13 de janeiro de 2026

Como ler mais no dia a dia?

Já parou para pensar quantos livros você já leu esse ano? Se sua resposta foi que deveria ler mais livros, saiba que você não está sozinho.

De acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” divulgada em 2020, 82% dos brasileiros entrevistados, gostariam de ter lido mais. O levantamento foi realizado pelo Instituto Pró-livro em parceira com o Itaú Cultura.

Lembre-se que não existem leitores maiores ou menores do que outros, o que existe, são pessoas que gostam de ler, cada uma em seu tempo. No campo da leitura não existe uma competição para saber quem leu mais, devemos priorizar a qualidade da leitura e não simplesmente a quantidade.

Existem vários motivos para uma pessoa não ler um livro, falta de tempo é um deles e isso pode acontecer devido a rapidez do dia a dia. Será que nesse cenário sobra tempo para o lazer?

Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura, esse resultado é um pouco menor do que foi registrado na pesquisa realizada em 2015, quando 56% dos brasileiros possuíam o hábito de leitura.

Note que a pesquisa indica uma queda no número de leitores, mas não é possível dizer que o Brasil é um país de pessoas que não gostam de ler. Os números mencionados anteriormente demostram que os brasileiros ainda cultivam o hábito da leitura. Concordo que mais pessoas poderiam ler, mas esses dados, de certa forma, mostram que a leitura ainda é um hábito da maioria dos brasileiros e isso é uma coisa boa.

O que podemos fazer para ler mais? Algumas dicas simples, podem ser colocadas em prática e dessa forma ajudar aqueles que buscam aprimorar o hábito da leitura, em “português claro”, ler mais. A primeira delas é a reserva de um período do seu dia para ler, não adianta ficar esperando a “hora certa” para pegar um livro, você precisa criar esse hábito é preciso começar!

Outra dica que pode funcionar bem é carregar um livro sempre na mochila ou bolsa, assim quando aparecer aquele tempinho em uma fila, no caso das cidades grandes, o trânsito ou transporte público. Dessa forma você vai ter bem próximo um livro para ler.

Algumas pessoas também utilizam o método de determinar uma quantidade de páginas para ler por dia, isso ajuda para aqueles que não são tão organizados e assim conseguem criar o hábito diário da leitura.

Seja qual for seu método para ler mais, o importante é que você nunca perca a vontade de ler, pois para que a leitura seja uma prática prazerosa a gente precisa gostar dessa atividade e nada melhor do que fazer o que gosta. Comece lendo hoje mesmo, aos poucos o hábito de leitura vai chegar!

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS

O lado cineasta de Oswaldo Montenegro

  O lado musical e poético de Oswaldo Montenegro é reconhecido Brasil afora, mas o lado cineasta do artista é.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Clarice Lispector – Como seria nos dias atuais?

(Crônica de Brendow H. Godoi) Quem seria Clarice Lispector se nascida na década de noventa? Talvez, a pergunta mais adequada.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Literatura de Renan Wangler reforça ancestralidade e luta da população negra

A população negra precisa estar conectada com a literatura, cultura e arte, dessa forma podemos estar conectados com a nossa.

LEIA MAIS

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS