21 de março de 2025

“Aprendi a não deixar ninguém mais pisar na minha alma”, diz Marc Yann sobre o lançamento de seu primeiro livro [ENTREVISTA]

 

Lançar um livro no Brasil é sempre uma grande dificuldade, ainda mais quando você não é lá tão famoso e conhecido, tanto na internet como os youtubers como nas mídias tradicionais. Mas Marc Yann encarou esse desafio e conseguiu relançar um livro que fala muito de amor. 

Para darmos início a essa entrevista, confira uma pequena história que o artista nos contou:

— Quando terminei o livro e o publiquei em versão física, eu fui e entreguei em mãos uma cópia para cada pessoa da qual escrevi as histórias e disse: obrigado! Alguns ficaram com muita raiva e jogaram o livro fora, depois se arrependeram e me pediram outro. Sou desses: aprendi a não deixar ninguém mais pisar na minha alma. Dos meus ex escrevi livros e músicas, vamos ver o que farei com os próximos — comentou Marc.

 

Abaixo a entrevista:

 

Quais são os bastidores por trás desse livro? Como foi o processo de escrita?

Esse livro nasceu da dor em esperar alguém se decidir. Nasceu da minha vivência com relacionamentos fracassados. Comecei a escrevê-lo em 2014, quando vivi as histórias reais da obra e então, publiquei a primeira versão em 2015.

 

Como chegou na temática do amor no livro? Foi algo que você presenciou ou viveu pessoalmente?

A temática surgiu naturalmente. Não era para ser um livro, apenas comecei a escrever quase como uma terapia em colocar para fora o que sentia. Quando comecei a postar alguns textos nas redes sociais, percebi que não estava sozinho e que muitas pessoas viviam o mesmo e, assim, decidi ser uma companhia para elas também por meio das palavras.

 

Pode nos trazer uma sinopse do livro na sua perspectiva como escritor?

O Garoto do Coração de Porcelana é um livro com histórias de amor que não terminam bem e assim, vão te ensinar o que não fazer quando se apaixonar pela pessoa errada, e principalmente, são crônicas e contos para te lembrar que o amor verdadeiro é algo dado e não um pedido.

 

E na visão do personagem do livro, qual seria a sinopse?

O louco criativo que enganamos, mentimos e brincamos com o sentimento dele e agora ele se vingou criando um livro com nossas histórias. Risos. (Eu não presto, saibam disso).

 

Esse é também seu primeiro livro, não é? Certamente, você tem algumas dificuldades que passou para nos contar.

A maior dificuldade foi a publicação e com certeza, o financeiro. De início, não procurei uma editoria porque nesse país só vende quem já é conhecido ou ‘YouTuber’. Então, montei minha própria equipe para editoração e paguei tudo sozinho. Não espero pelos outros, eu vou e faço.

 

Você é formado em jornalismo, o que provavelmente ajudou na criação do livro, né?

Muito. O jornalismo é a base para eu gerenciar minha carreira. Também tenho pós-graduação em Marketing e Comunicação Corporativa que me ajuda com a parte de marca da minha jornada.

 

Por que você decidiu fazer esse lançamento duplo, com o livro e o EP CARTAS PARA CHARLES? Eles tem algo a ver um com o outro?

Decidi porque eles se completam. A história do EP CARTAS PARA CHARLES narrada nas canções tem início nesse livro, em específico na parte II: “O moço da Barba”. Nesse capítulo, conto como conheci a figura de “Charles” e nosso primeiro término. Por isso da junção dos dois lançamentos, lendo o livro você consegue entender o início desse relacionamento abusivo que vivi por anos. No meu próximo livro (sim, tenho um próximo programado para o ano que vem) conto a história completa de Charles e finalizo toda a trajetória de “CARTAS PARA CHARLES”.

 

Fale mais sobre o livro (coisas que não perguntei e que você gostaria de ter dito).

Quero convidar todos que já passaram por términos difíceis a conhecer meu primeiro livro disponível para download grátis na minha page do Face, e depois, vem comentar comigo quais textos vocês mais gostaram.

E, aproveitar a oportunidade e agradecer a esse site lindo que acolheu meu trabalho com tanto amor. Quando eu bombar para o Brasil inteiro, vocês estarão na minha lista VIP, anotem!

Obrigado você também que leu até aqui, espero que embarque comigo nessa jornada.

 

 

 

 

 

Newsletter

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

LITERATURA DO RAP, por Luiz Castelões

O rap é o mais importante gênero musical-literário do final do séc. XX.Assim como o post de rede social é.

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS

CONTO: O Grande Herdeiro e o Confuso Caminhoneiro (Gil Silva Freires)

Gregório era o único herdeiro de um tio milionário, seu único parente. Não tinha irmãos, perdera os pais muito cedo.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

Uma aula sobre samba paulista com Anderson Soares

Patrimônio cultural imaterial do nosso país, o samba foi descrito e explicado por incontáveis fontes, como estudantes do tema, jornalistas,.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS

Uma breve leitura dos festivais de ontem e de hoje

Nesta manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2017, acabei de ler o livro “Tropicália – A história de.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS