11 de junho de 2026

E-book ou livro físico; qual você prefere?

Você já ouviu falar em e-book, o famoso livro digital? Esse tipo de produção de livros, tem seu espaço no mercado literário, e a venda de livros digitais por aqui, representa 4%, na média, do faturamento das editoras brasileiras. Segundo a pesquisa “Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”, desenvolvida pela “Nielsen Book”.

Comparando com outros países esse número ainda é pequeno. Por aqui o que os leitores mais gostam é do bom e velho livro físico, confesso que estou entre esses apaixonados pelo livro físico, gosto de ver na estante, sentir o livro e até mesmo do cheiro. Mas nada impede de conhecermos o livro digital.

Se compararmos o livro físico com o livro digital, existem vantagens e desvantagens. Para as pessoas que procuram praticidade, o livro digital ou livros digitais pode ser o ideal, pois é possível ter vários livros em um único aparelho, o que é mais fácil de carregar. Outra vantagem é a rapidez que você pode obter o livro, se você costuma comprar livros pela internet, sabe que as vezes pode demorar um pouco para chegar em casa e o livro digital você baixa na hora.

Já quando falamos do livro físico, temos inúmeras vantagens. É possível tocar nele, sentir o cheiro de livro, que tantos leitores gostam, além de você poder montar sua biblioteca em casa.

As desvantagens também existem, como por exemplo: com um livro digital você acaba perdendo o contato com o papel, e tem que carregar o aparelho. Imagine bem no momento que você quer ler aquele livro, o aparelho está sem bateria. O livro físico também tem suas desvantagens, alguns podem ser pesados para carregar na bolsa e o preço pode desagradar o leitor, já que o livro digital, geralmente, custa menos que o livro físico.

Seja livro físico ou digital, o que importa de verdade é a leitura. Quando uma pessoa lê um livro independente do formato, ela já está estimulando sua criatividade e aprimorando sua habilidade leitora. O que mais interessa é o conteúdo, que aliás, é o mesmo, seja livro físico ou digital.

E você, já se aventurou nos livros digitais ou ainda prefere o bom e velho livro físico?

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

A serenata que mudou tudo: amor, surpresas e bingo

Hoje vamos contar a história de Vânia, uma professora de música que queria homenagear seu namorado e contar uma grande.

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Nilson dos Santos: o registro da etnografia de um tempo extinto++++++++++++++++++++++++3

Há pouco se apagou de vezno reduto dos dicionárioscerta palavra-chave. Henriqueta Lisboa 1. Nilson dos Santos (17.06.1970) nasceu em Currais.

LEIA MAIS

Adonay: universais variações sobre o mesmo tema

Como saber, se há tanta coisa do que falar ou não falar?E se o evitá-la, o não falar, é forma.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS