3 de outubro de 2026

Gilberto Gil compõe música para Yamandu Costa

(foto: Maria Tereza Correia/EM (e) e Beto Magalhães/EM (d))
(foto: Maria Tereza Correia/EM (e) e Beto Magalhães/EM (d))

 

Gil andou muito mal da saúde em 2016, o que não o impediu de ser o músico que é, e de fazer surpresas agradáveis aos seus amigos!

O compositor compôs uma canção de presente para Yamandu Costa, forte representante do clássico violão e dedilhados. O presente foi entregue no dia 19 de dezembro do ano passado, durante um almoço de aniversário da cantora Roberta Sá.

O instrumentista é elogiado na letra da música “Parece que é pressa / Mas é só suingue à beça e bossa e pulsação”.

Yamandu é conhecido por tocar com uma alma inquieta, e ser um dos jovens que mais representa o cenário erudito e popular do violão no Brasil.

Ao contrário da maioria, Yamandu de vez em quando aparece na mídia tradicional, sempre acompanhado de seu violão e de sua sensibilidade musical.

 

Os dois parceiros já se apresentaram juntos em várias ocasiões, como no programa Altas Horas, exibido pela rede Globo nas madrugadas de sábado pra domingo. Vejo o vídeo abaixo:

 

 

 

 

(Informações do Zero Hora e foto do site Uai)

 

 

Newsletter

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS

Maria do Santíssimo e o seu caleidoscópio das coisas modestas

O  tempo farejou a fábulacontaminou-a. Projetou-atalhada à sua própria imagem.                 Henriqueta Lisboa 1. Maria Antônia do Santíssimo (São Vicente, 1890-1986).

LEIA MAIS

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

“DO MEU LADO” – Curta de 2014 dirigido por Tarcísio Lara Puiati

Eu descobre esse cura por acaso mas recomendações do YouTube. Acredito que por conta do meu interesse em curtas metragens.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

Tim Maia em 294 palavras

Ícone do pop nacional, Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, em 1942. Antes do sucesso,.

LEIA MAIS