19 de janeiro de 2025
Além da BR

Playlist “Além da BR” #229 – Sons do mundo que chegam até nós

Além da BR

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”. Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 229ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes que nos são apresentados.

Até o primeiro semestre de 2024 publicávamos também no formato de texto corrido, produzido pela redação da Arte Brasileira. Contudo, decidimos publicar apenas no formato minientrevista, em resposta aos pedidos de parte significativa dos nossos leitores.

Yosune“Barro Soy” – (Venezuela)

Qual história você retrata na letra da música e qual sua mensagem universal? Esta música retrata uma reflexão sobre a história da nossa humanidade. Vivemos, ainda nos tempos que correm e com todo desenvolvimento tecnológico e intelectual que angariamos, em meio a uma enorme confusão e muita infelicidade. As fronteiras que nos separam são uma criação arbitrária feitas por nós. Hoje, sendo (supostamente) civilizados, continuam a morrer tantas pessoas, seja pela guerra, seja pelas condições opressoras de trabalho… e como são realidades distantes, nem nos lembramos. Barro Soy nos diz: –“De uma mesma terra todos viemos, somos paisanos deste coração, que emana vida e amor em todo lugar“-.

Em qual momento e por que esta música surgiu? A música foi escrita em 2018. Mas já faz parte do meu repertório desde então e só agora ganhou arranjo novo e produção para lançar nas plataformas. O por que? A minha necessidade pessoal de expressar como sinto sobre estes assuntos, que para mim deviam ser de partilha comum a todos. Somos Barro, somos livres.

O single pode ser encaixado dentro de qual gênero musical? O single possui inspirações do ritmo uruguaio do candombe principalmente.

Qual a proposta simbólica da arte de capa? A mulher na mais pura beleza da natureza, a força do feminino que não vem da produção do photoshop e a maquiagem mas a beleza de uma mulher em natura que só é o que é. Um ser divino, capaz de dar vida.

E, afinal, quem é Yosune? Yosune é um alma livre de espíritu universal. Um artista singular e sensível que acredita que pode fazer parte de um movimento pela libertação das opressões e pelo começo do fim das injustiças que nos tiram as nossas liberdades.

Respostas Yosune

Red Nightfall“I Want to Live” – (Canadá)

Qual história você retrata na letra da música e qual sua mensagem universal? ‘Eu Quero Viver’ é sobre alguém refletindo sobre o suicídio de sua amiga. Ela se lembra de passar tempo com ela no passado, na praia, e como a vida parecia mais simples. O narrador se vê sem saber como agir ultimamente, e sem saber o que fazer consigo mesmo.

Em qual momento e por que esta música surgiu? Esta música surgiu como uma exploração dos temas de perda e suicídio. É da perspectiva das pessoas que ficaram para trás, sem saber como deveriam se sentir, mas sentindo-se vazias de um lado, e tendo boas lembranças da pessoa que perderam do outro.

O single pode ser encaixado dentro de qual gênero musical? Esta é uma música indie-rock.

Qual a proposta simbólica da arte de capa? A arte da capa é de uma jovem na praia no final do verão. Ela está desolada, mas esperançosa. Ela não sabe exatamente o que está errado em sua vida. Foi pintada por Kaspian Kondrat. Ele é um artista de Toronto.

Respostas Red Nightfall

Forty Elephant Gang“Evergreen” – (Reino Unido)

Qual história as letras da música retratam e qual é sua mensagem universal? A inspiração para a música foi a nostalgia ligada à casa da sua família. Crescer e o que fica com você dos seus primeiros anos. As pequenas coisas, piadas internas, pequenas aventuras que ficam com você para sempre.
Quando e por que essa música surgiu? Escrevemos a música no início deste ano e é a primeira que gravamos em nosso novo espaço de estúdio. Martin, nosso baterista, é construtor e ao longo de um ano transformou sua garagem em uma incrível sala de gravação à prova de som. Atualmente, a sala de controle ainda é uma garagem ativa cheia de seus equipamentos de construção, mas estamos conseguindo fazer funcionar!
Qual gênero musical se encaixa o single? Esta música, como grande parte de nossa música, se encaixa vagamente no gênero alt-country / Americana. Também sentimos que há elementos de pop, folk rock e alt-folk nela!
Qual é o conceito simbólico por trás da arte da capa?
Sean, nosso bandolinista, tirou algumas fotos em sua casa muito bem decorada e gostamos mais daquela. Sean e sua esposa também tiraram as fotos para a nossa arte da capa do EP e do Álbum. Seu filho mais velho, Teddy, é o menino sentado no balanço do EP ‘The Time We Lost’.

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que você gostaria de destacar? Este é o nosso primeiro lançamento desde o nosso EP do ano passado e é o primeiro de alguns singles que planejamos para os próximos meses, dos quais estamos muito empolgados.

Respostas Forty Elephant Gang

Maverick Smith – “Kid at Christmas” – (EUA)

Qual história você retrata na letra da música e qual é a sua mensagem universal?Kid at Christmas” captura a essência nostálgica de vivenciar o Natal pelos olhos de uma criança. A letra reflete a empolgação de acordar os pais cedo para abrir os presentes e a magia de esperar pela chegada do Papai Noel. A mensagem universal incentiva os ouvintes a reacenderem seu espírito natalino juvenil, independentemente da idade, e a valorizarem a alegria e o encanto que a temporada de festas traz.

Em que momento e por que esta música foi criada? A música foi concebida durante um período de reflexão sobre a inocência e a empolgação dos Natais da infância. Reconhecendo que a temporada de festas muitas vezes se torna rotineira com o passar dos anos, a intenção foi criar uma faixa que reacendesse o entusiasmo festivo e lembrasse os ouvintes das simples alegrias que tornam o Natal especial.

Em qual gênero musical o single se encaixa? “Kid at Christmas” é, principalmente, uma música de rock ‘n’ roll, com elementos de hard rock e punk. A instrumentação energética e os vocais apaixonados contribuem para seu caráter dinâmico e vibrante, diferenciando-a das músicas natalinas tradicionais.

Qual é o conceito simbólico da arte de capa? A arte da capa foi propositalmente criada no estilo claymation como uma homenagem aos clássicos especiais de Natal dos anos 1960 e 70. Essa escolha nostálgica reflete o tema da música de revisitar a magia dos Natais da infância e conecta visualmente às memórias calorosas e atemporais que muitos associam à temporada de festas.

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que você queira destacar? Os lucros das vendas do álbum beneficiam a Harmony Health Foundation. Essa organização sem fins lucrativos trabalha para ampliar o acesso à saúde para populações carentes, incluindo pessoas com deficiências intelectuais e de desenvolvimento. Ao apoiar este lançamento, os ouvintes não apenas desfrutam de uma música natalina festiva e energética, mas também contribuem para uma causa significativa durante a temporada de solidariedade.

Respostas Maverick Smith

Pete Davies“Pass it On” – (Reino Unido)

Que história você retrata na letra da música e qual sua mensagem universal? A música é sobre meu irmão Ian, que faleceu algum tempo atrás. Quando eu tinha cerca de 10 anos, ele voltava de um clube juvenil e me ensinava todas as danças que sabia. Quando eu digo: ‘navegar através dos túmulos como uma vela de um navio,’ isso se refere a como costumávamos atravessar o cemitério para ir a outro clube juvenil, eu já era mais velho, cerca de 12 anos. A ironia é que meu irmão agora está enterrado naquele cemitério. A música é sobre adolescência e amor não correspondido.
A mensagem universal é sobre transmitir coisas e amor à nova geração antes que também tenhamos partido.

Em qual momento e por que esta música surgiu? Porque eu senti que queria passar minhas ideias para os outros.

Que gênero musical pode se encaixar no single? É UK indie pop/rock.

Qual é o propósito simbólico da arte da capa? A arte representa pessoas dançando em um ambiente dos anos 1960/1970, já que a música é sobre dançar.

E, por fim, quem é Pete Davies? Pete Davies é um músico/compositor/artista. No passado, ele escreveu músicas para várias pessoas e uma de suas músicas, I’m a Computer, foi recentemente lançada em 2 compilações diferentes.

Respostas Pete Davies

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.