29 de abril de 2026

As várias versões da “Balada do Louco”

Balada do Louco

No documentário “Loki – Arnaldo Baptista” (2008), o ex-mutantes Arnaldo Baptista é definido como “a própria personificação” do eu lírico de “Balada do Louco”, o que não é exagero em nenhum ponto. A música lançada em 1972 no disco “Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets” é assinada pelo próprio Arnaldo em parceria com Rita Lee, cantora que muito em breve deixaria a banda.

Os versos de “Balada do Louco” são metafóricos, obviamente. E, graças às metáforas, é possível vê-la e senti-la de diversas formas. Alguns a denota cunho social, existencial, político e por aí vai. Mas é certo que a canção fere padrões, fere o que é “normal”, o que é “loucura”, o que é “certo” e “errado”, etc. Arnaldo, porém, acaba convencendo sua verdade, afinal “Louco é quem me diz e não é feliz”, gerando reflexão intimas da alma.

Musicalmente, a canção foi considerada inovadora para a época, bem como tem uma estrutura demasiadamente fácil de ser absorvida, o que explica também sua popularidade, algo não tão comum na discografia do Os Mutantes deste álbum para frente.

O sucesso de “Balada do Louco” e sua penetração em corações e mentes resultou em uma canção alvo de novas gravações de outros artistas. E é este o objetivo desta publicação, apresentar as que julgamos mais interessantes. Confira a lista!

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Daqui 50 anos, iremos comemorar algum lançamento ou estaremos apenas idolatrando os velhos ídolos de hoje?

Os Mutantes

Os Mutantes (estúdio – versão original)

Os Mutantes (versão ao vivo com nova configuração da banda)

Arnaldo Baptista

Rita Lee

Sérgio Dias

Versões de destaque

Ney Matogrosso

Ney Matogrosso & Rafael Rabello

André Prando

Lobão

Ordinarius Grupo Vocal

Cida Moreira e Sérgio Dias

Jão, Pitty e Beto Lee

VERSÕES DE ARTISTAS ESTRANGEIROS

Julia Zenko (Argentina)

La Chicana (Argentina)

VERSÕES INSTRUMENTAIS

Rock Your Babies

Choro Novo

Léo Ferrarini E Guilherme Fanti

MAIS VERSÕES

KLB

Paulah Gauss

Maíra Lemos

Ana Carol

Manuche

Rebeca Matta

Lagunna

Cesar Soares

Poliana Moça

Wander Borges

Manu Saggioro

Banda Rock Beats

Diego Moraes

Filme nacional que arrecadou mais de R$ 19 milhões, “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado

No dia 22 de agosto de 2003, ia aos cinemas “Lisbela e o Prisioneiro”. Aposto que não sabiam, mas estavam.

LEIA MAIS

O poderoso Chefão, 50 Anos: Uma Obra Prima do Cinema contemporâneo

Uma resenha sobre “O Poderoso Chefão” “Eu vou fazer uma oferta irrecusável” “Um homem que não se dedica a família.

LEIA MAIS

Carlos Gomes: um naïf registra e exulta uma pintura lúdica

O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. Provérbios, 11, 17.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Se a arte é censurada e incomoda poderosos do capital, juízes, políticos de todas as naturezas, chefões do crime organizado,.

LEIA MAIS

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

Medicina amazônica é a oração de SHAMURI, artista folk do Reino Unido

EXCLUSIVO: Artigo escrito por Shamuri em julho de 2025 sob encomenda para a ARTE BRASILEIRA

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Bodoli – de Mauricio Duarte

 Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Boboli – de Mauricio Duarte   O que acontece quando um mestre da arte.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS