13 de janeiro de 2026

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Cambismo

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar (2) muitos desconhecem que a prática do Cambismo é um crime (3) talvez você não saiba que o Cambismo tem este nome.

Levando em consideração que “talvez você não saiba que esta prática se chama Cambismo”, permita-me uma explicação ligeira e objetiva: De acordo com informações do site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a prática do Cambismo é caracterizada como crime quando o praticamente fornece, desvia ou facilita a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete/bilheteria.

Enquanto Lei, o nome “Cambismo” aparece no Estatuto do Torcedor (2003), mas a jurisprudência brasileira entende unanimemente como crime a prática cometida em bilheterias de outros setores, como artísticos, o que justifica, então, o nosso interesse em investigar o assunto.

Quem irá nos esclarecer os pontos mais fundamentais sobre o Cambismo é o Advogado e Bacharel em Ciências Ednilton Farias Meira. Prontos para mais uma investigação?

Sobre o entrevistado Ednilton Farias Meira: Advogado e Bacharel em Ciências. Atuou com sucesso em milhares de causas. Foi gerente bancário. Tem como hobby a música, viagens e gastronomia. Nasceu em Botucatu-SP e vive atualmente em Andradina-SP.

Sobre o Podcast Investiga

Entre 20 e 40 minutos aproximadamente, o jornalista fundador e editor da Revista Arte Brasileira, Matheus Luzi, investiga algum assunto, tema e ideia artísticas, sempre por meio de um entrevistado, seja ele artista ou não. Este episódio sobre o cambismo é um ótimo exemplo de como trabalhamos.

Apoie nossa causa

Temos o prazer diário de fazer o bom jornalismo em tempos tão desafiantes, como foi gravar este programa sobre o Cambismo. É um trabalho minucioso, que exige muita dedicação e tempo, o que exige fundamentalmente, por sua vez, financiamento. Sem apoio financeiro tudo fica muito difícil, e nossas atividades limitadas. Acreditamos que, em um dia não muito distante, poderemos dedicar 100% do nosso tempo profissional a este projeto, mas, para isso, precisamos de você, caro público. Nos apoie com o que puder, e nós ficaremos muito felizes.

Acesse o nosso cartão de visita e confira algumas possibilidades de apoios

Chiquinha Gonzaga: compositora mulher mestiça

A mítica compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) representa um divisor de águas na história da música brasileira. Nela, convergem 3 marcos.

LEIA MAIS

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS

Entre a sinestesia e a sistematização, Zé Ibarra se consolida como voz de sua geração

PERFIL ⭐️ Em meio a exuberante flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Zé Ibarra comenta com fluidez e.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Explore o universo literário

Você tem que se aventurar no campo literário e fazer novas descobertas. Você como leitor não pode ficar só focado.

LEIA MAIS

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS

A serenata que mudou tudo: amor, surpresas e bingo

Hoje vamos contar a história de Vânia, uma professora de música que queria homenagear seu namorado e contar uma grande.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS