13 de janeiro de 2026

[ENTREVISTA] Escritora Laina, entre a poesia e a inspiração

 

Laina Martins das Merces, 17 anos, está ganhando espaço e admiração de garotas no instagram, a forma de pensar e planejar e executar os planos a fez digital influencer, suas dicas na maquiagens, roupas, trouxe a brilhante ideia de criar a ‘brexotaa’ uma loja virtual de peças da moda com um preço bastante acessível.

Ela também é dona de um projeto social chamado ‘Coração amigo’, que tem como objetivo ajudar pessoas necessitas em estado de hospital ou rua. Além de digital, bloguerinha, ela é escritora e faz um estrondo com seus textos impactantes e tangíveis. 

Siga @lainamerces

 

Luan FH – Você ainda escreve? E se sim, quando escreve, o que você sente? E quando você começou a escrever?

Laina – Escrevo sim! Agora eu escrevo nos picos máximos de alegria. A sensação é de dever cumprido, é como se todos os textos tristes os quais escrevi, tivessem servido de escada e motivação e a minha maior meta, fosse escrever feliz. E hoje, alcancei.

Escrevo desde pequena, comecei por diários, escrevendo sobre o meu dia, a vontade foi aumentando, me aprofundei em livros e comecei a escrever sobre tudo que eu via e achava interessante. Mas foi só com o passar do tempo, que eu comecei a escrever de uma maneira formal, até escrever um livro; “Coração urbano”. A escrita, assim como a arte, fotos e redes sociais, sempre andarão junto a mim. Hoje, posso dizer que sou uma digital influencer e aos poucos estou conquistando coisas que até eu duvidei. Não me rótulo, mas confesso que adoro ser apontada de uma boa maneira.

 

Luan FH – Teve alguma meta, realização de algum sonho?

Laina – Eu sou muito reservada em questão a isso, mas sim, alcancei metas que já tinha esquecido que queria alcançar.

 

Luan FH – E qual a sensação de saber que existem garotas que te admiram e se espelham em você?

Laina – A sensação é de gratidão. Eu lembro quando eu também admira outras meninas e isso me motivou a crescer. Eu espero que sirva de igual para elas, afinal, tem lugar para muitas blogueirinhas no insta ainda. Eu adoro a maneira como as pessoas me chamam no insta pra dizer “comprei tal coisa por causa de você”, “adorei a dica”, é como se elas pudessem sentir a minha boa energia detrás de uma telinha.

 

Luan FH – E sobre o Brexotaa, quando você decidiu fazer essa lojinha? E por quê? Me conta um pouco dela…

Laina – O brexotaa existe desde 2016! Com outros nomes. Mas as meninas sempre falam “queria tal roupa, queria tal coisa” e não tem o valor para dar. Decidir então, trazer roupas da moda com um valor acessível a todas. O brexotaa é um grito revolucionário, é onde eu digo, eu tenho o poder de decidir a quem eu vendo e a homens, não. É onde eu interajo com liberdade com as garotas e onde elas podem falar o que sentem. É mais que um brechó, são corações que pulsam e gritam, e sabem que de lá, nada saíra.

 

“Eu sou a leveza de quem já viveu o amor, sou a saudade de quem já o perdeu, sou a ansiedade de quem o espera.”

 

Luan FH – Sobre o projeto Coração Amigo, por que você decidiu criar e o quanto isso significa para você?

Laina – O Coração Amigo, é a minha alma. É o ato de ajudar sem pretensão de uma troca, é deitar e ter a satisfação de paz. Quando eu decidir criar o projeto, eu quis que ele pudesse tocar as pessoas que de alguma maneira, querem ajudar e tem esse desejo. Eu sempre tive vontade de ajudar as pessoas, a minha maior meta hoje é poder ajudar quem necessita. É poder ter, de verdade, para dar e foi nesse propósito, que criei o projeto Coração Amigo.

 

Luan FH – E como anda sua vida após a formatura? Novos projetos? Novas metas? Novos caminhos? A independência está chegando ou já chegou?

Laina – A vida anda muito agitada. Estudando para concursos, administrando o brechó, ajudando as pessoas, sonhos em construção, metas sendo alcançadas. A independência anda de mãos dadas comigo.

 

Luan FH – Afinal, quem é Laina? A Laina de Hoje em dia? (Responde em ato poético, da forma que você acredita e sente, sabe?

Laina – Eu sou a leveza de quem já viveu o amor. 

Sou a saudade de quem já o perdeu,
Sou a ansiedade de quem o espera.
E a felicidade de quem sabe, que independente do momento, o amor sempre estará presente.
Sou a explosão de fogos e o barulho do trio;
Anunciando que o carnaval chegou.
Nada mais sou, que feliz.

 

Luan FH – E me conta uma coisa? Quer deixar alguma mensagem?

Laina – Já dizia Augusto Cury: Que tamanho tem o universo? O universo tem o tamanho do seu mundo. Que tamanho tem o meu mundo? Tem o tamanho dos seus sonhos.
Mesmo que leve tempo a alcançar, mesmo que vocês cheguem a desanimar, jamais percam a fé e o axé de seus sonhos alcançar. 

 


ENTREVISTA DE LUAN FH – 20 anos, escritor e colunista, gosta do indie brasileiro e coisas antigas

 
 
 
 
 

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Editoras para publicar seu livro de ficção científica e fantasia

Para aqueles que amam a fantasia e a ficção científica, sejam leitores ou escritores, trago aqui três editoras brasileiras que.

LEIA MAIS

O poderoso Chefão, 50 Anos: Uma Obra Prima do Cinema contemporâneo

Uma resenha sobre “O Poderoso Chefão” “Eu vou fazer uma oferta irrecusável” “Um homem que não se dedica a família.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

Uma breve leitura dos festivais de ontem e de hoje

Nesta manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2017, acabei de ler o livro “Tropicália – A história de.

LEIA MAIS

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS

O Brasil precisa de políticas públicas multiculturais (por Leonardo Bruno da Silva)

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em.

LEIA MAIS

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS