026

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda Latin Faculty

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma das vozes do grupo de músicos islandeses Latin Faculty, cujas composições são especialmente assinadas pelo experiente músico e compositor também islandês Ingvi Thor Kormaksson.  

Há mais de vinte anos nos bastidores, Ingvi se dedica exclusivamente à arte de compor, e o faz muito bem, como é o exemplo da nova música do Latin Faculty, “So Nice”. O single, que é parte do próximo álbum da banda, é a continuidade da carreira de Ingvi, que abarca 16 álbuns, seja como músico ou, os mais recentes, como compositor. Contudo, “So Nice” é, particularmente, especial para nós, brasileiros. 

Isso porquê nesta música Ingvi Thor Kormaksson buscou a inspiração, vejam só, na bossa nova clássica, aquela produzida em seus anos dourados. Principalmente, Ingvi pensava em canções logo do início dos anos 1960, as gravadas e compostas por Tom Jobim, como “Desafinado” e “Chega de Saudade”. Devoto da bossa nova, ele conta que, sem perceber, a canção se tornou uma espécie de homenagem a essa época e estilo de música. 

“Sou admirador da música brasileira há muitos anos; Jobim, Bonfá, Lins e muitos outros compositores brasileiros, além de todos os maravilhosos vocalistas. Contudo, não há muito interesse pela bossa nova na Islândia, embora de vez em quando algum artista de jazz decida produzir uma música dessas. Mas esse tipo de música conquistou meu coração quando eu tinha 14 anos e nunca mais me deixou. Eu também gosto do samba, MPB, choro etc. Provavelmente fui brasileiro em alguma vida passada. Assim, ritmos de bossa nova e samba têm sido utilizados em meus álbuns, mesmo nos mais voltados para o blues ou folk. Minha música frequentemente remete ao Brasil, mas também pode ser categorizada como AC ou Smooth Jazz.”, disse o compositor irlandês. 

Rebekka, também vocalista do grupo, baseou-se no rascunho escrito por Ingvi para escrever a letra final da música, em islandês, e a versão em inglês ficou por conta do próprio Ingvi. Ele também ajudou na construção dos arranjos, de responsabilidade de Lárusson, companheiro de banda e de sua antiga banda, a JJ Soul Band. Birgir Jóhann Birgisson produziu os vocais, mixou e masterizou. 

“So Nice” está disponível nos serviços de streaming, bem como toda a discografia da qual o artista participou, gravações essas que acontecem desde 1983.  

Mais sobre Ingvi Thor Kormaksson 

Em Reykjavik, cidade islandesa, nasceu Ingvi. Quando criança, ele teve seus primeiros contatos com a música no internato, levando-o logo a se inserir como tecladista em bandas de dança e rock pelos próximos vinte anos. Depois, dedicou-se à composição musical, tocando por um tempo no conjunto JJ Soul Band (blues/jazz). Gravou com diversos artistas islandeses, até abandonar os palcos e o ofício de músico e viver nos bastidores, na condição de compositor. Ingvi recebeu, ao longo de sua carreira, mais de trinta prêmios em concursos de composição e concedeu entrevistas para inúmeros jornais e rádios estatais. Atualmente, é o principal compositor da banda Latin Faculty, que lançará novo álbum em 2026.  

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

LITERATURA DO RAP, por Luiz Castelões

O rap é o mais importante gênero musical-literário do final do séc. XX.Assim como o post de rede social é.

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS

Celebrações pelo mundo: eventos culturais que transformam qualquer viagem

Viajar é mais do que conhecer paisagens ou tirar fotos em pontos turísticos. É também mergulhar de cabeça na alma.

LEIA MAIS

Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Bodoli – de Mauricio Duarte

 Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Boboli – de Mauricio Duarte   O que acontece quando um mestre da arte.

LEIA MAIS

Timothy James: “O Brasil tem sido um grande apoiador das minhas músicas”

Você, amantes do country americano, saiba que há um novo nome na pista: Timothy James. Nascido nos anos 1980, o.

LEIA MAIS

A luta da mulher e a importância de obras que contribui nessa jornada

Não tem uma receita básica, não nascemos prontas. Aprendemos com a vida. Diariamente temos que lutar para se afirmar. Porque.

LEIA MAIS

Edilson Araújo: verde que te quero verde

Verde que te quiero verde.Verde Viento. Verdes ramas.El barco sobre la mar y el caballo em la montãna. Federico García.

LEIA MAIS

Kelline Lima: linhas sinuosas e orgânicas como arquétipos do feminino

O  coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate. Provérbios, 15:13 1. Kelline Lima.

LEIA MAIS

CONTO: O Medo de Avião e o Vôo na Contramão (Gil Silva Freires)

Alcindo ganhou uma passagem pra Maceió. Acontece que era uma passagem de avião e Alcindo tinha pavor de avião. O.

LEIA MAIS