21 de junho de 2026

Alceu Valença permanece sua sonoridade em novo single

Alceu Valença la belle le jour

(Capa do single)

 

O novo single de Alceu Valença resiste a sua essência, aquela mesma que consagrou seu nome como um dos ícones da MPB. Composta por ele em parceria com Herbert Azul, “Eu Vou Fazer Você Voar” resgata com determinada fidelidade ritmos tropicais como ijexá, forró e baião.

Em clima de verão, a canção pode ser encarada como um convite ao carnaval de 2020, já que anuncia uma série de novidades do artista, mas sem se aprisionar a esse momento de felicidade apenas, podendo assim ser objeto de estudo e reflexão sobre a poesia e sonoridade da música brasileira dentro da globalização que afeta a cultura nacional como um todo.

Lançado pela gravadora Deck e já disponível em todas as plataformas digitais, a canção é tocada pelos músicos Paulo Rafael (guitarra), Tovinho (teclados), Nando Barreto (baixo), Cássio Cunha (bateria) e André Miau (percussão).

 

 

SOBRE ALCEU VALENÇA

Autodidata, o músico foi um dos responsáveis por identificar, aos ouvidos de todos os cantos do Brasil e do mundo, o que seria a sonoridade da música nordestina.

Foi jornalista e advogado, porém, sempre influenciado pela música, Alceu passou a se dedicar a profissão de compositor.

Como consequência, interpretou suas próprias canções. A exemplo deste novo lançamento, Alceu não parou no tempo. A explicação podemos dar com a canção “la belle le jour” lançada em 2014 e que se tornou ícone de sua vasta discografia.

(O programa Perfil da TV ALERJ entrevistou o músico há algum tempo. Disponível no youtube, é um prato cheio para iniciar os estudos sobre o músico pernambucano)

 


 

Reportagem e edição de Matheus Luzi 

 

 

 

 

 

Silvo Carlos: eu quero uma casa no campo, de um tamanho ideal…

Às vezes, em dias de luz perfeita e exata,Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,Pergunto a.

LEIA MAIS

O Brasil precisa de políticas públicas multiculturais (por Leonardo Bruno da Silva)

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em.

LEIA MAIS

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS

 Artur Rosa: prelúdio para um só artista

Quem há de completar a obra reguei com meu pranto e suor. Henriqueta Lisboa 1. Arthur Rosa (25.06.1984) nasceu em.

LEIA MAIS

CONTO: O Operário Dedicado e O Regozijo do Aposentado (Gil Silva Freires)

Seo Leocádio era o tipo de homem totalmente estável e mantivera o mesmo emprego durante toda a vida. Se haviam.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Se a arte é censurada e incomoda poderosos do capital, juízes, políticos de todas as naturezas, chefões do crime organizado,.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS