6 de fevereiro de 2025

Rafael Zacky reafirma sua essência Punk Rock com novo single “What’s Punk”

(Capa do single)

O cantor e compositor Rafael Zacky lançou, recentemente, o seu novo single, “What’s Punk” pelo selo Kaos dirigido pelo importante representante do Punk Rock Nacional, Clemente Nascimento das bandas Inocentes e Plebe Rude. O som teve produção musical de Renan Davidson e já está disponível nas plataformas de streaming e no Youtube. Indo além, a música antecede o próximo álbum do artista, previsto para junho deste ano.

Como Rafael respira e defende a bandeira do movimento punk, a pegada de “What’s Punk” segue a mesma essência. É nela que, musicalmente, o músico reafirma a constante luta pela igualdade e pelo direito de todos. Por outro lado, a letra tem a proposta de mostrar que “tudo vai ficar bem”. “A mensagem é que apesar de tudo, uma hora tudo vai ficar bem. Porém, devemos fazer o bem, e lutar pra que isso aconteça.”, comenta Rafael.

A arte da capa é assinada por Caru Leão. Rafael a descreve em algumas palavras: “Ela mostra uma caveira que pro punk e rock tem o significado de igualdade, não importa se você é negro, branco, amarelo, homossexual ou heterossexual, a capa traz a igualdade.”. Com isso, Zacky diz que o punk rock é a sua maior expressão. “eu posso ser quem eu quero em cima do palco, quando estou lá em cima não tenho medo de nada, ver uma roda punk cheia de loucos, significa que estou em casa.”.

Uma dúvida que pode intrigar muita gente: “como rolou de Rafael fazer parte do selo de Clemente?”. A resposta ele mesmo explica. “Desde que tive a ideia de lançar minha carreira solo, entrei em contato com o Clemente, a gente já tinha trabalhado juntos na Plebe Rude, então quando surgiu o convite para lançar o EP e o single pelo selo dele foi uma honra, o Clemente afinal e a lenda viva do punk rock nacional.”

O álbum a ser lançado em breve será composto por dez faixas, algumas em português. Nele, o músico trará sonoridades e ideias diferentes. A proposta é fazer com que, ao máximo, as pessoas reflitam sobre suas vidas.

(Crédito: Paulo Sabino)

Antes de lançar a carreira solo, Rafael realizou um show com o Marcos Kleine do Ultraje a Rigor. Foi, nessa noite, que noticiaram sobre o coronavírus. No isolamento social, o músico sentiu, então, a necessidade de iniciar sua carreira. Ele foi contaminado e ficou muito doente, sendo o fato de ser diabético crucial para que o Covid-19 ameaçasse sua vida.

SOBRE RAFAEL ZACKY

A música, na vida de Rafael, ganhou seus primeiros tons quando, ainda criança, seu pai colocava algumas canções brasilienses para tocar. Entre elas, sons da Plebe Rude, Aborto Elétrico, Paralamas do Sucesso, entre tantos outros. Como as letras descreviam o que ele mesmo vivia, então pediu ao pai para que comprasse um violão.

Em pouco tempo, aos 8 anos de idade, Rafael já estava tocando algumas músicas e, aos 14, montou sua primeira banda de garagem. Como todo grupo, havia muitas brigas e a separação acabou acontecendo. Porém, em meados de 2014, em uma rádio, conheceu o Philippe Seabra da Plebe Rude. O mesmo o convidou para ser roadie da banda em um clipe. Rafael aceitou e aí tudo passou a conspirar para sua história na música. Depois dessa banda, tocou com várias outras e artistas dos anos 80 e 90.

Atualmente, ele lançou, em 2020, seu primeiro trabalho como cantor solo, o EP “Big Mike”.

Pedro Blanc estreia na Netflix e revela bastidores à colunista Fernanda Lucena

“Isso pra mim representa uma confirmação de tudo que eu planejei pra minha vida e ver que tudo com o.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

“Fiz da arte um motivo para viver” – por Pedro Antônio

Quadro “Cinco Girassóis” de Pedro Antônio   Meu nome é Pedro Antônio, tenho 23 anos, e hoje eu posso afirmar que.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

É tempo de celebrar o folclore brasileiro (Luiz Neves Castro)

FOLCLORE BRASILEIRO – Em agosto, comemoramos o Mês do Folclore no Brasil com a passagem do Dia do Folclore em.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

A obra de João Turin que sobreviveu a 2ª Guerra Mundial

No Memorial Paranista, sediado em Curitiba (PR) com intuito de preservar e expor a obra do paranaense João Turin, há.

LEIA MAIS