9 de fevereiro de 2025

Uma história de liberdade e coragem contra a opressão é a inspiração da nova canção do chinês Puman [ENTREVISTA]

Banda: Puman (China)

Música: March Sixth

Ano de lançamento: 2023

O que essa música expressa?  Esta canção expressa a corajosa busca pela liberdade e a coragem das pessoas do passado em resistir à opressão trazida pela velha sociedade.

O que a letra diz e qual história por trás dela?  Essa música conta uma história trágica. Na China, durante a velha sociedade, o casamento não era livre e o casamento seguia basicamente a nomeação do casamenteiro e as ordens dos pais. A protagonista da história é uma linda garota que mora no campo. Ela é trabalhadora, gentil, filial com seus pais, inteligente e capaz, e é conhecida de longe e de perto. Na hora de falar em casamento, muitos jovens destacados vieram propor casamento, mas nenhum deles obteve o consentimento dos pais da menina. No final, os seus pais casaram-na com uma família que vivia nas montanhas e florestas, tendo “tigres e leopardos como vizinhos”. Este também foi o começo de seu pesadelo. Sua vida de casada foi extremamente miserável e sem liberdade. Ela sofreu todos os tipos de dificuldades e abusos desumanos por parte da família do marido. Quando ela estava indefesa e desesperada, ela fugiu resolutamente de volta para sua cidade natal a pé pelas montanhas e cumes. Nessa época, sua cidade natal também mudou. Embora seus pais fossem velhos, eles ainda a amavam, mas seu irmão e sua cunhada repetidamente a excluíam, excluíam-na e recusavam-se a deixá-la entrar. O lar familiar havia mudado há muito tempo. Diante dessa experiência trágica, ela não pôde deixar de suspirar: “Quando os pais estão aqui, as montanhas se tornam uma estrada, mas quando os pais se vão, a estrada é como uma montanha”. Os tempos criaram não só confusão na vida da base, mas também desafios às ideias feudais. Para as crianças, o lar é onde estão os pais. Se seus pais estão lá, o lar está lá. Se os pais não estiverem lá, não há casa.

Quais são os avanços e diferenças no som (timbre, vocais) desta música? Não fizemos nenhum avanço no som e na voz dessa música. Em vez disso, tentamos ao máximo restaurar o som original desta canção folclórica. Mas em termos de ritmo fizemos uma tentativa subversiva. A música original era uma melodia longa e triste, e adicionamos a ela um ritmo dançante, transformando-a em uma música com batida (que também é encontrada em várias outras minorias étnicas).  Nessa música utilizamos o pequeno sanxian, instrumento de minoria étnica (alaúde de três cordas). Este instrumento de cordas dedilhadas tem uma longa história. Em Yunnan, é usado pelos Yi, Lahu, Wa, Bai, Lisu, Jingpo, etc. Os agudos do pequeno sanxian são sólidos e nítidos. , os médios são brilhantes e redondos e os graves são cheios e grossos. Acrescenta a sensação de uma certa época a “6 de março”, e a melodia do pequeno sanxian percorre toda a extensão, assim como o suspiro da heroína na música: “Quando os pais estão aqui, a estrada é como uma montanha, mas quando os pais estão se foi, a estrada é como uma montanha.” É trágico e poderoso.

Há mais alguma coisa interessante a dizer sobre este lançamento? Este é o nosso primeiro lançamento internacional desde a Covid. Estávamos todos prontos para fazer uma turnê quando o primeiro álbum foi lançado, mas Covid acabou com isso. Estou realmente ansioso para viajar e compartilhar nossa música com um público internacional no próximo ano!Além disso, o Sexto de Março mostra que continuamos comprometidos em dar uma plataforma às canções folclóricas tradicionais através de um meio moderno, apesar de termos tido ótimas experiências e crescido muito desde o lançamento do primeiro álbum, permanecemos fiéis às nossas raízes. Estamos ansiosos para gravar nosso próximo álbum a partir do próximo mês e essa música é parte de nossa experimentação em aprofundar as músicas e instrumentos tradicionais de Yunnan. Haverá algumas surpresas surgindo que acreditamos que realmente nos ajudarão a nos diferenciar do som padrão do Reggae e a definir ainda mais o gênero ‘Yunnan Reggae’.

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #17 – O “Espaço Tempo” de Natália Masih e os anjos camaradas de

No dia 27 de outubro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os cantores e compositores Gabriel Deoli e.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #5 – O “coração solteiro” do sertanejo Vitor Leite e a MPB “encante-se”

A edição do dia 9 de junho de 2022 recebeu dois cantores-compositores mineiros, de gêneros musicais distintos. Essa foi uma.

LEIA MAIS

Curso Completo de História da Arte

Se você está pesquisando por algum curso sobre história da arte, chegou no lugar certo! Aqui nós te apresentaremos o.

LEIA MAIS

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a.

LEIA MAIS