18 de março de 2025

“Potência Mulher” de Bárbara Penido será lançado nesta sexta-feira (14)

A mulher e seus ciclos, mistérios e complexidade é o que há de mais sagrado na nova música da cantora e compositora mineira Bárbara Penido que será lançada nas plataformas nesse 14 de março. Calorosa e mística, a música “Potência Mulher” também foi disponibilizada em videoclipe. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Contagem-MG, o audiovisual tem acessibilidade garantida: audiodescrição e legendas.

Bárbara conta que “Potência Mulher” teve como ponto de partida, ainda que sem saber, o mês de março de 2023, quando vivia um período intenso de irritação e improdutividade. “Mas acordei um dia e me senti ótima, sem algum motivo aparente. Depois percebi que tinha relação com a fase do meu ciclo menstrual”.

“Eu estava em um daqueles dias no mês que, se nós mulheres estivermos bem conectadas com nossa natureza, estamos em uma energia de criação, expansão e fluidez, a fase folicular do ciclo, muitas vezes comparada à primavera, à lua crescente e ao arquétipo da donzela. Então escrevi a letra, algum tempo depois voltei e criei uma melodia.”, mas somente dois anos depois, Bárbara Penido sentiu estar pronta pra lança-la, iniciando a produção musical com o produtor e instrumentista César Lima.

Os versos são aquilo que vem com a percepção de Bárbara relatada anteriormente. “A letra fala sobre o feminino cíclico, complexo e misterioso. Faz referência à lua crescente, à primavera, a temperos termogênicos, aos ciclos femininos e ao arquétipo mitológico da donzela.”, pontuou ela.

Em outras palavras, a artista descreve o processo de conexão com o feminino e o desfrutar de ser mulher. E essa vitalidade se encontra com uma sonoridade sensual, um pop contemporâneo com nuances do blues e, em um trecho específico, com a presença da batida de funk brasileiro. “As artistas pop contemporâneas no Brasil que se aproximam desse trabalho são Jade Baraldo, Carol Biazin, Marina Sena e Luísa Sonza. Mas também citaria outras grandes influências que meus trabalhos sempre tem: Rita Lee, Pitty, Sandy, Marisa Monte e Gal Costa.”

Após uma semana do lançamento, “Potência Mulher” será tema de um show de Bárbara Penido em Belo Horizonte, capital mineira. O espetáculo terá canções autorais, inclusive inéditas, uma performance de uma bailarina representando “Potência Mulher”, e tributos às mulheres da música brasileira. Até o final do ano, “Potência Mulher” será lançada em três novos formatos: acústica, remix e ao vivo. Bárbara ainda finalizará o ano com o lançamento do seu primeiro EP.

Faça o pre-save de “Potência Mulher”

Sobre Bárbara Penido

Bárbara Penido é mineira e tem 35 anos e iniciou profissionalmente na música aos 28 anos. Atualmente, é professora de canto, se apresenta no formato voz e violão em bares e eventos, é vocalista da banda de rock Notredame, e no carnaval de BH canta nos blocos Turu Turu e Bloco and Roll. Também é produtora cultural, com quatro projetos próprios aprovados em editais. Como cantora e compositora solo, Bárbara tem quatro singles (2020-2025), que, juntos, totalizam mais de 100 mil plays nos streamings. As principais referências para a artista são Clube da Esquina, Rita Lee, Sandy, Pitty, Marisa Monte e Gal Costa.

Ficha técnica

Composição letra e música: Bárbara Penido

Voz: Bárbara Penido

Produção musical, arranjos e instrumentos: César Lima

Produção de vídeo: Gilberto Goulart

Capa e fotos de divulgação: Crédito Dani Romano _ Divulgação

Siga Bárbara Penido

InstagramSpotifyYoutube

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O funcionamento de um cineclube (com Cadu Modesto e Tiago Santos Souza)

Neste episódio, Matheus Luzi investiga os cineclube, casas de cinema independentes cujo o viés comercial é, na prática e teoria,.

LEIA MAIS

CONTO: A Falta de Sorte no Pacto de Morte (Gil Silva Freires)

Romeu amava Julieta. Não se trata da obra imortal de Willian Shakespeare, mas de uma história de amor suburbana, acontecida.

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS

Entre a sinestesia e a sistematização, Zé Ibarra se consolida como voz de sua geração

PERFIL ⭐️ Em meio a exuberante flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Zé Ibarra comenta com fluidez e.

LEIA MAIS

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Se a arte é censurada e incomoda poderosos do capital, juízes, políticos de todas as naturezas, chefões do crime organizado,.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS