26 de janeiro de 2025

Cantora israelense Tania Vinokur vai de bossa nova em novo single [entrevista]

Artista: Tania Vinokur (Israel)

Lançamento: single “תן לי עוד יום אחד”

Características: World Music (Latino e africano)

Compositora: Tania Vinokur

Fonte/gravadora/selo: Toni Records

Ano de lançamento: 2024

Qual história ou mensagem você retrata na música?

A música traduz “Me dê só mais um dia” do hebraico. A história por trás dela é um apelo para ver um ente querido por só mais uma vez, mais um momento, para tocar, para corres, para voltar para ele, e apenas para dizer que tudo vai ficar bem.

O que inspirou esta composição?

Eu amei a bossa nova por anos. Ao longo da minha carreira, compus muita música instrumental e canções influenciadas por ritmos flamencos, latinos e balcânicos – é de onde eu venho originalmente, e pela complexidade desta canção, parecia perfeito o groove da bossa nova. Eu amo como ela move seu corpo intuitivamente sem nem perceber, e foi assim que a canção começou – com o groove vocal. Mas a letra fala sobre saudade e desejo de alguém próximo – então esse contraste conta a história de nossas vidas. O violino tem uma parte muito importante na ponte – ele traz o romantismo e a esperança logo antes da parte final, é como trazer meu coração para a frente totalmente exposto. É isso que eu amo na música. 

Em qual gênero musical você define que é esta música e quais artistas/bandas são inspirações?

Tenho muita inspiração como músico, violinista, compositor e produtor musical. Sou influenciado pela música clássica tanto quanto pelo R&B, instrumentos nativos ou melodias de todo o mundo e música pop. Acho que a definição da minha música é meio ampla, mas talvez a melhor maneira de descrevê-la seja World Beat.

É possível estabelecer alguma ligação entre esta música e o seu país?

Sinto que há uma conexão direta entre a música que escrevo e componho com minha herança judaica. O violino é um instrumento muito poderoso para nós e transmite a história e o presente do meu povo. Além disso, essa música é a primeira que escrevi em hebraico depois de muitas músicas em inglês e espanhol, então é muito emocionante para mim. 

Por fim, quem é Tania Vinokur?

Se alguém me perguntar “quem é Tania Vinokur “, eu teria que dizer que sou minha música. Eu quase literalmente nasci no palco, meus pais são músicos e comecei minha carreira musical e no palco com apenas 4 anos de idade. O palco é meu lar e paixão e acho que é muitas vezes meu santuário. Comecei a compor também muito jovem, mas levou anos para lançar minha música. A música me leva para a jornada da minha vida cheia de surpresas, altos e baixos, mas principalmente – amor. A melhor sensação do mundo para mim é ouvir meus filhos cantarolando minhas músicas e melodias comigo no estúdio antes mesmo de serem lançadas. É assim que sei que vai ser bom. Uma sensação ainda melhor é vê-los em meus shows como público curtindo a música. 

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

Heavy metal, juventude e interior paulista; conheça a banda Savage

Porks, um clássico bar de rock n roll em Araçatuba, interior de São Paulo, ousou em convidar uma banda quase.

LEIA MAIS

Resenha do filme “O Dia em que Dorival Encarou o Guarda”, de 1986 (por Tiago

Olá a todos! Feliz ano novo! Vida longa e prospera! Bom, a primeira obra do ano se chama “O Dia.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O funcionamento de um cineclube (com Cadu Modesto e Tiago Santos Souza)

Neste episódio, Matheus Luzi investiga os cineclube, casas de cinema independentes cujo o viés comercial é, na prática e teoria,.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS