13 de janeiro de 2025
Além da BR

Playlist “Além da BR” #200 – Sons do mundo que chegam até nós

Além da BR

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”. Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 200ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes que nos são apresentados.

Até o primeiro semestre de 2024 publicávamos também no formato de texto corrido, produzido pela redação da Arte Brasileira. Contudo, decidimos publicar apenas no formato minientrevista, em resposta aos pedidos de parte significativa dos nossos leitores.

@‌bigdawgoatie – “40Love (Tennis)” – (Estados Unidos)

O que diz a letra da música? Eu não posso ignorar o que você odeia na minha própria onda como wakeboard, os opps não têm folga de mim, eu não estou com aquele jg wentworth com o papel, quero meu suborno, não faço conversa fiada, apenas empurro os pacotes para longe, sirvo você como o McDonald’s, eu realmente sou aquele patna, você não está estourando, seus idiotas, continuem brincando, vocês não, nós mantemos foguetes apenas para observadores de bolso, eles pegam o que eu coloco porque Dey, não, meu gotejamento é diferente, saindo do meu pivô, mas você não, meu nome não é pippen.

Não podemos nos culpar por vivermos, nunca tivemos um lugar para mijar, não gosto de pessoas, mantenho o distanciamento social.

Claro que eles alimentam egos, garota, amo minha libido, esses cogumelos no meu sistema me deixaram chapado, águias americanas, tudo que eu fumo é ilegal, me chame de Oatie Corleone, você não, eu sou o último, não me importo com o que você está fazendo, você está começando a me fazer bocejar, vá para a armadilha e além, pegue meu poder, apenas começou, eu apenas faço isso, fundos.

Qual é a mensagem dela? Não preciso falar sobre machucar as pessoas ou sobre quanto dinheiro eu tenho ou sobre quantas roupas de grife eu não uso. Estou deixando o mundo saber que ainda é legal ser normal e ainda ter algo legal para dizer.

Como e por que a música surgiu? Tenho mais de 1300 raps no meu telefone, eu estava improvisando no ritmo e eu disse “40 – Love kill da comp, não faça nada para frente e para trás” e eu disse que chamaria isso de tênis.

Essa música diz algo sobre a cultura e a música do seu país, os EUA? Eu sou de Austell, Geórgia, a 20 minutos de Atlanta, e nossa música tem mais um clima country, ao contrário de nossos colegas de Atlanta, ainda estamos presos na velha Atlanta, então minha música também tem alma, então você pode curtir e se sentir bem e receber uma mensagem dela.

Tem alguma curiosidade sobre o lançamento que você queria destacar? Siga-me no ig: @ bigdawgoatie meu irmão e eu (@freshatarians ) temos uma fita saindo chamada (STACK PRAY & STAY OUT DA WAY) e siga nossa marca de roupas (@th0tlanta_atlanta ).

Respostas @‌bigdawgoatie

T.D. Oteri – “All Things” – (Nigéria)

Resumindo, sobre o que é essa música? All Things é uma canção de vitória cheia de fé, inspirada em Romanos 8:28, feita com uma melodia com sabor caribenho. A canção nos lembra que a palavra de Deus é confiável.

O que a letra diz, qual é a sua mensagem? As letras são misturas poéticas de várias escrituras relacionadas a estar em um estado de espírito grato pelas obras consumadas de Cristo, como Ele nos deu tudo o que precisamos para a vida e a piedade, como Ele ordena nossos passos, como Ele nos fez novas criações e a justiça de Deus Nele. As letras são cantadas e ditas como alguém falando com Deus e também ecoando as palavras de Deus como afirmações.

Isso é para despertar a fé e a esperança na capacidade de Deus de cumprir Sua palavra em nossas vidas.

Como e por que a música surgiu? Recebi-o anos atrás em meio a algumas grandes provações da minha fé, quando parecia que nada estava funcionando, eu estava com problemas financeiros e as coisas estavam se movendo lentamente. Um dia, estudando o livro de Romanos (nessa época eu já tinha começado a receber canções em meu espírito, então reconheci quando o dom estava funcionando), quando cheguei ao versículo 28, ouvi-o como uma canção na minha cabeça e a linha de baixo que você ouve agora na canção o acompanhou. Isso me trouxe alegria e comecei a cantá-lo para mim mesmo. Então, mais tarde, tirei um tempo para escrever o corpo da canção e os versos.

Que referências da música cristã e de outras culturas temos nesta música? Nesta música, você observará a cultura Reggae/Caribenha expressa na melodia desde o começo, também os cantores principais masculinos e femininos de apoio são populares com este estilo de música. Você também observará as modulações do coral no final, que é um estilo popular de coral gospel americano usado por pessoas como Bishop Hezekiah Walker, Pastor John P Kee e Kirk Franklin.

O que essa música diz sobre a cultura e a música do seu país? Esta música mostra o quão sérios os nigerianos são com sua fé em Cristo e espiritualidade, e também como acolhemos músicas do mundo todo e somos abençoados por Deus por podermos criar boa música para retribuir ao mundo.

Respostas T.D. Oteri

Allen Green – “Eighties Baby” – (Estados Unidos)

Em resumo, sobre o que é esta música? Eu queria capturar a sensação dos anos 80 com esta faixa e transmitir uma vibração do tipo Detroit / Motown do início dos anos 80.

Diz algo ao mundo e o que está na letra? Apenas para as pessoas reflectirem sobre os aspectos bons e divertidos do passado, quando as coisas eram maioritariamente analógicas e não dominadas pela tecnologia.

Musicalmente, como a descreveria? Um cruzamento entre a Motown do início dos anos 80 e o som da costa oeste de Zapp & Roger do final dos anos 80/início dos anos 90.

Há algum facto interessante sobre este lançamento que gostaria de realçar? Esta faixa era mais animada e enérgica do que o meu som de balada dos anos 70, normalmente mais calmo e descontraído, por isso afastei-me um pouco da minha zona de conforto.

Respostas Allen Green

Cali Pally – “Me + You” – (EUA)

É possível resumir o conceito geral da música? O single Me + You de Cali Pally explora desgosto, aceitação e o sentimento de anseio por um amor que poderia ter sido ou poderia ser. Cali acredita que essa mensagem é relacionável a todos e está vinculando temas de acessibilidade, saúde mental e defesa da deficiência com seu lançamento.  Cali está trabalhando para tornar esse single acessível a todas as comunidades! O single de Cali também faz alusão à sua fé sem ser excessivamente específico e foca na capacidade humana de amor incondicional.

O que a letra diz e qual é a sua mensagem para o mundo atual? Me + You é um hino para todos os garotos tristes e solitários. Os Estados Unidos estão vivenciando um ressurgimento da música country e essa música se encaixa muito bem nos gêneros pop-country ou R&B-country.

Como e por que essa música surgiu? Esta é a primeira música de Cali desde que venceu o Secret Spot DTLA Open Mic Contest em 2021, Cali tem suas raízes na música da ilha, entretendo multidões e fãs com seu ukulele. Agora Cali está se afastando do ukulele e explorando suas próprias músicas originais produzidas como ele as imaginou!

O que essa música diz sobre a música e a cultura do seu país? Músicas para garotos tristes, temas relacionáveis ​​de solidão, conexões perdidas e amor perdido.

O que essa música diz sobre você como artista? Esta música retrata a própria luta de Cali para encontrar o amor e às vezes dar amor às pessoas erradas, mas sempre confiando que você encontrará a pessoa certa para você, não importa qual seja o obstáculo.

Respostas Cali Pally

Armando Balcazar – “Caldito De Pollo” – (México)

Qual a melhor sinopse dessa música? “Caldito de pollo” é uma canção festiva e fresca que funde humor e flerte dentro da regional mexicana ao estilo da banda sinaloana. Com sua letra enriquecida com metáforas culinárias comparando uma bela mulher com um delicioso “caldito”, expressando sua admiração e desejo de forma lúdica remetendo à vida rural das cidades e ao amor pelas tradições. O tema celebra não só a beleza feminina, mas também a cultura da fazenda, com um estilo alegre e contagiante que incentiva a dança.

– O que diz a letra da música e o que ela retrata? A letra de “caldito de pollo” compara a mulher com um rico e delicioso “ caldito de pollo ” ou um “caldito de res”, declarando carinho e atração por ela de forma amigável e lúdica. Ele revela cenas de humor e flerte com frases como “ Mamãe, você está com muito calor, vou te comer” para expressar a atração de forma leve e divertida, ao amor rural com a referência ao “fazenda” com um contexto rural e familiar e transmitindo proximidade e um estilo de vida mais simples, e a ligação com as raízes do campo e da comunidade.

– Em que foi inspirada esta composição? De uma das muitas maneiras e formas pelas quais as pessoas das fazendas e cidades podem dizer a uma mulher que se sentem atraídas ou simplesmente que estão interessadas. Assim como onde moro, que é uma cidade do estado de Jalisco México, aqui é muito comum falar as frases “que caldo bom, você é um caldo bom, você é uma gostosa ” entre outras quando um homem gosta de uma garota .

Foi assim que o primeiro verso foi inspirado e nasceu; “ Caldo de galinha, caldo de carne, mamãe, você é muito boa, o que eu quero comer?” A segunda seção foi propositalmente para mencionar a fazenda onde diz; “Entenda meu coraçãozinho e deixe-se amar que você é o melhor caldo que pode haver na fazenda” porque já estávamos em um ambiente rural desde o início, e a ideia de mugir como uma vaca foi o plus para destacar o música e vida no rancho.

Musicalmente, como você descreveria essa música? A canção “caldito de pollo ” é uma peça do estilo cumbia mexicano com alternâncias de salsa musicada com a chamada Banda Estilo Sinaloense, gênero importante dentro da Regional Mexicana; Esta música tem um ritmo constante e agradável, uma melodia que se move dinamicamente sobre uma base harmônica que contém a tônica que é o tom da música que é “Fa”, seu 5º grau e 4º grau, uma progressão harmônica muito típica e característica de a música regional do nosso país. A letra faz uma analogia sobre uma mulher com um dos pratos mais típicos, ricos e antigos da gastronomia mexicana. Todos esses fatores dão a essência desta música muito agradável, rítmica e cativante, ideal para dançar.

O que essa música diz sobre o seu país? Reflete vários aspectos da cultura mexicana, especialmente a vida e as tradições rurais, de forma leve e bem-humorada. A menção ao “caldo de galinha” e ao “caldo de carne” evoca pratos típicos da sua gastronomia, tendo fortes raízes na cultura popular, sobretudo no meio rural e familiar. Ao mencionar o “rancho”, a música celebra a vida no campo, símbolo de suas raízes mais profundas. A vida rural está tradicionalmente associada a valores como família, simplicidade e trabalho árduo. A frase “Up Jalisco!” é um grito de orgulho para seu estado natal, conhecido por ser o berço de muitas tradições emblemáticas do México, como o mariachi, a tequila e a charrería.

Repostas Armando Balcázar Rios

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.