14 de janeiro de 2026

Antonia Medeiros manda um salve pra “Todas Elas”

Crédito: Aloysio Araripe / Divulgação.

No período escolar, quando a musicista e atriz Antonia Medeiros adentrava na crítica etapa da adolescência, um “companheiro” de classe marcou sua vida. Dizia o menino que “gosto de todos os tipos de mulheres, mas pra mim não pode ter nariz grande”.

Esse gesto indelicado, infantil e bem ao estilo bullying, que serve apenas de exemplo entre tantos outros vivenciados por ela, anos depois poderia explicar a origem de “Salve Todas”, canção autoral lançada em vídeo, em dezembro de 2021.

O registro, surpreendentemente, é um fenômeno: 9 milhões de views no TikTok, quase 70 mil no Youtube e mais de um milhão no Instagram. Há três fatos que podem nos auxiliar a entender o porquê dessa boa recepção:

A letra bem trabalhada que manda “um salve pras mulheres narigudas, pras magras, pras barrigudas, pras rainhas da nossa nação”; uma melodia pop de fácil digestão; e a persona potente e bem posicionada da artista.

A gravação primária é simples, apenas voz e teclado. Formato esse que se revelou mais produzido no recente dia 8, no Dia da Mulher. A data comemorativa e o lançamento combinam plenamente. Além do que se vê/ouve, há algo por trás que justifica o meu argumento.

A produção fonográfica é 100% de responsabilidade feminina. Carol Mathias e Antonia assinam a produção musical. A mixagem e masterização são de Mari Blue. As instrumentistas são Claudia Elizeu (piano), Daniela Spielmann (saxofone), Cris Ribeiro (bateria), Cristine Ariel (guitarra) e Carol Vanni (arranjos do sax).

O sucesso desta obra-mestra embala o show presencial que a carioca realizada em sua terra natal. O evento, que acontece no próximo dia 13 (domingo), as 19 horas, no Teatro Cesgranrio, apresenta canções de “Motriz”, álbum autoral que Antonia lançou há um ano.

Saiba mais e garanta o seu ingresso: https://bit.ly/3HKdCJh

Capa de “Salve Todas”: Foto de Aloysio Araripe / Arte de Ticiana Saldanha

FICHA TÉCNICA:

Produção musical: Antonia Medeiros e Carol Mathias

Voz e composição: Antonia Medeiros

Arranjos: Carol Vanni

Piano: Claudia Elizeu 

Saxofone: Daniela Spielmann

Bateria: Cris Ribeiro

Guitarra: Cris Ariel

Baixo: Carol Mathias

Mixagem e masterização: Mari Blue

Fotos: Aloysio Araripe

Arte da capa: Ticiana Saldanha

Distribuição: OneRPM

FICHA TÉCNICA – SHOW:

Voz, violão, teclado, composições: Antonia Medeiros

Direção musical, baixo: Ricardo Medeiros

Teclado: Janu

Violão: Gabriel Quinto

Percussão: Mateus Xavier 

Backing Vocal: Beatriz Coimbra

SERVIÇO – SHOW:

Antonia Medeiros – Um ano de “Motriz”

Data: 13 de março de 2022 – domingo

Onde: Teatro Cesgranrio – R. Sta. Alexandrina, 1011 – Rio Comprido, Rio de Janeiro.

Horário: 19h

Ingressos: Sympla – Link de vendas: https://bit.ly/3HKdCJh 

Valor: a partir de R$15. 

Livre.

A casa trabalha obedecendo às regras sanitárias impostas da pandemia de covid-19.

SIGA ANTONIA MEDEIROS:

Instagram: https://www.instagram.com/toniabmedeiros/ 

YouTube: https://www.youtube.com/c/AntoniaMedeiros 

TikTok: https://www.tiktok.com/@toniabmedeiros 

Facebook: https://www.facebook.com/medeirosantonia 

O Som do Passado: Como os Equipamentos Vintage Estão Reconectando Gerações

Mais pessoas, a cada dia, vão além de um breve lazer em ambientes que fazem da viagem no tempo sua.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Editoras para publicar seu livro de ficção científica e fantasia

Para aqueles que amam a fantasia e a ficção científica, sejam leitores ou escritores, trago aqui três editoras brasileiras que.

LEIA MAIS

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS