19 de janeiro de 2025
Notícia

Música popular permanbucana é evidenciada em novo single de Arquétipo Rafa e Alessandra Leão

Reverenciando seu berço através de um resgate estético da cultura pernambucana, o cantor e compositor Arquétipo Rafa lança “Feito Ladeira”, single que abre caminhos para o seu álbum de estreia e marca uma nova fase artística. A faixa, que traz Alessandra Leão como participação especial, acaba de chegar nas plataformas digitais.

Uma paixão repentina, daquelas de tirar o fôlego, dá o mote para “Feito Ladeira” que conta – com muito bom humor – sobre um encontro inesperado e cheio de desejos urgentes nas ladeiras de Olinda como nos versos “ela vai me bebendo ar feito ladeira / (…) vamo logo se falar / quero pisa de conversa”.

A faixa traz elementos rítmicos típicos da cultura popular pernambucana, como o maracatu nação e o xote, mesclados com sintetizadores e violões, criando uma conexão entre o nordeste e o mundo. “Feito Ladeira”, que conta com a produção musical de Arthur Dossa, traz uma cadência dançante, em clima de festa, servindo de trilha para um romance inusitado.

“Essa canção remete à minha infância e adolescência em Olinda, cidade que me proporcionou os primeiros encontros na música e me deu a oportunidade de conviver com a diversidade cultural pernambucana em sua essência. “Feito Ladeira” foi feita para suspirar, dançar e paquerar”

Arquétipo Rafa

A música escolhida por Rafa para abrir seu primeiro disco tem a participação de Alessandra Leão, sua conterrânea e uma das suas inspirações musicais. A cantora traz em “Feito Ladeira” uma dinâmica que passeia entre sua potência e suavidade vocal, imprimindo uma essência singular e elegante.

“Feito ladeira é daquelas surpresas boas. Daquelas músicas que fazem o corpo dançar pela cidade, com sorriso bem abertinho. Essas coisas que a gente tanto sempre quer e precisa para os dias”

Alessandra Leão

“Feito Ladeira” foi a canção escolhida para abrir esse trabalho por sintetizar a estética da narrativa do álbum. “Alessandra sempre foi uma inspiração para o meu trabalho e essa música em específico é muito ambientada neste universo que ela traz da cultura popular mesclando com os timbres eletrônicos. A voz dela dialoga muito bem com essas cores da música”

Arquétipo Rafa

A música está disponível na nossa playlist “MPB – O que há de novo?”

SOBRE ARQUÉTIPO RAFA

Arquétipo Rafa é um músico, produtor e compositor pernambucano que ao longo de sua carreira trabalhou com diversos artistas como Marcelo Jeneci, China, Lúcio Maia (Nação Zumbi), Di Melo, Bia Ferreira, Rodrigo Campos, Ayrton Montarroyos e outros. Em 2018 estreou seu projeto solo com o EP Ode ao Óbvio, além dos singles Visceral (2019), Sursfista de Boi (2020) e Muro (2021). Agora, Rafa se prepara para lançar seu primeiro álbum de estreia, previsto para 2023, marcando sua nova fase artística.

FICHA TÉCNICA

Feito Ladeira
Composição: Arquétipo Rafa

Vozes: Arquétipo Rafa e Alessandra Leão Back Vocals: Bruna Alimonda
Bateria, sintetizadores, violão: Arquétipo Rafa Contrabaixo: Arthur Dossa

Percussões: Arquétipo Rafa e Xavier
Direção Vocal: Bruna Alimonda
Produção Musical: Arthur Dossa
Edições e Programações: Arthur Dossa
Mixagem: Gustavo Lenza
Masterização: Felipe Tichauer
Gravados nos Estúdios: Trampolim, Móbile, Carranca e Navegantes.
Técnicos de Gravação: Habacuque Lima, Breno Rocha, Vinicius Aquino, Zé Nigro e Arthur Dossa

Manager: Rebeca Gouveia
Produção Executiva: Rebeca Gouveia Assessoria de Imprensa: Assessoria Bianco Fotos de Divulgação: José de Holanda Figurino, Bordados e Estandarte: Laura Berbert Selo: Relva Music

Capa da matéria | Crédito: José de Holanda

Texto de Assessoria Bianco (assessoria de imprensa)

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.