23 de junho de 2026

Nesta sexta-feira (8), a baiana Nefertiti apresenta cinco canções de MPB em “Minha Rainha”

A existência fotografada pelas lentes do universo feminino. Este é um breve resumo dos temas do primeiro EP da cantora e compositora baiana Nefertiti. De Salvador, onde nasceu e vive, o lançamento de “Minha Rainha” convida todas – e aos que queiram, todos – a uma imersão nas ânsias e desejos profundos de uma mulher, sob um “olhar simbólico e poético”, como a própria Nefertiti descreveu.

Lançado neste 8 de agosto com cinco canções autorais e duas inéditas, “Minha Rainha” é Nefertiti em seus caminhos e descobertas, nos quais ela transita por diversos papéis, sejam reais ou imaginados. “Tenho pensado muito sobre minha própria existência, enquanto mulher. A música habita meu eu profundo, é uma necessidade, uma expressão de alma”.

Nefertiti se aproxima da Nova MPB, em belezas sonoras como as de Vanessa da Mata, Adriana Calcanhotto e Marisa Monte. Tem como referência os tropicalistas baianos, além da criatividade de Mutantes e Tribalistas.

Munidas de reflexões e igualmente de doçura, as letras ostentam uma mulher mística, uma sereia interior [faixa título], desembarcam em uma noite de romance à espera da pessoa amada [“Não Demora”], sentem a liberdade ao se livrar de um relacionamento opressor [“Além do Quarteirão”], refletem a infância da mulher em busca da criança interior [“Corre Mais”] e sentem saudade e o frescor da descoberta pessoal [“Longe do Mar”].

Importante pontuar que o lançamento de “Minha Rainha” é muito bem cuidado pelas mãos do produtor musical André Tavares e antecipa o show de apresentação do EP. O repertório contará também com canções compostas ou interpretadas por mulheres, sempre em saudação às forças do feminino, ocorrendo em 05 e 12 de setembro, no Teatro do Sesi Rio Vermelho, em Salvador.

Clique aqui para fazer o pré-save de “Minha Rainha”

Sobre Nefertiti

2019 marcou a estreia do canal do Youtube da artista soteropolitana e, hoje, soma mais de 52 mil visualizações. A carreira autoral chegou em 2023 com “Minha Rainha, e, no ano seguinte, apresentou mais dois singles autorais, “Longe do Mar” e “Não Demora”.

Nefertiti figurou ao longo de semanas no Top 10 brasileiro do ranking de MPB do site Palco MP3. Juntos, os três singles foram incluídos nas famosas playlists “Nova MPB Melhores 2025”, “MPB 2025 – O melhor da Nova MPB”, “MPB 2025 só as melhores”, “Nova MPB 2025”, “TMDQA! Brasil”, “TMDQA! Lançamentos”, “NOVA MPB FM”, “Singles Baianos 2024”, “Bora de Música”, dentre outras.

A imprensa também notou a desenvoltura e visibilidade da cantora. Foi entrevistada e apresentou suas canções, autorais e versões, nos programas TVE Revista, da TVE Bahia, e Universo, da TV Aratu Bahia. Foi pauta nos jornais/revistas/portais Porta Brasil Norte (Manaus-AM), Caderno Pop, Tenho Mais Discos Que Amigos, Os Garotos de Liverpool, Nation Pop e na coluna Sintonizando, da ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Artes). Além de publicar um artigo próprio na coluna “Ouvir, ler, ir”, no caderno Muito do Jornal A Tarde (Bahia, circulação diária de 70 mil exemplares). Suas músicas estiveram na programação das rádios UESB FM (Vitória da Conquista), Programa Brasil de Todos os Sons (Rádio Bloco, RS) e Rádio Eixo (Brasília), além do Mulheres na Música, da rádio Educadora da Bahia. No Youtube, “Não Demora” recebeu comentários do popular crítico musical Régis Tadeu.

A imprensa igualmente bem recebeu os dois shows realizados por ela nas casas de show locais, Caramurê e Fausto Bistrot e Café. A divulgação e cobertura foram realizados por Alô Alô Bahia, Blog do Marrom (Correio 24h), Aldeia Nagô, Bahia Econômica, Yacht Mais, Rádio A Tarde FM, programas Revele (Rádio Metrópole) e Multicultura (Rádio Educadora FM), ambos de Salvador.

Siga Nefertiti

InstagramFacebookThreadsYoutube

CONTO: A Falta de Sorte no Pacto de Morte (Gil Silva Freires)

Romeu amava Julieta. Não se trata da obra imortal de Willian Shakespeare, mas de uma história de amor suburbana, acontecida.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS

Conhecimento abre horizontes

Durante anos a ignorância era atribuída a falta de conhecimento e estudo. Mas não ter conhecimento ou estudo não é.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS

SP/RJ: Bloco dos Dubladores se manifesta contra o uso indiscriminado da inteligência artificial no enredo

O carnaval deste 2024 nas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo também questiona o uso indiscriminado das Inteligências Artificiais.

LEIA MAIS

Dione Caldas: transversais no tempo e no espaço

Olhos acesos sobre o mundoo que não dorme desconhecea sua própria efígie. Henriqueta Lisboa 1.Dione Caldas nasceu em Natal (15.05.1964)..

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS