14 de fevereiro de 2026

“Web, Promesses & Vidéo”, um antídoto de Sam Frank Blunier contra a escrupulosa dependência digital

A carreira discográfica do cantor, compositor, poeta e ator norte-americano Sam Frank Blunier teve o ano de 1991 como ponto de partida. Volumoso, o catálogo de canções de Sam disponível nas plataformas de streaming ganhou renovadas peças depois de 2015, quando ele iniciou um novo projeto, e uma destas peças dialoga com os tempos atuais de vida digital. É a música “Web, promesses & vidéo”, lançada inicialmente como single e posteriormente como a primeira faixa do álbum “Loterie”, neste 2024.

“É uma música que critica a nossa dependência de todas as redes sociais. As pessoas simplesmente esquecem quem são e quais são as coisas certas a fazer ou não. É uma canção sobre a solidão das redes, o vício da fama na Internet e nas plataformas, que infelizmente preocupa demasiadas pessoas… Evoca também a ironia e a futilidade, porque um corte de eletricidade, uma guerra ou uma interrupção dos nossos servidores e já não existe mais nada. E é isso. Um pequeno sonho na janela (do celular) e depois nada. Desaparece tudo”, descreveu e refletiu o artista. Para apresentar o assunto de forma lúdica, Sam Frank Blunier inventou a narrativa de um homem que perdeu todas as suas senhas digitais. “O personagem da música diz: ‘merda! afinal somos tão estúpidos? A vida é mais importante que tudo e muito mais maior que isso…'”

Gravada no famoso estúdio ICP de Bruxelas, Bélgica, “Web, Promesses & Vidéo” tem as mãos de Antonin Wiser (guitarra), Yves Zbaeren (teclados e direção adicionais), Balise Magnent (baeria). Philippe Martins e Pierangelo Crescenzio (baixos). A intenção dos músicos envolvidos era a de que a composição de Sam soasse como uma música “meio disco antigo, algo cheio de alegria e felicidade”, como diz as próprias palavras de Sam.

Sam destaca uma curiosidade sobre o clipe, que está disponível no Youtube e que foi idealizado e gravado por Mira Thiémard e Noa Roquet. “Pedimos a estas duas meninas de uma escola de vídeo em Genebra (Suíça) para realizarem o clipe. Eles ficaram bastante surpresos ao filmar pessoas como nós com tanto entusiasmo e isso finalmente rendeu um clipe totalmente ‘fora da caixa’ que você pode descobrir abaixo.”

O lançamento é uma produção da 33 NOVEMBRE Productions, e a produção musical de Yves Zbaeren, mixagem de Phil Delire e masterização de Benoit Juvigny. Escute em todas as plataformas de streaming.

Analice Uchôa: o vinco da arte nas dobras da realidade

Se acaso me tivessem dado o jugo e o poder de apontar a obra de um pintor naïf como um.

LEIA MAIS

Literatura: uma viagem literária (Clarisse da Costa)

Em se tratando de literatura posso dizer que ela é assim como a vida, uma caixinha de surpresas. A literatura.

LEIA MAIS

O poderoso Chefão, 50 Anos: Uma Obra Prima do Cinema contemporâneo

Uma resenha sobre “O Poderoso Chefão” “Eu vou fazer uma oferta irrecusável” “Um homem que não se dedica a família.

LEIA MAIS

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Elis Regina em detalhes (com Julio Maria)

O experiente jornalista musical e biografo Julio Maria é autor do livro “Elis Regina. Nada Será Como Antes”. A obra.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Iaponi: a invenção de uma permanente festa de existir

As formar bruscas, a cada brusco movimento, inauguram belas imagens insólitas. Henriqueta Lisboa   1.   Iaponi (São Vicente, 1942-1994),.

LEIA MAIS

Geração com cérebro desperdiçado (Clarisse da Costa)

Se buscamos conhecimento, somos viajantes nesse vasto mundo. Mas quando deixamos o saber de lado o que somos? Em pleno.

LEIA MAIS

Cuba, a Ilha da Utopia

Artigo escrito em maio de 2024 pelo maestro Kleber Mazziero sob encomenda para a Arte Brasileira Em fevereiro de 2023,.

LEIA MAIS