13 de janeiro de 2026

Como ler mais no dia a dia?

Já parou para pensar quantos livros você já leu esse ano? Se sua resposta foi que deveria ler mais livros, saiba que você não está sozinho.

De acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” divulgada em 2020, 82% dos brasileiros entrevistados, gostariam de ter lido mais. O levantamento foi realizado pelo Instituto Pró-livro em parceira com o Itaú Cultura.

Lembre-se que não existem leitores maiores ou menores do que outros, o que existe, são pessoas que gostam de ler, cada uma em seu tempo. No campo da leitura não existe uma competição para saber quem leu mais, devemos priorizar a qualidade da leitura e não simplesmente a quantidade.

Existem vários motivos para uma pessoa não ler um livro, falta de tempo é um deles e isso pode acontecer devido a rapidez do dia a dia. Será que nesse cenário sobra tempo para o lazer?

Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura, esse resultado é um pouco menor do que foi registrado na pesquisa realizada em 2015, quando 56% dos brasileiros possuíam o hábito de leitura.

Note que a pesquisa indica uma queda no número de leitores, mas não é possível dizer que o Brasil é um país de pessoas que não gostam de ler. Os números mencionados anteriormente demostram que os brasileiros ainda cultivam o hábito da leitura. Concordo que mais pessoas poderiam ler, mas esses dados, de certa forma, mostram que a leitura ainda é um hábito da maioria dos brasileiros e isso é uma coisa boa.

O que podemos fazer para ler mais? Algumas dicas simples, podem ser colocadas em prática e dessa forma ajudar aqueles que buscam aprimorar o hábito da leitura, em “português claro”, ler mais. A primeira delas é a reserva de um período do seu dia para ler, não adianta ficar esperando a “hora certa” para pegar um livro, você precisa criar esse hábito é preciso começar!

Outra dica que pode funcionar bem é carregar um livro sempre na mochila ou bolsa, assim quando aparecer aquele tempinho em uma fila, no caso das cidades grandes, o trânsito ou transporte público. Dessa forma você vai ter bem próximo um livro para ler.

Algumas pessoas também utilizam o método de determinar uma quantidade de páginas para ler por dia, isso ajuda para aqueles que não são tão organizados e assim conseguem criar o hábito diário da leitura.

Seja qual for seu método para ler mais, o importante é que você nunca perca a vontade de ler, pois para que a leitura seja uma prática prazerosa a gente precisa gostar dessa atividade e nada melhor do que fazer o que gosta. Comece lendo hoje mesmo, aos poucos o hábito de leitura vai chegar!

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até.

LEIA MAIS

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS

Espiritualidade de pai para filho, a mensagem da nova música do israelense Ari Fraser

ARI FRASER, músico israelense, cria uma canção de ninar comovente e profundamente espiritual nesta canção. A letra se desdobra como.

LEIA MAIS

LITERATURA DO RAP, por Luiz Castelões

O rap é o mais importante gênero musical-literário do final do séc. XX.Assim como o post de rede social é.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS

Uma breve leitura dos festivais de ontem e de hoje

Nesta manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2017, acabei de ler o livro “Tropicália – A história de.

LEIA MAIS

Pietro desce às regiões pelágicas do ser

Apesar dos sete mares e outros tantos matizes somos um. Henriqueta Lisboa 1. Malgrado as secas periódicas e as terras nem.

LEIA MAIS