13 de janeiro de 2026

“Nessa música [Hidden Helpers], encontrei a reconciliação comigo mesmo”, afirmou o alemão Thomas Graf em entrevista à ARTE BRASILEIRA

Intérprete, compositor e produtor: Thomas Graf (ALEMANHA)

Siga no InstagramFacebookSpotify

Música: single “Hidden Helpers”

Característica musical: Folk Rock

Ano de lançamento: 2025

Fonte: Artistfy Music

Que mensagem essa música transmite ao mundo?

A música fala sobre como não podemos ser felizes se não aceitarmos nossos erros e fraquezas e reconhecermos que, apesar de nossas fraquezas, somos amáveis. É claro que a mensagem não é que não devemos mudar ou trabalhar em nós mesmos. Trata-se, na verdade, de perceber nossas fraquezas e erros e ser um pouco mais tolerantes – conosco mesmos e também com os outros. Trata-se de não querer mudar constantemente, mas também de deixar as forças curativas da alma – os HIDDEN HELPERS – agirem.

O que o inspirou a compor essa música?

A música surgiu após um relacionamento fracassado. Percebi que posso mudar muitas coisas, mas não tudo. Nessa música, encontrei a reconciliação comigo mesmo. Consegui respeitar e me perdoar um pouco por não fazer tudo certo. Isso foi um grande alívio naquele momento. E, ao mesmo tempo, também consegui me reconciliar com minha ex-parceira e perdoá-la por não ter feito tudo perfeitamente.

Como você descreveria a música musicalmente?

Uma música muito tranquila, com um leve toque de jazz, com um longo solo de flugelhorn no meio e um coro africano no final.

Quem é o cantor e compositor Thomas Graf?

Thomas Graf é um cantor e compositor de 54 anos de Munique, na Alemanha. Ele já lançou vários singles e álbuns de folk rock. Em 14 de novembro, será lançado seu novo álbum, REDEMPTION, que inclui a música HIDDEN HELPERS.

Há algo interessante que você gostaria de destacar?

HIDDEN HELPERS é uma música muito humana, que tem como objetivo nos tornar mais gentis. Ela trata de nos perdoarmos mais, sermos mais calorosos conosco mesmos e, assim, automaticamente, mais empáticos com as outras pessoas. A melodia tranquila e o refrão emocionante no final têm como objetivo abrir nossos corações e reforçar a mensagem musicalmente.

Respostas de Thomas Graf

Newsletter

Explore o universo literário

Você tem que se aventurar no campo literário e fazer novas descobertas. Você como leitor não pode ficar só focado.

LEIA MAIS

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

Dos livros às telas de cinema

Não é de hoje que muitas histórias de livros despertam desejos cinematográficos, algumas dessas histórias ao pararem nos cinemas até.

LEIA MAIS

Ana Canan: metáforas da solidão extraídas da natureza

Clique aquiClique aquiClique aqui Perfil Ana Canan FlickrClique aqui Previous Next Suave é viver sóGrande e nobre é sempreviver simplesmente.Deixa.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

O Brasil precisa de políticas públicas multiculturais (por Leonardo Bruno da Silva)

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em.

LEIA MAIS

Clarice Lispector – Como seria nos dias atuais?

(Crônica de Brendow H. Godoi) Quem seria Clarice Lispector se nascida na década de noventa? Talvez, a pergunta mais adequada.

LEIA MAIS