13 de janeiro de 2026

E-book ou livro físico; qual você prefere?

Você já ouviu falar em e-book, o famoso livro digital? Esse tipo de produção de livros, tem seu espaço no mercado literário, e a venda de livros digitais por aqui, representa 4%, na média, do faturamento das editoras brasileiras. Segundo a pesquisa “Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”, desenvolvida pela “Nielsen Book”.

Comparando com outros países esse número ainda é pequeno. Por aqui o que os leitores mais gostam é do bom e velho livro físico, confesso que estou entre esses apaixonados pelo livro físico, gosto de ver na estante, sentir o livro e até mesmo do cheiro. Mas nada impede de conhecermos o livro digital.

Se compararmos o livro físico com o livro digital, existem vantagens e desvantagens. Para as pessoas que procuram praticidade, o livro digital ou livros digitais pode ser o ideal, pois é possível ter vários livros em um único aparelho, o que é mais fácil de carregar. Outra vantagem é a rapidez que você pode obter o livro, se você costuma comprar livros pela internet, sabe que as vezes pode demorar um pouco para chegar em casa e o livro digital você baixa na hora.

Já quando falamos do livro físico, temos inúmeras vantagens. É possível tocar nele, sentir o cheiro de livro, que tantos leitores gostam, além de você poder montar sua biblioteca em casa.

As desvantagens também existem, como por exemplo: com um livro digital você acaba perdendo o contato com o papel, e tem que carregar o aparelho. Imagine bem no momento que você quer ler aquele livro, o aparelho está sem bateria. O livro físico também tem suas desvantagens, alguns podem ser pesados para carregar na bolsa e o preço pode desagradar o leitor, já que o livro digital, geralmente, custa menos que o livro físico.

Seja livro físico ou digital, o que importa de verdade é a leitura. Quando uma pessoa lê um livro independente do formato, ela já está estimulando sua criatividade e aprimorando sua habilidade leitora. O que mais interessa é o conteúdo, que aliás, é o mesmo, seja livro físico ou digital.

E você, já se aventurou nos livros digitais ou ainda prefere o bom e velho livro físico?

Rosana Puccia dá voz a mais dois temas atípicos no mercado musical brasileiro

Em atividade discográfica desde 2016 quando apresentou o álbum “Cadê”, Rosana Puccia é, de verdade, uma colecionadora de canções atípicas,.

LEIA MAIS

A serenata que mudou tudo: amor, surpresas e bingo

Hoje vamos contar a história de Vânia, uma professora de música que queria homenagear seu namorado e contar uma grande.

LEIA MAIS

CONTO: Os Bicos de Gás e o Cigarro King Size (Gil Silva Freires)

Maldita família. Malditos papai-mamãe-titia, como diziam os Titãs. Kleber era fã incondicional dos Titãs e a proibição paterna de assistir.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Iaponi: a invenção de uma permanente festa de existir

As formar bruscas, a cada brusco movimento, inauguram belas imagens insólitas. Henriqueta Lisboa   1.   Iaponi (São Vicente, 1942-1994),.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O quê realmente faz o diretor de imagem? (com Diogo Pace)

Este episódio tem o intuito de investigar uma profissão essencial de toda produção audiovisual, como programas de entretenimento e jornalismo,.

LEIA MAIS

Cuba, a Ilha da Utopia

Artigo escrito em maio de 2024 pelo maestro Kleber Mazziero sob encomenda para a Arte Brasileira Em fevereiro de 2023,.

LEIA MAIS