24 de janeiro de 2026

Playlist “Além da BR” #153 – Sons do mundo que chegam até nós

Além da BR

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 153ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

SCHØØL – N.S.M.L.Y.D – (França) – [MINI ENTEVISTA]

O que diz a música e qual sua mensagem? A música é uma carta de amor do ponto de vista de um fã que tem a ilusão de estar vivendo um amor simbiótico com seu ídolo (aqui um escritor).

Como e por que esta música surgiu? Sempre fui fascinado pela faixa ‘Narcotic‘ do Liquido, o riff de sintetizador é o tipo de riff que soa como um toque de telefone antigo e fica grudado na sua cabeça por dias, então naturalmente eu quis fazer meu próprio ‘Narcotic’

Como você a descreve musicalmente? NSMLYD para mim é uma música pop, não tão pop quanto Madonna, mas ainda assim pop. Todo mundo dirá que é shoegaze.

Qual a proposta do videoclipe? A ideia do videoclipe era sentir a inocência e a nostalgia das saídas adolescentes. Usamos uma filmadora miniDV antiga com olho de peixe para chegar mais perto dessa sensação.

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que você queira destacar? Gosto que a nossa editora se chame Géographie, a Erica’s dos EUA, o Jack da Austrália, o Alex da França e os meus pais eram emigrantes filipinos.

Respostas do vocalista Francis

Adelide – “WitnessExtended Version (feat. Melvin Knight)” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

O que dizem as letras e quais são suas respostas? mensagem? Witness reimagina a história do Jardim do Éden como um romance moderno e estranho alimentado por sintetizadores, bolas de discoteca e desejo. O ouvinte é guiado por uma narrativa que explora as complexidades da paixão e da entrega. Em termos mais simples, a música é sobre amar alguém que você sabe que é ruim para você, mas você sucumbe à tentação porque simplesmente não consegue ficar longe!

Como e por que a música surgiu? Levamos mais de um ano para terminar “Witness”; somos eu, meu principal colaborador Aaron Holthus e nosso engenheiro de mixagem/arranjador Joey Meland. Começamos a trabalhar nisso pouco antes do EP de estreia Adelide ser lançado em 2022, e decidimos criar uma faixa que destilasse todos os gostos musicais ecléticos explorados no EP em um divertido disco/funk banger! Também há uma versão curta de Witness, mas na minha opinião, a versão estendida é a definitiva, apresentando um verso e algumas partes de fundo incríveis do desviante R&B de Chicago, Melvin Knight, entre outras adições divertidas.

Em seguida, juntei-me a Margot Bennett para um visual que se aprofunda ainda mais nos temas da música, enquanto levava os espectadores a uma jornada visualmente deslumbrante através de um Jardim do Éden moderno criado pela própria Margot (ela é um gênio!). Foi um processo longo, mas estou muito orgulhoso do trabalho que todos fizemos para divulgar as faixas e o vídeo para o mundo!

Musicalmente. como definir essa música? Eu diria que, acima de tudo, a música é divertida! Ele combina influências pop, funk e disco de uma forma que acho que os fãs de todos os diferentes gêneros musicais irão gostar. Você pode dançar, relaxar ou pode explodir em seu carro com as janelas abertas em um dia quente de verão. Contanto que você esteja com vontade de algo divertido, acho que você pode gostar de “Witness”.

Qual é a influência da música americana nesta música?Witness” é fortemente influenciada pela música americana dos anos 70 e 80. Artistas e bandas como Prince, Hall & Oates, Sly and the Family Stone, Donna Summer e Aretha Franklin causaram um enorme impacto em mim ao longo da minha jornada musical, e acho que muitas dessas influências encontraram seu caminho nesta faixa de várias maneiras. caminhos.

Respostas Adelide

AfriCali – “AfrOLight” – (África do Sul) – [MINI ENTREVISTA]

O que é esta música? Entre o ritmo e a espiritualidade você encontra a magia.

O que diz a música? Com o despertar de uma nova liderança em África , na América do Sul e no mundo, Africali celebra a mudança e o quão longe chegámos na sobrevivência a conflitos, desastres naturais e na libertação do mundo daqueles que o escravizam para seu próprio benefício.

E a Afrolight, como definir? Afrolight se aventura de volta a Abbey Road com Fela Kuti, Ginger Baker, Tony Allen e Sandra Izsadore para aquelas vibrações e sons de Ariwo, Upside Down. Eyezon faz os vocais e Shaun Elley a bateria, mas o lançamento também traz a “Mãe do Afrobeat”, mentora e amante de Fela Kuti, Sandra Izsadore, ao lado de Byron Mcneish, conhecido por seu trabalho com Akon, Snoop Dogg, Migos, Elton John e mais. O álbum é dedicado a Naresh Michael (RIP), colaborador em ‘One Thousand Songs’ e ‘Cacophony’.

Respostas AfriCali

ALMO – “Living For The Future” – (França) – [MINI ENTREVISTA]

O que diz a letra e qual sua mensagem? O texto de Living For the Future é uma visão bastante pessimista da situação mundial. É uma tomada de consciência por parte do artista. Com o aumento do ódio e do extremismo, o futuro parece sombrio…

Qual é o simbolismo da capa do single? Este é o primeiro projeto a solo de Almo. Por isso, é uma alegoria do artista que, neste projeto, está a trabalhar sozinho.

Como e porquê surgiu a canção? A canção foi escrita há alguns anos, depois de eu ter tomado consciência do rumo preocupante que o mundo estava a tomar a nível político, social e ecológico… Esta canção é ainda mais atual hoje em dia….

Há algumas curiosidades sobre este lançamento que gostarias de destacar? Almo quis lançar este projeto íntimo, piano-vocais, que revela um estilo de composição sensível e comovente.

Respostas ALMO

Take No More – “REIGN” – (Romênia) – [MINI ENTREVISTA]

Em resumo, o que é esta música? “Reign” é nossa tentativa de dar sentido aos piores aspectos da humanidade. Não estamos afirmando que somos ativistas ou que esperamos que uma música underground hardcore promova mudanças, mas essa é a nossa maneira de rejeitar as atrocidades e injustiças diárias, mesmo que elas não nos afetem diretamente. Apesar do som agressivo e da letra sombria, essa é a nossa expressão de humanitarismo.

Qual a mensagem dela? A mensagem da música é nosso protesto contra as injustiças infligidas aos inocentes, geralmente por aqueles que estão no poder. Usamos referências pseudobíblicas para destacar isso de forma mais vívida.

O que nos diz a capa do single? A capa do single simboliza a morte e o horror causados pela guerra, pela pobreza e pela injustiça.

Há algo a mais que você queira destacar? Esperamos que todos gostem de ouvi-lo tanto quanto nós gostamos de criá-lo!

Respostas Take No More

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Elis Regina em detalhes (com Julio Maria)

O experiente jornalista musical e biografo Julio Maria é autor do livro “Elis Regina. Nada Será Como Antes”. A obra.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Roberto Piva (com Jhonata Lucena)

O 10º episódio do Investiga se debruça sobre vida e obra de Roberto Piva, poeta experimental que viveu intensamente a.

LEIA MAIS

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Literatura: uma viagem literária (Clarisse da Costa)

Em se tratando de literatura posso dizer que ela é assim como a vida, uma caixinha de surpresas. A literatura.

LEIA MAIS

Jardel: o silêncio que sopra sussurros do longe

Os humanos são sozinhos.Por mais que haja amizade, amor,companhia, a solidão é da essência. Clarice Lispector  1. Jardel (João Pessoa,.

LEIA MAIS