13 de janeiro de 2026

CONTO: O Grande Herdeiro e o Confuso Caminhoneiro (Gil Silva Freires)

Gregório era o único herdeiro de um tio milionário, seu único parente. Não tinha irmãos, perdera os pais muito cedo em um acidente automobilístico, era sozinho no mundo. Mas não dava a mínima pra essas coisas de família. Queria mesmo era que o tio morresse logo e lhe deixasse toda a grana.

Desde os dezessete anos vinha trabalhando como empenho na empresa do tio e já estava cansado de fingir uma afeição que não sentia pelo velho. Estava cansado de dar duro por um salário limitado, quando era o herdeiro legítimo daquele oceano de dinheiro que o velho preservava com extrema sovinice.

Ultimamente vinha trocando os remédios de coração do tio por cápsulas de farinha. Dessa forma apressaria a morte redentora do velho. Remorso não sentia, pois era por uma boa causa: o bom uso de toda a grana amontoada nos bancos que o tio amontoava nos bancos, sem desfrutar dos prazeres da vida.

Foi trocando os remédios até que aconteceu. O coração do tio parou, fulminado por um infarto certo.

Aquele era o dia mais feliz da vida de Gregório. O testamento foi aberto e sacramentou-o como o único herdeiro de toda a fortuna. Momentos depois ele saiu do escritório dos advogados como o mais recente milionário paulista. Dispensou o motorista, entrou na Mercedes prateada e foi subindo a Avenida Nove de Julho, pensando em comemorar com uma noitada no Bahamas.

O que aquele caminhão fazia ali, descendo desembestado a Rua Estados Unidos? O caminhoneiro tinha se perdido pelas ruas de São Paulo, estava confuso e sem freios. O fato é que apanhou a Mercedes prateada no cruzamento.

Gregório teve morte instantânea e o caminhão pertencia à empresa que ele tinha acabado de herdar com a ajuda dos comprimidos de farinha.

Escrito por Gil Silva Freires em 02/10/1994

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

Ana Canan: metáforas da solidão extraídas da natureza

Clique aquiClique aquiClique aqui Perfil Ana Canan FlickrClique aqui Previous Next Suave é viver sóGrande e nobre é sempreviver simplesmente.Deixa.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Calu Manhães estreia como atriz  na Amazon Prime em filme musical “Um ano  inesquecível –

Estreou na Amazon Prime o filme “Um ano inesquecível – Outono”, dirigido por Lázaro Ramos. Com ele, nasce uma atriz,.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

Pietro desce às regiões pelágicas do ser

Apesar dos sete mares e outros tantos matizes somos um. Henriqueta Lisboa 1. Malgrado as secas periódicas e as terras nem.

LEIA MAIS

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS