16 de julho de 2026

Compor todos os dias, durante 2024, sem folgas… Ivan Melillo aceitou essa missão e o resultado está no livro de partituras “Crônicas Musicais”

O flautista, professor e produtor Ivan Melillo lançou no dia 6 de junho o livro “Crônicas Musicais”, que reúne partituras escritas diariamente, sem folga, durante o ano de 2024. O anuário não é uma obra escrita por ocasião e sim o resultado do acúmulo das experiências nos palcos, nos estúdios e na pesquisa musical. Afinal, “Compor todos os dias exige mais do que disciplina: exige linguagem.”, como bem definiu um dos primeiros leitores, Rogério Wolf.

A ideia de construir um Anuário se fortaleceu debaixo do chuveiro, no dia 1º de janeiro de 2024, em São Manuel, cidade do interior de São Paulo onde Ivan nasceu. Entre a vontade e o medo, ele pensava: “Será que posso eu fazer um anuário? Vou conseguir todos os dias do ano compor uma música? Sei que tenho talentos, mas acho que tem que ter um pouco a mais da conta, não? E os feriados, as viagens com a família, o descanso, a ressaca, a indisposição… Como vou lidar com tudo isso?”

Após o banho, Ivan acompanhou sua família até uma lanchonete local. Enquanto o lanche não chegava, a fome se somava ao excesso de pensamentos sobre como começar o Anuário. Ele sabia que precisava correr, porque o dia 1º estava para terminar. “Como iria dar furo logo no primeiro dia?”, pensava ele. Já em casa, Ivan Melillo focou na composição da primeira música, enquanto as tentativas de prosa por parte do seu pai, o barulho do celular e da televisão eram parcialmente barrados pelos fones de ouvido. Assim, ele conseguiu terminar o dia 1º com uma composição, intitulada de “Pato Macho”, em referência à um deboche que ele e seu pai receberam.

Nos dias seguintes, Ivan Melillo repetiu o ato criativo, acompanhado da dúvida, da insegurança e da adaptação ao seu “novo normal”. Esse processo, de tensão e descoberta, transparece nos títulos das melodias compostos em janeiro. O flautista também chegou pensou em criar resenhas explicando cada composição, mas percebeu que aquilo poderia tira-lo do foco, se preocupando mais com a explicação do que com a obra em si.

De toda forma, o hábito diário de compor o fez trabalhar “366×0 em 2024”, como ele orgulhosamente e em tom de brincadeira se refere ao Anuário.

Com violão, Ivan Melillo gravou e publicou todas as músicas nas redes sociais, sempre no dia exato da composição. Atualmente, algumas obras de “Crônicas Musicais” já estão em processo de gravação profissional, e alguma delas serão lançadas em breve nas plataformas de streaming.

A publicação do Anuário, diz Ivan Melillo, tem como propósito a preservação, valorização e a propagação da memória da música brasileira. Embora seu conteúdo seja técnico, “Crônicas Musicais” conecta o leitor aos compositores, suas obras, seus contextos históricos. E, enfim, ao patrimônio que é a música brasileira a partir da sensibilidade e do conhecimento de Ivan Melillo.

O livro “Crônicas Musicais” está disponível para compra neste link

Sobre Ivan Melillo

Ivan Melillo é flautista, compositor, professor e produtor. Nasceu no interior de São Paulo, em São Manuel. Começou na música aos 13 anos, tocando guitarra em bandas do interior paulista, como “Sua Mãe Também” e “Apace Ace”. Aos 18 anos, iniciou o curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC) e se formou como bacharel em guitarra. Entre 2009 e 2010, passou a dedicar-se à flauta transversal no Conservatório de Tatuí, instituição na qual cursou MPB/Jazz e se formou em Flauta/Choro. Seus estudos continuam na capital paulista, onde cursou Produção Musical na Synthex e Trilha Sonora e Produção Musical na Escola São Paulo. Ivan Melillo é co-criador do Grupo Choro Fino, sucesso que circulou o Brasil. Em 2010, idealizou o projeto Música Instrumental de Bauru. Em 2013, lançou o CD autoral “Ivan Melillo e Grupo”, e ao longo dos anos seguintes, ainda na capital paulista, idealizou e participou de inúmeros grupos de choro. Com um deles, o Choro Marginal, gravou três álbuns, entre 2014 e 2018, vendendo mais de 10 mil cópias. Em 2020, o artista recebeu o prêmio de Melhor Composição no Festival de Música da Rádio MEC, na categoria “música instrumental”, com “La Ciba, no te quiero más”. Em 2025, lançou nas plataformas digitais o álbum solo “Crônicas de Família”. Atualmente, Ivan Melillo se dedica ao selo musical “Atotô Label”, cujo objetivo é lançar o trabalho de outros artistas.

Biografia completa no site oficial do artista

Siga no Instagram

Ivan Melillo em fotografia de divulgação do livro “Crônicas Musicais” – Crédito: Karen Lusvardi

BINGO: O REI DAS MANHÃS – Tudo o que você precisa saber!

Lançado em 2017, é o primeiro longa do diretor Daniel Rezende (montador de “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

Zé Alexanddre, o antes e o depois do The Voice+

Em tempos de queda de audiências na mídia tradicional, o The Voice permanece intacto. Os participantes saem do amadorismo, conquistam.

LEIA MAIS

Autor publica livro de fantasia sobre a 3ª Guerra Mundial na América do Sul

O autor brasileiro Pedro Reis, publicou ano passado, um livro de fantasia e ficção científica, onde a ideia de uma.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS