14 de janeiro de 2026

Kombi Brisa, San Donero? Como assim?

San Donero nasceu em Terra Roxa (Paraná), mudou-se para São Paulo capital em 2000 com sua então banda de pop rock, e atualmente vive em Água Clara (Mato Grosso do Sul), onde segue carreira solo. Atuou nestes locais como cantor, compositor e produtor musical, mas seu sonho sempre foi viajar pelo mundo com uma Kombi. Este sonho se concretizou neste ano. A Kombi recebeu o nome de Brisa, e o seu novo single, “Sol Nascer”, é a aliança deste novo momento em sua vida pessoal e artística.

Já disponível em todas as plataformas de streaming, “Sol Nascer” é a sequência musical e poética dos seus outros lançamentos, um EP com quatro faixas e o single “Garota Roots”, ambos lançados em 2023. Todos estes lançamentos tem em comum uma sonoridade baseada no reggae, bem como letras também baseadas naquelas propostas por artistas como, por exemplo, Bob Marley, Natiruts, Armandinho, Marcelo Falcão. Em outras palavras, são letras sobre amor, paz, tranquilidade, natureza, boas energias.

“Sol Nascer”, porém, é o resultado exatamente da Kombi Brisa estar apta para pegar estrada, já que sua reforma terminou no mesmo dia que a música “Sol Nascer” foi finalizada. Na letra, San Donero festeja que, enfim, poderá conhecer o mundo ao seu lado. Aliás, o que parece ser uma letra romântica, na verdade é uma referência à Kombi Brisa. “A música surgiu naturalmente, resultante da descoberta do meu verdadeiro eu, da vontade de abandonar muitos costumes e viver uma nova experiência. Vontade de sair com minha Kombi (Brisa) sem destino, conhecer o mundo”, contou ele.

Para San, portanto, “Sol Nascer” é mais do que uma simples canção, ele a considera um “chamado para despertar, correr atrás do que realmente importa nesta vida.”, e acrescenta: “Acho que todo mundo, um dia, já teve vontade de largar tudo e viver um sonho, uma nova vida, e eu proponho que você viva esse sonho comigo, pelo menos enquanto curte este som”.

Embora sua discografia seja recente, San Donero está no mercado da música desde jovem. Em 2000, mudou-se para a metrópole paulistana com sua banda de pop-rock, onde fechou contrato com a gravadora carioca Futura Record, e teve um disco distribuído pela Sony Music Entertainment Brasil. A banda se fragmentou, e San Donero seguiu como músico e produtor em importantes projetos musicais e da televisão brasileira.

“Sol Nascer” é o primeiro lançamento de San neste ano. Com produção musical de Hélio Castelhano, o single anuncia o seu álbum de estreia, previsto para ser lançado ainda neste ano.

“Sol Nascer” está disponível temporariamente na playlist “Brasil Sem Fronteiras…”

SP/RJ: Bloco dos Dubladores se manifesta contra o uso indiscriminado da inteligência artificial no enredo

O carnaval deste 2024 nas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo também questiona o uso indiscriminado das Inteligências Artificiais.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Geração com cérebro desperdiçado (Clarisse da Costa)

Se buscamos conhecimento, somos viajantes nesse vasto mundo. Mas quando deixamos o saber de lado o que somos? Em pleno.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

BINGO: O REI DAS MANHÃS – Tudo o que você precisa saber!

Lançado em 2017, é o primeiro longa do diretor Daniel Rezende (montador de “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite.

LEIA MAIS

Uma breve leitura dos festivais de ontem e de hoje

Nesta manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2017, acabei de ler o livro “Tropicália – A história de.

LEIA MAIS

As várias versões da “Balada do Louco”

No documentário “Loki – Arnaldo Baptista” (2008), o ex-mutantes Arnaldo Baptista é definido como “a própria personificação” do eu lírico.

LEIA MAIS

Chiquinha Gonzaga: compositora mulher mestiça

A mítica compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) representa um divisor de águas na história da música brasileira. Nela, convergem 3 marcos.

LEIA MAIS