14 de outubro de 2026

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música “America”

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido iniciada no não tão distante 2020. Conheci-o por meio de uma plataforma, e o primeiro aperto de mãos aconteceu com o seu mais novo single, chamado “America”. Apertei o play e fiquei encantado com a sonoridade. Este foi o ponto de partida para, então, buscar a tradução da letra. Além da tradução, tive acesso à uma declaração do artista sobre a música, apesar de que nesta declaração ele mal cita a canção, apenas relata suas angústias sobre o mundo atual e sua esperança, o que implicitamente é sinônimo de uma explicação de “America”.

No texto enviado à imprensa, ele diz que, embora português, se sente americano e que vê nos Estados Unidos uma fonte de salvação para o mundo, assim como lamenta a violência urbana na sua querida terra natal. Honestamente, em particular não concordo em muitas das coisas que ele escreveu, principalmente quanto à América ser a salvadora do mundo, pelo contrário. No entanto, o editorial da Arte Brasileira permite esta abertura, desde que haja o mínimo de ética e bom senso humano. O intuito é a divulgação de conteúdos que gerem reflexões sociais, e este, você concordando ou não, é um bom material neste sentido. Afinal, falar do mundo por meio da arte é uma das principais características que norteiam nosso editorial. Nada nos impede, por exemplo, de uma dia publicar uma música chamada “URSS” com o seu autor declarando apreço pela antiga União Soviética. (Caso você tenha alguma crítica sobre isso, envie-nos um e-mail)

Além disso, as palavras do artistas foram escritas com maestria, é um texto agradável de se ler, muito bem construído e podemos nele sentir até as lágrimas do artista. Uma obra literária, por isso o compartilho com você, leitor. Infelizmente, usamos um tradutor automático, o que pode afetar sua integridade. Mas o que vale é a intenção, certo?

Exagerei? Creio que não, mas você poderá ter suas próprias impressões agora. Leia o depoimento após ouvir a música (a letra traduzida está no final da publicação)


Olá América. Eu fiz uma música para você. Ela não se compara a “Summertime” de Gershwin ou “Unforgettable” de Nat King Cole ou “Unforgettable”, de Nat King Cole. Mas pode acreditar que coloquei todo o meu ser em sua composição. Eu não nasci americano. Nasci em Portugal, um pequeno país da Europa.

Desde 1986, ano em que Portugal entrou para a União Europeia, eu me acostumei a me imaginar europeu. a me imaginar como europeu. Lembro-me de que, em 1986, as pessoas em geral estavam muito felizes por se tornarem parte de uma grande entidade política e econômica. Estavam ainda mais felizes com a entrada de dinheiro. Havia muito dinheiro entrando no país, vindo dos países ricos do norte da Europa, o que permitiria que a indústria, a agricultura e mentalidades se desenvolvessem nos países pobres do sudoeste, como Portugal. Muitas estradas foram construídas naquela época, muitos túneis e algumas pontes.

Não sei como nem por que, mas não está mais na moda gostar dos Estados Unidos. Alguém, possivelmente por motivos de propaganda ou geopolíticos, quis nos convencer de que ou gostamos da Europa ou gostamos dos Estados Unidos. Mas quando você ama, você ama, para sempre. E eu adorava os filmes, os desenhos animados, a música, as notícias fantásticas, tudo o que vinha dos Estados Unidos. Eu me lembro, Lembro-me, por exemplo, de toda a minha família assistindo ao noticiário, em uma pequena aldeia no interior de Portugal chamada “Minjoelho”. O apresentador do noticiário disse “boa noite”, e meus avós retribuíram o cumprimento com um “boa noite”. Naquele dia, a notícia era “Guerra nas Estrelas”. Os Estados Unidos haviam inventado uma rede de satélites que poderia combater outros países do espaço. Acho que até se falou sobre a possibilidade de raios laser vindos do espaço. Havia até a frase, repetida até se tornar um provérbio: “Only in America”. Somente nos Estados Unidos era possível sonhar. Somente nos Estados Unidos era possível conquistar o impossível, como o espaço, a lua, as estrelas.

Nos Estados Unidos estavam os melhores cientistas, os melhores técnicos, os melhores médicos; mas para mim, quando criança, havia os super-heróis. O Homem-Aranha, que me ensinou muito sobre responsabilidade, os X-Men, adolescentes com poderes especiais, O Super-Homem, cuja única fraqueza era a kryptonita. Todos eles nos salvaram do mal.

O mundo está muito perigoso hoje. Hoje, como quando eu era criança, acredito mais uma vez em uma América que nos salvará do mal. Milhares de ucranianos morrem em terra. Milhares de refugiados morrem no mar.

A terra onde cresci e onde vivo está tão diferente agora que não a reconheço mais. Era um vilarejo pacífico e agora é uma cidade cheia de perigos de todos os tipos. Inclusive perigo de vida, se, por exemplo, viajarmos à noite em lugares perigosos. Não era assim, não deveríamos ter medo de sair para passear a qualquer hora do dia ou da noite. Mas nós temos. Temos medo. Estamos com muito medo. E teremos cada vez mais medo. Espero que nunca cheguemos ao ponto em que, como em outras cidades, não possamos nem mesmo andar durante o dia. E teremos que abaixar a cabeça para os bandidos. Nos Estados Unidos que eu admirava, você nunca faria isso.

A vida não é um filme – aprendi isso por experiência própria. Mas ainda acredito em finais felizes. Não vejo um final feliz para a Europa, para Portugal, para minha terra natal. Talvez a América possa, talvez os Estados Unidos possam ter um final feliz. Estou esperando para ver o Eagle. Enquanto isso, estou cantando, como uma cigarra, canções de uma velha América, de um velho mundo, e agora, de um velho Gonçalo (meu nome verdadeiro). E se tudo der muito errado, e apesar disso, obrigado por nos fazer acreditar e ser feliz.


Letra de “America”

Gastei todo o meu dinheiro em uma passagem para Nova York
Cheguei ao porto de madrugada
Meu nome é McFerrin, venho das ilhas
Onde as ovelhas nunca abandonam a grama

Eu bebo e jogo, pensei que poderia me mexer
Meus pés nos sapatos de outro homem
Luto para viver, ganhei tudo o que rasguei
Todos nós acreditávamos na América
Todos nós acreditávamos na América

Queimei todos os poetas, de Withman a Donne
Só para manter o frio longe
Olhei para as estrelas no céu
Pensando que um dia eu seria uma

Traduzido com DeepL Translate

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS

Adonay: universais variações sobre o mesmo tema

Como saber, se há tanta coisa do que falar ou não falar?E se o evitá-la, o não falar, é forma.

LEIA MAIS

Iaponi: a invenção de uma permanente festa de existir

As formar bruscas, a cada brusco movimento, inauguram belas imagens insólitas. Henriqueta Lisboa   1.   Iaponi (São Vicente, 1942-1994),.

LEIA MAIS

O Brasil precisa de políticas públicas multiculturais (por Leonardo Bruno da Silva)

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em.

LEIA MAIS

Bethânia só sabe amar direito e Almério também (Crítica de Fernanda Lucena sobre o single

O mundo acaba de ser presenteado com uma obra que, sem dúvidas, nasceu para ser eterna na história da música.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

Nilson dos Santos: o registro da etnografia de um tempo extinto++++++++++++++++++++++++3

Há pouco se apagou de vezno reduto dos dicionárioscerta palavra-chave. Henriqueta Lisboa 1. Nilson dos Santos (17.06.1970) nasceu em Currais.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS