25 de abril de 2025

POR TRÁS DA LETRA – Videocast explora o compositor no momento da criação

(Capa do programa)

No período do isolamento social, assim como muitos artistas, o cantor e compositor Danilo Martire encontrou uma saída saudável para a ociosidade. Assim, nasceu o quadro “Por trás da letra” que, como o nome insinua, traz Danilo entrevistando os compositores para saber o que havia em suas mentes no momento criativo de uma ou mais canções. O programa está disponível no canal do Youtube do músico, e em formato podcast no Spotify.

Na mais recente edição, lançada no dia 5 de fevereiro, Danilo entrevista Caju Hassen, artista brasileiro com uma carreira internacional decolando. Nas duas anteriores, teve como entrevistados os músicos Áureo Alessandri, guitarrista da banda Blues Riders, Khris Zacarelli, guitarrista e vocalista da banda Khris and Rocks. O primeiro vídeo do canal é do próprio Danilo revelando os bastidores de “Me Reinvento”, canção lançada por ele em 2020.

“Esse quadro é como um retrato dos bastidores do artista, de uma maneira diferente. O que está por detrás da música, na cabeça do autor. Acho que nem sempre os artistas têm a chance de falar sobre isso e acredito que é uma ótima oportunidade para eles se soltarem e trazerem um pouco do seu lado pessoal para o público.”, comenta Danilo.

Uma característica interessante a ser ressaltada nesse projeto é as descobertas. Para Danilo, “Por trás da letra” revela o lado mais puro do artista, a sua essência, o que os fazem escrever, quais as suas verdades. “Pelo menos até agora, não tive nenhum artista que escreveu a letra simplesmente para rimar palavras ou fazer algo comercial. Mas eu acho que ainda assim, se fizer um programa desses podemos descobrir boas histórias.”

O quadro é produzido praticamente todo por Danilo, com recursos próprios e a casa como estúdio de gravações. Além disso, ele recebeu o apoio de Michel Teer que elaborou alguns templates e fez as vinhetas de entrada do programa. Aos artistas interessados em participar, o e-mail deve ser enviado para dmartire@gmail.com e, assim, irá passar por um processo de curadoria.

SOBRE O ARTISTA

Paulistano de mão cheia, Danilo já passou pelas bandas Balls, Delta Crucis e, a partir de 2019, está em carreira solo, tendo lançado singles entre o mesmo ano e 2020. Casado e pai, trabalha atualmente no Metrô de São Paulo como analista de marketing e ministra palestras em empresas sobre como usar a voz na comunicação. Danilo é especialista em marketing e publicidade. Além disso, se especializou no uso da voz cantada tendo grandes mestres do canto popular contemporâneo no Brasil como professores.

Quer saber mais? Clique aqui e confira a biografia mais detalhada do artista.

Pincel, o novo companheiro do cantor e compositor Bryan Behr

Reprodução/instagram do artista. Do seu atelier, Bryan Behr se mostra um artista inquieto, em constante atividade. O catarinense de 24.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

O folk voz e violão de Diego Schaun no EP “Durante Este Tempo

Quatro canções formam o novo EP do baiano Diego Schaun, cantor e compositor de música folk que estreou nas plataformas.

LEIA MAIS

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Dá para fazer livros razoáveis com Inteligência Artificial. Há casos de autores com centenas de livros já publicados com a.

LEIA MAIS

O poderoso Chefão, 50 Anos: Uma Obra Prima do Cinema contemporâneo

Uma resenha sobre “O Poderoso Chefão” “Eu vou fazer uma oferta irrecusável” “Um homem que não se dedica a família.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #15 – Gabriel Deoli canta “Já deu no que tinha que dar” e

No dia 27 de outubro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os cantores e compositores Gabriel Deoli e.

LEIA MAIS

CONTO: O Medo do Mar e O Risco de Se Banhar (Gil Silva Freires)

Adalberto morria de medo do mar, ou melhor, mantinha-se distante do mar exatamente pra não morrer. Se há quem não.

LEIA MAIS

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS