30 de abril de 2025

ALÉM DA BR – Uma lista de lançamentos focada em produção musical e gravação em estúdio (#10)

á é um sucesso o nosso quadro ALÉM DA BR, focado em artistas não-brasileiros. Com o ALÉM DA BR, já divulgamos mais de três mil músicas de artistas de todas as partes do mundo. Agora, apresentamos um novo lado desta lista, no qual iremos focar nos processos de produção musical e de gravações em estúdio. Para isso, selecionaremos sempre cinco artistas, que irão contar com suas próprias palavras como foram estes processos de sus novas músicas. Vale dizer que o conteúdo produzido por eles tem exclusividade da Arte Brasileira, escrito sob encomenda. A sequência foi escolhida via sorteio, ou seja, não há “melhores e piores”.

Vamos nessa?

Bilardo“Shout Out To The Zoo Kid” – (Reino Unido)

Olá. Eu sou Matthew Stevenson. Eu lanço músicas como Bilardo . Para esta música, assim como todas as minhas músicas, eu escrevi, toquei, gravei e lancei a totalidade de Shout Out To The Zoo Kid sozinho, da minha casa, usando uma configuração muito modesta. Eu trabalho como engenheiro, produtor, mixer e masterizador. Acredito que isso torna a força da faixa ainda mais impressionante. 

Comentário de Matthew Stevenson

Latin Faculty“So Nice” – (Islândia)

“So Nice” é o primeiro single de um álbum em produção pela Latin Faculty (islandês: Latínudeildin), um coletivo ou conjunto que produz e grava música escrita pelo compositor islandês Ingvi Þór Kormáksson. A banda foi gravada em um estúdio bastante grande em uma cidade vizinha de Reykjavik, Islândia, então os vocais foram gravados em um estúdio menor em Reykjavik. Participaram dez cantores, dos quais Rebekka Blöndal, um premiado cantor de jazz e professor de canto, foi o único cantando “So Nice”. Desde a minha adolescência admiro a música do Brasil; Jobim, Bonfá, Lins e muitos outros compositores brasileiros, e todos os maravilhosos vocalistas. Bossa nova e samba ritmos frequentemente aparecem em meus álbuns. Ao compor a música (So Nice), eu estava pensando no início em composições da bossa nova como “Chega de Saudade”, “Desafinado” e outros.

Comentáro do integrante Ingvi Thor Kormaksson

Transcending Into the Unknown“The Valley” – (Noruega)

Foi Robert Dahl quem teve a ideia musical inicial para o que viria a ser “The Valley”.  Ele gravou sua ideia como uma faixa que incluía apenas bateria, baixo e a estrutura básica de acordes tocados em um violão. Ele apresentou isso ao seu irmão Filip e perguntou se ele poderia adicionar algumas guitarras acústicas e rítmicas e talvez também um piano à faixa básica. Eles concordaram em tentar manter uma vibração relativamente acústica e quase desconectada para essa música. A ideia disso era que seria um contraste interessante com a complexidade e as produções pesadamente instrumentadas que eles normalmente fazem, quando se trata de músicas do Transcending Into the Unknown.

Robert continuou o processo de composição depois disso e escreveu a letra de “The Valley”. Ele gravou seus vocais rosnados característicos nos versos e depois pediu a Filip que cantasse os vocais principais e de apoio nos refrões, pois sentiu que isso também seria algo inusitado e proporcionaria uma experiência mais interessante para os ouvintes.

Eles ainda sentiam que “The Valley” precisava de algo mais para se elevar um pouco. Robert, Filip e o filho de Filip, Stian Dahl, são guitarristas dedicados e experientes. O próximo passo do processo de gravação foi, portanto, deixar todos os três contribuírem com suas próprias e distintas partes principais e solo, o que contribuiu fortemente para alcançar o toque final da faixa.

Robert fez uma mixagem depois que todas as partes da faixa foram gravadas e enviou para Filip, para obter sua opinião sobre os ajustes necessários. A mixagem foi enviada entre eles algumas vezes e gradualmente ajustada até que ambos estivessem satisfeitos com o resultado. Filip, que teve uma longa carreira como engenheiro de gravação e produtor musical, realizou a masterização final de “The Valley” antes de estar pronto para ser lançado como uma das seis faixas de seu novo EP intitulado “The Journey”.

Comentário em conjunto pela Transcending Into the Unknown

The Wild High“I Wanna Get Paid” – (Canadá)

Quando gravamos “I Wanna Get Paid”, era muito importante que acertássemos a vibe e o clima da música . Michael Kiere e eu (Jon) trabalhamos com a intenção de fazer algo que soasse atemporal, mas sem ignorar os incríveis avanços na gravação.
Gravamos digitalmente, mas com equipamento totalmente analógico e edição limitada. Era uma maneira de usar meios modernos, mas com técnicas antigas. O foco durante a gravação era mais na performance do que em qualquer outra coisa, e isso permitiu que Mike se concentrasse no tom enquanto eu me concentrava na sensação .
Tanto “Luke And Lee” (nosso primeiro single) quanto “I Wanna Get Paid” foram gravadas na mesma sessão com o mesmo plano. Natural com ferramentas.
A mixagem foi executada em um Studer 2” reel to reel player para suavizar os agudos e fornecer alguma coesão. O resultado é uma gravação com som vintage, mas moderna, em nossa opinião. Ambos os singles foram masterizados por Brian Lucey (Arctic Monkeys, Black Keys) e ele fez um trabalho incrível dando um pouco de brilho a eles. Acredito que o verdadeiro sucesso foi a jornada de gravação, que tornou todos melhores amigos e melhores criativamente.

Comentário de The Wild High

Herr Schoen“Good Morning Mr. President” – (Alemanha)

Eu tinha a ideia para essa música na minha cabeça há um tempo. A letra estava meio pronta, mas faltava um som adequado. Eu tinha algum tipo de som retrô na minha cabeça, então comecei programando a bateria no Apple Logic.

De repente, foi muito rápido. O baixo veio naturalmente, a guitarra tinha que ser minha Gretsch para esse tipo de música. Os vocais já estavam na primeira tomada. No entanto, algumas semanas depois, cantei tudo de novo porque queria mudar a letra de novo.

Então, tudo o que faltava era o órgão assustador.

Fiz a mixagem um pouco mais aberta para que os vocais ficassem claramente em primeiro plano. Claro, a música é um acerto de contas com um político particularmente louco que infelizmente acabou de se tornar presidente pela segunda vez…

Criei o master com o iZotope Ozone 11.

Esta música é na verdade 100% escrita, cantada, tocada, gravada, mixada e masterizada por mim. Em casa, no meu “Gentleman’s Room”, como chama meu pequeno escritório/estúdio. Basicamente, uma sala com muitas guitarras. 

Comentário de Herr Schoen

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