12 de junho de 2025

E-book ou livro físico; qual você prefere?

Você já ouviu falar em e-book, o famoso livro digital? Esse tipo de produção de livros, tem seu espaço no mercado literário, e a venda de livros digitais por aqui, representa 4%, na média, do faturamento das editoras brasileiras. Segundo a pesquisa “Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”, desenvolvida pela “Nielsen Book”.

Comparando com outros países esse número ainda é pequeno. Por aqui o que os leitores mais gostam é do bom e velho livro físico, confesso que estou entre esses apaixonados pelo livro físico, gosto de ver na estante, sentir o livro e até mesmo do cheiro. Mas nada impede de conhecermos o livro digital.

Se compararmos o livro físico com o livro digital, existem vantagens e desvantagens. Para as pessoas que procuram praticidade, o livro digital ou livros digitais pode ser o ideal, pois é possível ter vários livros em um único aparelho, o que é mais fácil de carregar. Outra vantagem é a rapidez que você pode obter o livro, se você costuma comprar livros pela internet, sabe que as vezes pode demorar um pouco para chegar em casa e o livro digital você baixa na hora.

Já quando falamos do livro físico, temos inúmeras vantagens. É possível tocar nele, sentir o cheiro de livro, que tantos leitores gostam, além de você poder montar sua biblioteca em casa.

As desvantagens também existem, como por exemplo: com um livro digital você acaba perdendo o contato com o papel, e tem que carregar o aparelho. Imagine bem no momento que você quer ler aquele livro, o aparelho está sem bateria. O livro físico também tem suas desvantagens, alguns podem ser pesados para carregar na bolsa e o preço pode desagradar o leitor, já que o livro digital, geralmente, custa menos que o livro físico.

Seja livro físico ou digital, o que importa de verdade é a leitura. Quando uma pessoa lê um livro independente do formato, ela já está estimulando sua criatividade e aprimorando sua habilidade leitora. O que mais interessa é o conteúdo, que aliás, é o mesmo, seja livro físico ou digital.

E você, já se aventurou nos livros digitais ou ainda prefere o bom e velho livro físico?

Livro de Autoajuda

Nem todas as pessoas que escrevem livros de Autoajuda conseguiram resolver seus próprios problemas, mas sempre tem a fórmula mágica.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #16 – Raffael Fragoso, um sertanejo pop a ser observado com atenção

No dia 17 de novembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com o cantor e compositor sertanejo Raffael Fragoso,.

LEIA MAIS

SP/RJ: Bloco dos Dubladores se manifesta contra o uso indiscriminado da inteligência artificial no enredo

O carnaval deste 2024 nas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo também questiona o uso indiscriminado das Inteligências Artificiais.

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca.

LEIA MAIS

Alguns livros que você precisa ler antes de morrer

A morte dá alusão ao fim do mundo, o Apocalipse e até mesmo o fim da vida de uma pessoa,.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS