2 de maio de 2026

Entrevista: vocalista do Maneva fala do novo DVD “As inspirações estão nos pequenos detalhes da vida e do amor”

arte
(Foto: Divulgação)

 

Desde 2005, quando a banda começou, o Maneva vem ganhando adeptos e fazendo um reggae muito mais alternativo do que se possa imaginar. O grupo já gravou inúmeros trabalhos, 6 discos e 1 DVD. “Ao Vivo Em São Paulo” marca mais uma etapa na trajetória do Maneva. O DVD está previsto para ser lançado no dia 28 de março, e conta com participações especiais de Armandinho, Zeider Pires (Planta e Raiz), Tati Portella (Chimarruts), Haikass, Oriente e Deko.

Nós entrevistamos o vocalista do Maneva, Tales de Polli, que falou um pouco sobre o novo trabalho, suas expectativas e algumas curiosidades. Veja:

 

1 – Como vocês definem o DVD “Ao vivo em São Paulo”?

Tales de Polli: A concretização de um sonho e a celebração da boa música.

 

2- As faixas são autorais? Se sim, quais foram suas inspirações e como aconteceu o processo criativo? Se não, como foi selecionar o repertório?

Tales de Polli: As músicas são todas autorais e basicamente todas as músicas do Maneva são composições minhas. As inspirações estão nos pequenos detalhes da vida e do amor. Selecionar o repertório foi bastante complicado. Ficaram hits de fora, como “Rezei”. Não foi fácil, mas optamos por escolher as músicas que mais mostram nossa atual fase e amadurecimento.

 

3 – No DVD, a banda tocou com Armandinho, Haikass, Oriente Zeider (Planta & Raiz), Tati Portella (Chimarruts) e Deko. Como foi gravar com esse pessoal?

Tales de Polli: Significou muito para nós em todos os sentidos. Cada um tem sua importância e história na música brasileira. São nomes históricos no reggae nacional como a Tati (Portella), Zeider (Pires) e Armandinho, além do Haikass e do Oriente que são uma prazerosa realidade do rap nacional e, poder tocar com eles, mostra que o Maneva também está conquistando seu nome na música brasileira.

 

4 – Os temas de liberdade, amor e sociedade estão presentes nos singles já lançados até aqui, como “Seja para mim” e também nos discos anteriores. Por que esses temas são tão relevantes nas letras do Maneva?

Tales de Polli: Esses temas são necessários para nossa evolução. A liberdade deve ser usufruída até onde começa a liberdade do próximo e isso é um exercício complicado de colocar em prática. O amor é a base  de tudo, é o princípio principal dos ensinamentos do Pai e eles tem que ser colocados em prática justamente na sociedade em que vivemos.

 

5 – Em release a imprensa vocês revelaram que: “No youtube, o Maneva possui cerca de 170 mil inscritos e 20 milhões de visualizações em seu canal oficial e mais de 200 milhões em todo o site. No facebook, a banda atingiu a marca de 1.2 milhões de curtidas em sua página oficial e conta com mais de 130 mil seguidores em seu perfil oficial no Instagram.”. Com todo este reconhecimento, como anda a agenda de shows e o a preferência popular?

Tales de Polli: Isso é muito gratificante. Prezamos muito pela boa música e que ela tenha um significado na vida das pessoas e saber que estamos conquistando mais e mais público, significa que mais e mais gente realmente se importa e quer ouvir a boa música e isso é o mais importante para nós, ter uma agenda lotada é gratificante, mas é consequência.

 

6 – Quais são as expectativas para este novo disco?

Tales de Polli: Esperamos que as pessoas comunguem esse trabalho entre elas com muito amor e muita felicidade. Que possamos fazer as pessoas se esquecerem um pouco das dificuldades da vida e aproveitar alguns momentos ouvindo boa música e boas companhias.

 

 

Mais novidades sobre o Maneva:

(Divulgação)
(Divulgação)

 

O DVD “Ao Vivo Em São Paulo” será lançado somente em 28 de março, mas a banda já liberou algumas músicas do disco para os ansiosos de plantão. O single “êxodo”  foi o mais recente lançamento (sexta-feira, 17) e vem acompanhado de um clipe. Na gravação está presente toda instantaneidade de Zeider Pires, vocalista da banda Planta & Raiz.

 

Maneva – Êxodo

 

Outra música do DVD já lançada pelo Maneva foi “Saudades do Tempo”, que já conseguiu entrar em primeiro lugar nas rádios da capital paulista e em Salvador, e em terceiro lugar nas rádios do Rio de Janeiro.

Para o vocalista Tales de Polli, gravar com Zeider foi um momento ímpar: “Zeider é um ícone do reggae nacional e nos identificamos muito com o som dele. Tê-lo no palco, ao nosso lado, foi emocionante pelo fato de sempre o admirarmos e nos espelharmos neste grande artista e amigo”.

Maneva também já lançou os singles “Seja Pra mim”, “Reviso meus Planos” e “Luz que me trás paz”.

Veja abaixo as algumas das faixas já divulgadas do DVD:

 

Maneva – Saudades do Tempo

 

Maneva – Que Seja pra mim

 

Maneva – Luz Que Me Traz Paz

 

 

 

 

Newsletter

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS

Uma nova oportunidade de conhecer a censura no Brasil

Gilberto Gil e Caetano Veloso em exílio na Europa, entre 1969 e 1972. Foto: Reprodução do site da Folha de.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

CONTO: A ansiedade do vovô na hora que o cometa passou (Gil Silva Freires)

Seo Leonel tinha nascido em 1911, um ano depois da primeira passagem do cometa de Halley neste século vigésimo. Dessa.

LEIA MAIS

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma.

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

A obra de João Turin que sobreviveu a 2ª Guerra Mundial

No Memorial Paranista, sediado em Curitiba (PR) com intuito de preservar e expor a obra do paranaense João Turin, há.

LEIA MAIS