13 de janeiro de 2026

Pop nas redes sociais, Susano Correia expõe sua famosa arte melancólica em galeria de SP

Um “blogueiro-artista de águas profundas”. É assim que tento rapidamente e no modo razo definir Susano Correia (@susanocorreia), catarinense formado em Artes Visuais que mutou o ambiente superficial das redes sociais para exposições virtuais de algo rico em termos de arte.

Entretanto, o que os seus mais de 400 mil seguidores do instagram veem é apenas a ponta do iceberg. Explico isso com os dois ítens seguintes:

?️Suas virais postagens carregam um mix de referências: MPB, filosofia, literatura, psicanálise, situações comuns do cotidiano e as pesadas questões existenciais do ser humano;

?️Em seu currículo prático: cinco livros publicados, diversas exposições e estatisticamente considerado um dos artistas que mais teve obras tatuadas em corpos brasileiros.

?Sua linguagem de fácil digestão e a experiência midiática que acumulou desde 2008 ainda no formato de blog são boas explicações para esse sucesso pop. Ele também tem as suas considerações esse fenômeno de audiência e engajamento em duas pequenas frases: “Busco que minhas obras sejam vistas por todas as vias”; “Trabalho com significantes universais e acessíveis”.

?O gatilho desta matéria é a exposição “À Melancolia”, que Susano apresenta em São Paulo (SP), na Galeria Objectos do Olhar, localizada na Rua Augusta.

Na mostra, que acontece a partir de amanhã (sexta-feira) a 5 de abril, estão aproximadamente 80 obras. São pinturas a óleo, desenhos, gravuras e esculturas.

⏱Aberto de terça a domingo, das 11 as 20 horas.

➡️Saiba mais: https://www.susanocorreia.com.br/

?Reproduções do instagram do artista.

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

Conceição Fernandes: a presença e a valia do silêncio na arte

1. Conceição Fernandes (Mossoró, 16.05.1957) é atualmente professora aposentada, tendo atuado como professora nas redes estadual e municipal. Dedica-se às.

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

Chiquinha Gonzaga: compositora mulher mestiça

A mítica compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) representa um divisor de águas na história da música brasileira. Nela, convergem 3 marcos.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a.

LEIA MAIS

BINGO: O REI DAS MANHÃS – Tudo o que você precisa saber!

Lançado em 2017, é o primeiro longa do diretor Daniel Rezende (montador de “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite.

LEIA MAIS