2 de outubro de 2026

Turco GEVENDE e sua world music de impressionar, é a Música da Terra do Nunca

O Gevende foi formado em 2000 como uma banda universitária em Eskişehir, Turquia. Com formação em música clássica, rock, punk e world music, os membros passaram os anos da universidade se apresentando em clubes, confiando inteiramente na improvisação.

Suas letras também são improvisadas e não pertencem a nenhum idioma. Embora algumas músicas contenham letras em turco, elas são raras. As letras mudam a cada apresentação, mas a estrutura melódica permanece intacta.

A banda lançou cinco álbuns (gevende.com). Após um hiato em 2018, eles retornaram com o novo single “ DÜŞ”, marcando o início de novos lançamentos e apresentações ao vivo.

Gevende é uma banda que transita entre gêneros — você pode ouvir elementos de rock progressivo, psicodélico, fusion e world folk, mas eles nunca se encaixam em apenas um. Sua música extrai sua força da Anatólia. Em suas próprias palavras, é Música da Terra do Nunca.

Conheça a nova música de GEVENDE

O refrão de “DÜŞ” é em turco, enquanto o resto segue sua abordagem sem idioma:

“Caia, caia, caia com a queda, o mundo passa por mim”

Minhas palavras migram da minha língua, todos se tornam mais de um

A tristeza não se instalou, ela vagou dia e noite

Os momentos em que fiquei em silêncio me fizeram sentir vergonha, por trás de cada inverno havia uma primavera.

Em turco, “Düş” é tanto um substantivo que significa sonho quanto um verbo que significa cair. A música diz ao ouvinte: Não importa o quanto você caia, nunca pare de sonhar.

Melodicamente, “DÜŞ” está profundamente enraizado na Anatólia, com a trombeta carregando motivos que se inclinam mais para o Oriente do que para o Ocidente.

EXCLUSIVO ARTE BRASIEIRA – Texto escrito por GEVENDE e título pelo editor Matheus Luzi

Newsletter

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS

Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa, é inspiração do também Bernardo Soares, cantautor do “Disco

Olá! Eu sou Bernardo Soares, um artista da palavra cantada, compositor de canções que atua a partir de Curitiba, no.

LEIA MAIS

Pietro desce às regiões pelágicas do ser

Apesar dos sete mares e outros tantos matizes somos um. Henriqueta Lisboa 1. Malgrado as secas periódicas e as terras nem.

LEIA MAIS

A luta da mulher e a importância de obras que contribui nessa jornada

Não tem uma receita básica, não nascemos prontas. Aprendemos com a vida. Diariamente temos que lutar para se afirmar. Porque.

LEIA MAIS

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS

Filme nacional que arrecadou mais de R$ 19 milhões, “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado

No dia 22 de agosto de 2003, ia aos cinemas “Lisbela e o Prisioneiro”. Aposto que não sabiam, mas estavam.

LEIA MAIS

CONHEÇA BELZINHA DO ACORDEON

Por Fernanda Lucena – Diretamente da cidade de Buritirama, no interior da Bahia, Belzinha do Acordeon é uma menina de.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição23

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até.

LEIA MAIS

Livro de Autoajuda

Nem todas as pessoas que escrevem livros de Autoajuda conseguiram resolver seus próprios problemas, mas sempre tem a fórmula mágica.

LEIA MAIS