27 de agosto de 2026

Andrea Ferrer explode sensibilidade em novo EP

(Foto de Victor Curi)

 

“Inteira”, o novo EP da cantora e compositora Andrea Ferrer, embarca um amor em cinco canções que passeiam pelo samba-canção, tango, blues e a MPB.  “Precisava colocar para fora um pouco da minha essência e do meu romantismo. Eu era aquela criança que escrevia sobre amores platônicos, trágicos, e que aos poucos foi amenizando o amor no coração”, diz ela.

Este EP significa o um novo recomeço, depois de anos em luto, com a morte do grande amigo e produtor musical, o baixista Luca Maciel, que arranjou os dois primeiros álbuns da artista, “Séculos” (2003) e “Andrea Ferrer” (2010). “Inteira” tem em uma de suas raízes, o encontro da artista com o pianista e tecladista Misael da Hora em 2014, que veio a se tornar o novo produtor de seus trabalhos musicais.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O EP PELA ÓTICA DO CRÍTICO SILVIO ESSINGER

Um retiro na casa da família, na praia de Itaparica, foi providencial – alguns dos versos, a cantora literalmente escreveu na areia. “Foi um processo de busca da liberdade e do autoconhecimento”, conta ela, que em pouco tempo reuniu uma série de letras, as quais passou para os seus parceiros musicais. “Inteira”, no entanto, abre com a canção que ela fez sozinha ao longo dos anos, versos e melodia. Com toques contemporâneos de percussão eletrônica, “Amor sem fim” vai entre o tango (no acordeon de João Carlos Coutinho, em participação especial) e o blues, para revelar-se, enfim, um atemporal samba-canção. “Busquei te encontrar como um farol a me guiar”, canta Andrea, deixando escapar uma das várias imagens marítimas que permeiam as músicas do EP.

Três outras faixas de “Inteira”, ela fez com o paraibano Tadeu Mathias, compositor profissional (de canções para disco, teatro e publicidade) e ex-vocalista da banda de Elba Ramalho. Uma ingenuidade praieira e o doce toque de bandolim (de João Gaspar) conduzem “Te quero comigo do lado de cá”, música de sabor antigo, daquelas que deflagram reminiscências sem que se saiba bem a razão. Noutro departamento, o da Bahia carnavalesca e funky evocada no arranjo de Misael da Hora, eles se encontram em “Transbordando”, a trilha da libertação de Andrea: “Vou aonde eu queira me levar / vou com o vento, vou com o mar”. Por fim, ela e Tadeu retornam à ternura com “Me dá tua lua”, toada com refrão matador, que existe naquele universo de desmedida típico da mais popular música brasileira: “Te quero tanto, te quero assim, te quero todo, te quero em mim.”

O EP se completa com “Vem pra mim”, um sambolero com toque de Novos Baianos, feita por Andrea com a irmã, a também cantora Daniella Firpo, e o italiano Roberto Grignolio. Nos versos com fragrâncias de Aldir Blanc, encontra-se o relato um amor que saqueia e incendeia, sem poupar vítimas. “Quando o corpo de se expande / sonho rompe a medida / não queira que eu siga”, recomenda a cantora ao ouvinte, esse cúmplice da sua paixão. Acompanhada no disco pelo produtor e arranjador Misael (piano, teclado e programações) e por João Gaspar (violão de aço, guitarra e bandolim), Tuca Alves (violão de nylon, violão de aço e guitarra), Léo Guimarães (contrabaixo), Mafram (percussão) e Rodrigo Dias (bateria), Andrea Ferrer agora não tem mais o que esconder: está pronta para o mundo. Inteira, enfim.

 

(Foto de Victor Curi)

 

SOBRE ANDREA FERRER

De família de cantores, Andrea Ferrer nasceu na Bahia e mora no Rio de Janeiro. Com formação em música e em teatro, lançou dois álbuns em circulação nacional – “Séculos” e “Andrea Ferrer”.

Em sua última turnê e projeto artístico, “Versos e Reversos do Amor”, com Misael da Hora, apresentou composições próprias junto com músicas de Chico Buarque, Caetano, entre outros, em diversas casas noturnas, como o Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro e em Salvador. Antes, fez temporada com o show “Andrea Ferrer Canta Família Gonzaga” também no Rio e Salvador, reverenciando a obra de Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – e Gonzaguinha, em releituras que valorizam o toque particular que Andrea traz às canções. Entre seus projetos musicais, destaca-se também o show “Caetaneando”, no qual interpretou músicas de Caetano Veloso, em várias capitais.

 

 

 

 

 

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

Francisco Eduardo:  a geometria do corpo e suas personas

 Quando quis tirar a máscara,Estava pegada à cara.Quando a tirei e me vi ao espelho,Já tinha envelhecido. Fernando Pessoa  .

LEIA MAIS

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS

Chiquinha Gonzaga: compositora mulher mestiça

A mítica compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) representa um divisor de águas na história da música brasileira. Nela, convergem 3 marcos.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS

O folk voz e violão de Diego Schaun no EP “Durante Este Tempo

Quatro canções formam o novo EP do baiano Diego Schaun, cantor e compositor de música folk que estreou nas plataformas.

LEIA MAIS

Novo pop rock de Jan Thomassen se esbarra na “crise dos 40” 

“Envelhecer consciente de que não há caminho de volta”. É este um dos pensamentos do novo single do cantor e.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS