13 de janeiro de 2026

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda Latin Faculty

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma das vozes do grupo de músicos islandeses Latin Faculty, cujas composições são especialmente assinadas pelo experiente músico e compositor também islandês Ingvi Thor Kormaksson.  

Há mais de vinte anos nos bastidores, Ingvi se dedica exclusivamente à arte de compor, e o faz muito bem, como é o exemplo da nova música do Latin Faculty, “So Nice”. O single, que é parte do próximo álbum da banda, é a continuidade da carreira de Ingvi, que abarca 16 álbuns, seja como músico ou, os mais recentes, como compositor. Contudo, “So Nice” é, particularmente, especial para nós, brasileiros. 

Isso porquê nesta música Ingvi Thor Kormaksson buscou a inspiração, vejam só, na bossa nova clássica, aquela produzida em seus anos dourados. Principalmente, Ingvi pensava em canções logo do início dos anos 1960, as gravadas e compostas por Tom Jobim, como “Desafinado” e “Chega de Saudade”. Devoto da bossa nova, ele conta que, sem perceber, a canção se tornou uma espécie de homenagem a essa época e estilo de música. 

“Sou admirador da música brasileira há muitos anos; Jobim, Bonfá, Lins e muitos outros compositores brasileiros, além de todos os maravilhosos vocalistas. Contudo, não há muito interesse pela bossa nova na Islândia, embora de vez em quando algum artista de jazz decida produzir uma música dessas. Mas esse tipo de música conquistou meu coração quando eu tinha 14 anos e nunca mais me deixou. Eu também gosto do samba, MPB, choro etc. Provavelmente fui brasileiro em alguma vida passada. Assim, ritmos de bossa nova e samba têm sido utilizados em meus álbuns, mesmo nos mais voltados para o blues ou folk. Minha música frequentemente remete ao Brasil, mas também pode ser categorizada como AC ou Smooth Jazz.”, disse o compositor irlandês. 

Rebekka, também vocalista do grupo, baseou-se no rascunho escrito por Ingvi para escrever a letra final da música, em islandês, e a versão em inglês ficou por conta do próprio Ingvi. Ele também ajudou na construção dos arranjos, de responsabilidade de Lárusson, companheiro de banda e de sua antiga banda, a JJ Soul Band. Birgir Jóhann Birgisson produziu os vocais, mixou e masterizou. 

“So Nice” está disponível nos serviços de streaming, bem como toda a discografia da qual o artista participou, gravações essas que acontecem desde 1983.  

Mais sobre Ingvi Thor Kormaksson 

Em Reykjavik, cidade islandesa, nasceu Ingvi. Quando criança, ele teve seus primeiros contatos com a música no internato, levando-o logo a se inserir como tecladista em bandas de dança e rock pelos próximos vinte anos. Depois, dedicou-se à composição musical, tocando por um tempo no conjunto JJ Soul Band (blues/jazz). Gravou com diversos artistas islandeses, até abandonar os palcos e o ofício de músico e viver nos bastidores, na condição de compositor. Ingvi recebeu, ao longo de sua carreira, mais de trinta prêmios em concursos de composição e concedeu entrevistas para inúmeros jornais e rádios estatais. Atualmente, é o principal compositor da banda Latin Faculty, que lançará novo álbum em 2026.  

CONTO: Os Bicos de Gás e o Cigarro King Size (Gil Silva Freires)

Maldita família. Malditos papai-mamãe-titia, como diziam os Titãs. Kleber era fã incondicional dos Titãs e a proibição paterna de assistir.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

Francisco Eduardo: retratos, andanças e marinas fundam uma poética

Veredas são caminhos abertos, livres entre florestas inóspitas ou suaves e são símbolos de ruas de escassez de cidades com seus bairros de.

LEIA MAIS

Explore o universo literário

Você tem que se aventurar no campo literário e fazer novas descobertas. Você como leitor não pode ficar só focado.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

Maria do Santíssimo e o seu caleidoscópio das coisas modestas

O  tempo farejou a fábulacontaminou-a. Projetou-atalhada à sua própria imagem.                 Henriqueta Lisboa 1. Maria Antônia do Santíssimo (São Vicente, 1890-1986).

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

“Minha jornada musical entre o Brasil e a Alemanha” – Um relato de Juliana Blumenschein

Sou Juliana Blumenschein, cantautora alemã-brasileira, nascida em 1992 em Freiburg, no sul da Alemanha. Filha de brasileiros de Goiânia, meus pais migraram.

LEIA MAIS

O disco que lançou Zé Ramalho

Zé Ramalho sempre foi esse mistério todo. Este misticismo começou a fazer sucesso no primeiro disco solo do compositor nordestino,.

LEIA MAIS