14 de janeiro de 2026

Kombi Brisa, San Donero? Como assim?

San Donero nasceu em Terra Roxa (Paraná), mudou-se para São Paulo capital em 2000 com sua então banda de pop rock, e atualmente vive em Água Clara (Mato Grosso do Sul), onde segue carreira solo. Atuou nestes locais como cantor, compositor e produtor musical, mas seu sonho sempre foi viajar pelo mundo com uma Kombi. Este sonho se concretizou neste ano. A Kombi recebeu o nome de Brisa, e o seu novo single, “Sol Nascer”, é a aliança deste novo momento em sua vida pessoal e artística.

Já disponível em todas as plataformas de streaming, “Sol Nascer” é a sequência musical e poética dos seus outros lançamentos, um EP com quatro faixas e o single “Garota Roots”, ambos lançados em 2023. Todos estes lançamentos tem em comum uma sonoridade baseada no reggae, bem como letras também baseadas naquelas propostas por artistas como, por exemplo, Bob Marley, Natiruts, Armandinho, Marcelo Falcão. Em outras palavras, são letras sobre amor, paz, tranquilidade, natureza, boas energias.

“Sol Nascer”, porém, é o resultado exatamente da Kombi Brisa estar apta para pegar estrada, já que sua reforma terminou no mesmo dia que a música “Sol Nascer” foi finalizada. Na letra, San Donero festeja que, enfim, poderá conhecer o mundo ao seu lado. Aliás, o que parece ser uma letra romântica, na verdade é uma referência à Kombi Brisa. “A música surgiu naturalmente, resultante da descoberta do meu verdadeiro eu, da vontade de abandonar muitos costumes e viver uma nova experiência. Vontade de sair com minha Kombi (Brisa) sem destino, conhecer o mundo”, contou ele.

Para San, portanto, “Sol Nascer” é mais do que uma simples canção, ele a considera um “chamado para despertar, correr atrás do que realmente importa nesta vida.”, e acrescenta: “Acho que todo mundo, um dia, já teve vontade de largar tudo e viver um sonho, uma nova vida, e eu proponho que você viva esse sonho comigo, pelo menos enquanto curte este som”.

Embora sua discografia seja recente, San Donero está no mercado da música desde jovem. Em 2000, mudou-se para a metrópole paulistana com sua banda de pop-rock, onde fechou contrato com a gravadora carioca Futura Record, e teve um disco distribuído pela Sony Music Entertainment Brasil. A banda se fragmentou, e San Donero seguiu como músico e produtor em importantes projetos musicais e da televisão brasileira.

“Sol Nascer” é o primeiro lançamento de San neste ano. Com produção musical de Hélio Castelhano, o single anuncia o seu álbum de estreia, previsto para ser lançado ainda neste ano.

“Sol Nascer” está disponível temporariamente na playlist “Brasil Sem Fronteiras…”

Podcast Investiga: Elis Regina em detalhes (com Julio Maria)

O experiente jornalista musical e biografo Julio Maria é autor do livro “Elis Regina. Nada Será Como Antes”. A obra.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Edilson Araújo: verde que te quero verde

Verde que te quiero verde.Verde Viento. Verdes ramas.El barco sobre la mar y el caballo em la montãna. Federico García.

LEIA MAIS

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma.

LEIA MAIS

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS

CONTO: A Falta de Sorte no Pacto de Morte (Gil Silva Freires)

Romeu amava Julieta. Não se trata da obra imortal de Willian Shakespeare, mas de uma história de amor suburbana, acontecida.

LEIA MAIS

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS