13 de maio de 2026

“Planeta Saudade” estreia em Macapá e transforma memória em poesia audiovisual

Vídeo-arte de Pat Andrade será lançado no dia 12 de maio, na Unifap, com intervenção poética, bate-papo com artistas e apresentação musical

No próximo dia 12 de maio, às 9h, o Auditório do Departamento de Letras e Artes (DEPLA), na Universidade Federal do Amapá (Unifap), zona sul de Macapá, será palco do lançamento do vídeo-arte Planeta Saudade, obra que entrelaça memória, afeto e cidade em linguagem sensível e imagética.

O lançamento acontece dentro da 4ª edição do projeto Banzeiro de Poéticas e Prosas, que visa a divulgação do trabalho de autoras e autores do Amapá, e nesta edição homenageia a poeta Pat Andrade.

A programação tem início com a intervenção poética Linha do Tempo, que convida o público a atravessar palavras e lembranças materializadas em um varal de poesias disposto ao redor do espaço. Em seguida, será realizada uma conversa sobre a obra lançada, reunindo os artistas Mary Paes, Cássio Pontes, Marcus Vinícius e Artur Andrigues, em uma mesa que propõe reflexões sobre o processo criativo e os afetos que atravessam o filme.

Farão parte do momento, exposição e venda de obras literárias produzidas no Amapá. O encerramento da programação ficará por conta da apresentação musical de Cássio Pontes.

Dirigido por Pat Andrade, Planeta Saudade é um mergulho no sentimento que dá nome à obra. A saudade, aqui, não é apenas ausência: é movimento. Surge conduzida pela bicicleta da poeta, que percorre paisagens e revisita fragmentos de um tempo que já não volta, mas que insiste em permanecer.

Entre ruas, memórias e silêncios, o filme se revela também como uma delicada declaração de amor à cidade de Macapá, tecendo passado, identidade e criação artística.

Ficha técnica:

Roteiro e direção: Pat Andrade
Produção: Mário Garavello
Assistência de produção: David Monteiro
Direção de fotografia: Marcus Souza
Imagens de drone: Tiago Orihuela
Trilha sonora original: Anthony Barbosa
Caixa de marabaixo: Marcelo Abreu
Montagem: Rodrigo Aquiles
Assessoria de imprensa: Mary Paes
Participação especial: Artur Andrigues

A obra foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Latitude Zero, da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult-AP).

Serviço:

Lançamento do vídeo-arte Planeta Saudade
Data: 12 de maio
Horário: 9h
Local: Auditório do Departamento de Letras e Artes (DEPLA), na Unifap – Macapá

Fotos: Arquivo de Pat Andrade

Atendimento à imprensa: Mary Paes (96) 99179-4950

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma.

LEIA MAIS

Ancelmo: todas as rodagens iam em direção à arte

Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.E nasce o sol, e põe-se o sol,.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

Nilson dos Santos: o registro da etnografia de um tempo extinto++++++++++++++++++++++++3

Há pouco se apagou de vezno reduto dos dicionárioscerta palavra-chave. Henriqueta Lisboa 1. Nilson dos Santos (17.06.1970) nasceu em Currais.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Curso Completo de História da Arte

Se você está pesquisando por algum curso sobre história da arte, chegou no lugar certo! Aqui nós te apresentaremos o.

LEIA MAIS

O cemitério velho da cidade de Patu

  Seguindo na Rua Capitão José Severino até o seu final, antes de adentrar pela Praça Padre Henrique Spitz, observa-se,.

LEIA MAIS