24 de agosto de 2026

Pop nas redes sociais, Susano Correia expõe sua famosa arte melancólica em galeria de SP

Um “blogueiro-artista de águas profundas”. É assim que tento rapidamente e no modo razo definir Susano Correia (@susanocorreia), catarinense formado em Artes Visuais que mutou o ambiente superficial das redes sociais para exposições virtuais de algo rico em termos de arte.

Entretanto, o que os seus mais de 400 mil seguidores do instagram veem é apenas a ponta do iceberg. Explico isso com os dois ítens seguintes:

?️Suas virais postagens carregam um mix de referências: MPB, filosofia, literatura, psicanálise, situações comuns do cotidiano e as pesadas questões existenciais do ser humano;

?️Em seu currículo prático: cinco livros publicados, diversas exposições e estatisticamente considerado um dos artistas que mais teve obras tatuadas em corpos brasileiros.

?Sua linguagem de fácil digestão e a experiência midiática que acumulou desde 2008 ainda no formato de blog são boas explicações para esse sucesso pop. Ele também tem as suas considerações esse fenômeno de audiência e engajamento em duas pequenas frases: “Busco que minhas obras sejam vistas por todas as vias”; “Trabalho com significantes universais e acessíveis”.

?O gatilho desta matéria é a exposição “À Melancolia”, que Susano apresenta em São Paulo (SP), na Galeria Objectos do Olhar, localizada na Rua Augusta.

Na mostra, que acontece a partir de amanhã (sexta-feira) a 5 de abril, estão aproximadamente 80 obras. São pinturas a óleo, desenhos, gravuras e esculturas.

⏱Aberto de terça a domingo, das 11 as 20 horas.

➡️Saiba mais: https://www.susanocorreia.com.br/

?Reproduções do instagram do artista.

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

CONTO: O Grande Herdeiro e o Confuso Caminhoneiro (Gil Silva Freires)

Gregório era o único herdeiro de um tio milionário, seu único parente. Não tinha irmãos, perdera os pais muito cedo.

LEIA MAIS

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS

Bersote é filosoficamente complexo e musicalmente indefinido em “Na Curva a Me Esperar”

A existência é pauta carimbada na música brasileira, como apontamos nesta reportagem de Jean Fronho (“Tom Zé já dizia: todo.

LEIA MAIS

Pedro Pereira: azul que te quero azul

Comer muito mel não é bom; assim,a investigação da própria glórianão é glória. Provérbios 25:27 A pintura de Pedro Pereira.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS