2 de outubro de 2026

Projeto Lance Sua Música – Na Vibe Jovem realiza abertura em Araçuaí e inicia ciclo de oficinas para jovens do Vale do Jequitinhonha

Evento reuniu estudantes da Escola Estadual Industrial São José e marcou o início das atividades formativas sobre produção musical e carreira artística

A cidade de Araçuaí recebeu, no dia 16 de junho, a abertura oficial do projeto Lance Sua Música – Na Vibe Jovem, iniciativa patrocinada pela Transpetro por meio do Programa Rouanet Nordeste, que promoverá oficinas gratuitas sobre produção musical e desenvolvimento de carreira artística para estudantes da rede pública em dez municípios do Vale do Jequitinhonha.

A abertura aconteceu às 14h30, na Escola Estadual Industrial São José, reunindo alunos e equipe do projeto para um momento de integração, apresentação institucional e início das atividades formativas.

A programação teve início com uma apresentação especial da cantora, compositora e produtora cultural Marcele Alcântara e do percussionista e produtor musical Luiz Fernando “Loid”, acompanhados pelo violonista Bryan Jardim. O trio apresentou a canção Jequitivale, de Mark Gladston, obra que se tornou um dos maiores símbolos musicais do Vale do Jequitinhonha. Em seguida, foi realizada a apresentação do projeto, destacando seus objetivos, metodologia e as oportunidades que serão oferecidas aos participantes ao longo da jornada.

Após a abertura, realizada no dia 16 de junho, os estudantes participaram da primeira oficina do projeto, que abordou temas relacionados ao universo da música, à produção musical e às diversas possibilidades profissionais existentes na cadeia produtiva do setor. Durante o encontro, os jovens acompanharam uma aula prática de gravação musical ao vivo, conhecendo etapas do processo de produção de uma música, desde a captação de áudio até aspectos técnicos envolvidos na construção de uma gravação profissional.

As atividades tiveram continuidade no dia 17 de junho, quando foi realizada a segunda oficina. Nessa etapa, os próprios estudantes participaram ativamente do processo de gravação, colocando em prática os conhecimentos apresentados e vivenciando a experiência de registrar uma música de forma colaborativa.

Voltado para adolescentes e jovens, o projeto utiliza a música como ferramenta de expressão, cidadania, inclusão social e geração de oportunidades. Ao longo das oficinas, os participantes terão acesso a conteúdos sobre composição, produção musical, direitos autorais, distribuição digital, divulgação artística, gestão de carreira e mercado da música.

Como ação de conscientização ambiental, o projeto realizou uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico, que resultou na coleta de 7 quilos de materiais destinados ao descarte ambientalmente adequado, reforçando a proposta de educação ambiental junto aos participantes.

Após Araçuaí, o projeto seguirá para os municípios de Jenipapo de Minas, Monte Formoso, Coronel Murta, Virgem da Lapa, Itinga, Berilo, Almenara, Itaobim e Francisco Badaró.

O projeto Lance Sua Música – Na Vibe Jovem é viabilizado pelo Programa Rouanet Nordeste, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), realizada em parceria com Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Emgea, Petrobras, Serpro e Transpetro. A produção é da Alkant, empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos culturais, e conta com o patrocínio da Transpetro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre a Transpetro

Operando 46 terminais (25 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 32 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina. A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 130 clientes.

Pietro desce às regiões pelágicas do ser

Apesar dos sete mares e outros tantos matizes somos um. Henriqueta Lisboa 1. Malgrado as secas periódicas e as terras nem.

LEIA MAIS

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS

O que acha de ser homem como sua avó foi? É o que sugerira composição

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)” é uma composição que foge de tudo que é comum. Se trata.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

Dione Caldas: transversais no tempo e no espaço

Olhos acesos sobre o mundoo que não dorme desconhecea sua própria efígie. Henriqueta Lisboa 1.Dione Caldas nasceu em Natal (15.05.1964)..

LEIA MAIS

Mercedes Sosa em 241 palavras

Mercedes Sosa é uma cantora argentina nascida em 1935, na província de Tucumán. É considerada como “a voz da américa.

LEIA MAIS

Celebrações pelo mundo: eventos culturais que transformam qualquer viagem

Viajar é mais do que conhecer paisagens ou tirar fotos em pontos turísticos. É também mergulhar de cabeça na alma.

LEIA MAIS

CONHEÇA BELZINHA DO ACORDEON

Por Fernanda Lucena – Diretamente da cidade de Buritirama, no interior da Bahia, Belzinha do Acordeon é uma menina de.

LEIA MAIS

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Se a arte é censurada e incomoda poderosos do capital, juízes, políticos de todas as naturezas, chefões do crime organizado,.

LEIA MAIS