9 de outubro de 2026

Como compositor, produtor e intérprete, Manoel Magalhães lança primeiro disco solo [ENTREVISTA]

 

O nome CONSERTOS EM GERAL, realmente faz jus a ideia de Manoel Magalhães nesse seu primeiro álbum solo, com 9 faixas autorais, e produzido pelo próprio artista. CONSERTOS EM GERAL faz uma alusão ao ofício do compositor, que muitas vezes acaba sendo esquecido.

“Esse é um trabalho de xamã e acho que se tem uma coisa do século XX que não podemos dar por encerrada é a canção. Eu cresci viciado nisso e faço questão de tentar fazer as minhas para produzir algum efeito também nas pessoas.”, comentou o músico.

 

Abaixo, você vê na íntegra uma entrevista que fizemos com Manoel.

 

 

Esse é o seu primeiro trabalho solo. O que pretende levar com ele, musicalmente e poeticamente?

O primeiro disco solo é um grande salto no escuro. Você não tem outras pessoas pra dividir a responsabilidade, mas também tudo vira uma tela em branco. Você pode pintar a sua própria história de qualquer jeito. Eu quis muito com esse disco resgatar o conceito da canção de rádio, de três minutos, que conversa com todo mundo, que não é de nicho, é um brinquedo que diverte e educa. Eu queria trazer temas complexos como o sonho e a sugestão do destino para um contexto dos relacionamentos amorosos, tema que qualquer um pode acessar. É muito e é pouco ao mesmo tempo.


Explique para nós o conceito do título (CONSERTOS EM GERAL).

É uma alusão às lojas que consertam tudo. Sapato, roupa, televisão ou batedeira elétrica. É uma brincadeira sobre o compositor de música popular ser uma espécie de curandeiro universal, que serve pra curar dores afetivas, rancor, saudade e melancolia. Música, pra mim, serve pra isso.

 

Como foi produzir suas próprias músicas? E como foi esse momento?

É uma aventura pra quem tem coração forte, não recomento, na verdade. É tão mais fácil ir à praia, ler todos os livros do Henry James ou assistir debates esportivos na televisão. Eu sofri muito fazendo esse disco, você nunca sabe se as suas escolhas estão caminhando pra algo que te agrade de verdade, se a colaboração dos outros está ajudando ou atrapalhando o processo. Mas, no fim, com o disco realizado, a alegria é maravilhosa. Dói, mas é transformador.

 

Nas gravações, você contou com participações de grandes músicos, não é?

Sim, o Clower Curtis, que produziu o disco comigo, já é um grande músico. Tocou vários instrumentos e acrescentou muito ao álbum. A talentosa cantora e amiga Vivian Benford também participa de várias canções, entre elas, QUANDO ELA QUISER, e CAMPOS. Além deles, tive a sorte de contar com um time de primeira da música brasileira atual: Antonio Guerra, pianista e acordeonista, Marcelo Cebokin no saxofone, Aquiles Moraes no trompete e Mateus Ceccato no violoncelo.

 

É verdade que as músicas do álbum estão sendo trabalhadas desde 2014? Como foram os momentos de criação das faixas?

Sim, desde 2014 eu trabalho nessas músicas. Pensei e repensei bastante alguns detalhes delas e fui tentando construir um registro abrangente dessa época da minha vida. As nove músicas são como retratos de coisas que eu pensei num passado muito remoto e que voltaram nesse período. As letras podem parecer literais, mas não são. Não são histórias fechadas, claras, são junções de temas que vivem no meu imaginário já há 20 anos. A passividade do fim em PRA GRAVAR NA SUA SECRETÁRIA ELETRÔNICA, o sonho como narrativa em CAMPOS, que tem citações ao Truffaut, ao Tom Zé e ao John Coltrane, todos eles identificados com esse significado onírico do desejo. Cada parte forma um todo que é marcado pelos assuntos que atravessam a minha cabeça e eu não tenho possibilidade de verbalizar em diálogos humanos normais.

 

 Tem alguma história ou curiosidade que queria nos contar a respeito do álbum?

A história que eu queria contar é que tive medo de começarem a achar que esse disco era uma lenda urbana. Meus amigos perguntavam: “E o disco?” E o pânico de não terminar nunca quase me dominou. Felizmente, está aí e até agora sou todo alegria pelo rumo que ele está ganhando. 

 

 

 

 

Newsletter

Madé Weiner: da atualidade de ressignificar técnicas das artes visuais

  Sempre evitei falar de mim,  falar-me. Quis falar de coisas.  Mas na seleção dessas coisas  falar-me. Quis falar de coisas. .

LEIA MAIS

“A Grande Família” e o poder da comédia do cotidiano

A série “A Grande Família” é exemplo de um gênero do humor que funciona como um espelho capaz de revelar.

LEIA MAIS

 Artur Rosa: prelúdio para um só artista

Quem há de completar a obra reguei com meu pranto e suor. Henriqueta Lisboa 1. Arthur Rosa (25.06.1984) nasceu em.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Augusto dos Anjos? (com Augusto César)

O 9º episódio do Investiga buscou informações sobre os principais pontos da trajetória pessoal e profissional do poeta brasileiro Augusto.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Pedro Pereira: azul que te quero azul

Comer muito mel não é bom; assim,a investigação da própria glórianão é glória. Provérbios 25:27 A pintura de Pedro Pereira.

LEIA MAIS

Analice Uchôa: o vinco da arte nas dobras da realidade

Se acaso me tivessem dado o jugo e o poder de apontar a obra de um pintor naïf como um.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Roberto Piva (com Jhonata Lucena)

O 10º episódio do Investiga se debruça sobre vida e obra de Roberto Piva, poeta experimental que viveu intensamente a.

LEIA MAIS