10 de abril de 2026

[INDICAMOS] Filme “Marcelo Zona Sul”, de 1970

(Capa do filme)

O pesquisador Eduardo Cesar Soares apresenta com exclusividade na Arte Brasileira uma série de indicações sobre filmes do cinema brasileiro dos anos 1960 e 70. “A possibilidade de analisar e indicar grandes produções cinematográficas me fez rever e conhecer ainda mais filmes desse período, que atualmente é quase nula em nossa TV é também na mídia em geral”, conta Eduardo.

O período foi recheado por mudanças e grandes acontecimentos. É por isso também que o colunista acredita que “Nesse momento, houve efervescência na cultura e história no Brasil. E não poderia ser diferente no cinema. Temos grandes obras em todos os gêneros do cinema”.

SINOPSE OFICIAL

O filme narra a história de Marcelo, um jovem de dezesseis anos que tem de enfrentar as agruras da vida com a falta de estabilidade emocional típica de um adolescente da sua idade. Sua irresponsabilidade será confrontada quando ele tiver de lidar com problemas em sua família, escola e suas decepções amorosas.

CRÍTICA DE EDUARDO CESAR SOARES

Com direção de Xavier de Oliveira, o elenco é composto por vários nomes do cinema e da televisão brasileira como: Françoise Forton, que interpreta Renata, Ana Maria Marques, Stepan Nercessian, Simone Malaguti, Francisco Dantas, entre outros nomes.

Durante o filme, é possível voltar no tempo! Primeiramente é um filme agradável e de fácil interpretação do roteiro proposto. O filme apresenta comédia, drama, romance, assim se tornando um filme completo. É um filme que retrata fatos que vivemos em nossa infância e com o tempo evaporam de nossa vida e de nossas lembranças, pois muitos se esquecem de quem foi quando criança, ou tudo que aquele universo infantil ou infantojuvenil representada em nosso dia a dia.

O filme de forma objetiva apresenta um jovem e seus problemas com família, deslocamento familiar, rebeldia, amor, escola e amigos, sob uma ótica da classe média carioca e seu crescimento urbano. O que achei mais legal nesse filme é que o “mix” de todas essas situações e acontecimentos alegres e tristes na vida do Marcelo, apresentam o seu próprio desenvolvimento para maturidade, consequentemente para sua fase adulta.

Conceição Fernandes: a presença e a valia do silêncio na arte

1. Conceição Fernandes (Mossoró, 16.05.1957) é atualmente professora aposentada, tendo atuado como professora nas redes estadual e municipal. Dedica-se às.

LEIA MAIS

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a.

LEIA MAIS

Pietro desce às regiões pelágicas do ser

Apesar dos sete mares e outros tantos matizes somos um. Henriqueta Lisboa 1. Malgrado as secas periódicas e as terras nem.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS

Carlos Gomes: um naïf registra e exulta uma pintura lúdica

O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. Provérbios, 11, 17.

LEIA MAIS

Ana Canan: metáforas da solidão extraídas da natureza

Clique aquiClique aquiClique aqui Perfil Ana Canan FlickrClique aqui Previous Next Suave é viver sóGrande e nobre é sempreviver simplesmente.Deixa.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS

CONTO: Fixação Autêntica e Gêmeas Idênticas (Gil Silva Freires)

Antônio Pedro estava casado havia mais de um ano e ainda não tinha aprendido a distinguir sua esposa da irmã.

LEIA MAIS