23 de fevereiro de 2024
Listas de lançamentos

Playlist “Além da BR” #44 – Sons do mundo que chegam até nós

além da br

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 44ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

Andrì – “Soulair” – (Itália)

Andrì é um instrumentista e compositor italiano que se descreve como aquele que “não gosta de clichês, classificações por gêneros, tribos e correntes musicais, pelo contrário, odeia tudo isso.” Esta fala deste artista italiano abre portas para entendermos seu novo lançamento, a música “Soulair”, uma obra que, segundo ele, é inspirada na trajetória entre o nascimento e a morte. Progressiva, inusitada e impactante, “Soulair” é o nono lançamento de Andrì.

Original Pairs – “Money on a Tree” – (Canadá)

“Money on a tree”, o quinto single da banda canadense Original Pairs, é um rockabilly que tem uma temática um tanto diferente do comum. A letra desta canção ironiza algo que, certamente, já aconteceu com você, caro leitor. “Dinheiro em uma árvore” (tradução do título) é sobre aquele momento em que pessoas aparecem do nada, sendo que a única justificativa para isso é que você atraiu interessados em sua fama, dinheiro ou outras destas coisas. Segundo os artistas, quando isso acontece, é um sinal de que você conseguiu algo, algo material tão grande que os interessou. Confira!

Alex Blizzy“Drinking Town” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

– Em geral, o que é essa música? Drinking Town” foi escrita como um hino do coração do rock para o cinturão de ferrugem e o meio-oeste industrial dos Estados Unidos. Ele pondera a ideia de que talvez ficar em uma cidade com menos glamour e perfil tenha suas vantagens em relação ao que as luzes mais brilhantes têm a oferecer.

– O que isso nos diz? Descreva o som e as influências musicais em “Drinking Town”.  Musicalmente, eu realmente estava tentando criar algo que fosse um hino e se apoiasse nas influências de artistas como Bruce Springsteen, John Mellencamp e The Replacements. Eu queria que o baixo e a bateria tivessem uma sensação de hino, mas também mantivessem um ritmo rock ‘n’ roll. Eu queria usar alguns efeitos, como o refrão e o atraso que você ouve nas guitarras, para criar um som que refletisse uma cidade parada no tempo.

– Existe alguma história ou curiosidade interessante sobre essa música? Meu interesse neste assunto realmente vem do fato de que nasci em Buffalo, Nova York e toda a minha família é dessa cidade. Sempre foi um lugar especial para mim, um lugar onde nunca me senti fora do meu elemento. Ele fica em uma área do país conhecida como “cinturão de ferrugem” devido a todos os empregos de manufatura que já existiram lá. A região começou a declinar na década de 1970 e só voltou a florescer nos últimos quinze anos. Eu queria homenagear esse tipo de cidade trabalhadora e trabalhadora e mostrar o valor de permanecer fiel às raízes.

Respostas Alex Blizzy

Rorie – “Hold Me Jesus (Rich Mullins Cover)” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

– O que diz a letra da música? Esta música foi escrita originalmente por um de nossos compositores favoritos, Rich Mullins. É uma música muito pessoal, admitindo fraqueza e pedindo força a Jesus. É o tipo de música em que a letra vai te atingir de repente quando você está passando por uma fase muito difícil da vida. De repente, é tudo tão relacionável.

– Qual é a sua mensagem? Gravei esta música em colaboração com a artista Maelah. Nós dois nos relacionamos com a música de Rich Mullins por anos, e também passamos por algumas experiências difíceis nos últimos anos, onde a letra dessa música veio à mente. É um lembrete de que Jesus nos segura quando temos muito pouca força própria, e mesmo que estejamos lutando na direção oposta, se apenas admitirmos nossa necessidade e pedirmos a Ele.

– Comente sobre o som: Mantivemos o som apenas de piano, violoncelo e voz para que a letra e a emoção da música falassem por si!

– Alguma história ou curiosidade interessante sobre esse lançamento? Como mencionado acima, Maelah e eu nos relacionamos com a música de Rich Mullins por muitos anos. Ela me enviou seu catálogo pela primeira vez quando eu estava tendo problemas para encontrar meu lugar como artista e compositor. Ela pensou que eu me identificaria com suas letras que eram honestas e cheias de fé. Suas canções me inspiraram a ser mais honesto e ousado em minha escrita também. A ideia de gravar esse cover surgiu no ano passado, quando ela estava de visita. Ela sentou ao piano no meu estúdio e começou a tocar uma versão instrumental que ela tinha arranjado, e eu comecei a cantar junto sem pensar. Nós praticamente imediatamente decidimos que deveríamos gravá-lo.

Respostas Rorie

OH Overhead – “One Silent Thought” – (Finlândia)

One Silent Thought“, o novo single do finlandês Oh Overhead, é uma música para os que estão em silêncio, mas, ao mesmo tempo, que pensam muito. Oh Overhead descreve esta música da seguinte maneira: “Você gostaria de dizer algo significativo para alguém, mas não consegue encontrar as palavras certas. Uma melodia minimalista descreve esse som de saudade”.

Confira “One Silent Thought” e experimente as singelas emoções que esta música pode te proporcionar.

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.