24 de junho de 2026

Onde é o lugar da mulher? (por Clarisse da Costa)

Eu estive pensando nas várias fases da mulher e percebo que há muitas coisas a serem compreendidas pelo homem e até por ela mesma. Primeiro que passamos a adolescência querendo mais do que poderíamos ter, como diz o ditado popular: caminhar além dos nossos limites. Então passamos a nos descobrir como mulher e a perceber que tudo que achávamos sobre a vida é nada em relação aos desafios que iremos enfrentar ao longo de nossas vidas.

Os assuntos em torno da mulher são muitos, encontramos nas estantes de livrarias e plataformas on-line diversos livros. Mas poucos chegam à compreensão feminina.

Quando dizem que “a mulher é uma caixinha de surpresas” é em tom de ironia. Porque na verdade, parar para sentar, ouvir aquela mulher e tentar entender são poucas pessoas que fazem.

A sociedade em si se depara com diversos tipos de mulheres e posso afirmar: o mundo não está preparado para essas mulheres.

Vejamos o exemplo da mulher que cuida de toda a sua família, ela praticamente vive para  a sua família e não há outra razão. Qualquer razão antes disso é anulada com a sua dedicação e cuidado. Mas quem cuida dessa mulher? É como se essa mulher não tivesse vida própria, sonhos e sentimentos. Como se essa mulher não tivesse motivos para chorar e espaço para alguns momentos de fragilidades, porque essa ideia de “mulher forte” exige que ela seja forte.

Então essa mulher, como uma variação de tantas outras mulheres, desenha um lugar somente seu onde ela tem a liberdade de ser quem quiser ser.  Mas fica uma pergunta no ar: Onde é o lugar dessa mulher?

Ela cresce se questionando: – Existe um lugar dentro de mim inabilitado, quem entrar provavelmente não terá tempo para organizar tudo ou compreender o turbilhão de mulheres que aqui estão, desde a forte a mulher frágil. É um universo misterioso para muitos. É muito difícil determinar a lógica de quem eu sou, mas obviamente quero ser tudo, dentro das minhas possibilidades. Entretanto, buscando sempre o melhor para mim e sem atropelos.

Artigo escrito por Clarisse da Costa em março de 2025

Newsletter

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O quê realmente faz o diretor de imagem? (com Diogo Pace)

Este episódio tem o intuito de investigar uma profissão essencial de toda produção audiovisual, como programas de entretenimento e jornalismo,.

LEIA MAIS

O que acha de ser homem como sua avó foi? É o que sugerira composição

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)” é uma composição que foge de tudo que é comum. Se trata.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Dá para fazer livros razoáveis com Inteligência Artificial. Há casos de autores com centenas de livros já publicados com a.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

As várias versões da “Balada do Louco”

No documentário “Loki – Arnaldo Baptista” (2008), o ex-mutantes Arnaldo Baptista é definido como “a própria personificação” do eu lírico.

LEIA MAIS

A obra de João Turin que sobreviveu a 2ª Guerra Mundial

No Memorial Paranista, sediado em Curitiba (PR) com intuito de preservar e expor a obra do paranaense João Turin, há.

LEIA MAIS